Filosofia de Vida

Cinco princípios para a autoestima

Os cinco princípios são a nossa bússola orientadora, eles guiam-nos ao encontro de nós mesmos, na compreensão da autoestima, da autoconfiança e de todos os valores humanos que temos.

Trabalhar com cinco princípios para resgatar a autoestima

Só por hoje – Estares no momento presente permite que tenhas consciência do que se passa e tomes uma atitude. Compreendas porque reages de determinada forma, ou porque os outros levam a ti determinadas reacções ou formas de agir. Só por hoje é estar centrado, consciente e capaz de tomar as melhores decisões para todos. Palavra Chave – Em mim eu estou bem…

Sou calmo – Não agir precipitadamente, não cair na loucura das rotinas diárias, não perder o controlo de si mesmo ou deixar que os outros controlem o seu bem-estar. Manteres a calma é saberes ter controlo, ao mesmo tempo que manténs a tua paz interior. Palavra Chave – Eu estou em paz…

Confio – Sem dúvida que consegues e mesmo quando não consegues podes saber lidar com isso. Confiar significa também saber delegar, ou pedir ajuda. Quando algo corre mal, não é baixar os braços e ficar triste, é compreender, aceitar e desapegar, sabendo que tudo irá correr bem, pelo melhor. Palavra Chave: Eu acredito em mim mesmo…

Sou grato – As lições que aprendeste até agora podem guiar-te para uma “vida pacífica e feliz“, mas se não as quiseres escutar e mudar o que deves mudar, então como poderão as coisas correr melhor? Aprende também a agradecer pelos maus momentos, sabe entregar o peso que tens, isso também é uma atitude de calma e confiança. Palavra Chave: Eu sinto-me a fluir com a vida…

Trabalho honestamente – Honestidade e diligência, comunicação e perseverança. Sem dúvida que seres verdadeiro contigo mesmo, com os outros e com a vida irá ajudar a estares cada vez melhor e com força interior. Palavra Chave: Eu sou Verdadeiro.

Sou bondoso – Se não fores bondoso para contigo mesmo, como esperas que os outros o sejam? Este é o último princípio, mas muitas vezes o mais difícil de todos, pois exige o maior de todos os sacrifícios – a autoconsciência. Ter consciência de nós mesmo, verdadeiramente, é saber ter consciência de todos aqueles que nos rodeia e da vida em si, ou seja, é saber que todos nós temos uma parte importante na vida e todos nós somos igualmente importantes, ninguém mais do que outro. Ser bondoso é saber valorizar e o que podes não estar a valorizar em ti? Palavra Chave: Eu amo-me.

Vale a pena investires em ti, teres consciência das tuas necessidades, dos teus defeitos e valores, saberes viver de uma forma equilibrada e ajudares os outros também nessa vida de equilíbrio. A autoestima é também uma valorização pessoal, vale a pena.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.