Filosofia de Vida

Os cinco princípios de Reiki são como uma bússola para o nosso crescimento

Os cinco princípios de Reiki são orientações que o Mestre Usui nos legou para podermos cumprir a Arte Secreta de Convidar a Felicidade. Podemos mesmo dizer que os cinco princípios são como um bússola para o nosso crescimento. Eles guiam-nos por um caminho, no qual sabemos as atitudes a tomar, os cuidados a ter, a forma de viver.

Cinco princípios para o nosso crescimento

Os cinco princípios revelam-se um princípio, meio e fim para alcançarmos a felicidade. Eles são simples e estão dirigidos, em primeiro lugar, a nós mesmos. Podes praticá-los, segundo o Mestre Usui, «de manhã e à noite, com as mãos em gassho». Na realidade, podes praticá-los a todos os momentos, em todas as questões e situações.

Cinco princípios

Os cinco princípios convidam-nos a viver. Para viver temos que saber conviver. Isto quer dizer que eu não posso refugiar-me na montanha, ou viver isolado. Até poderei fazer isso, mas acabarei por não resolver as minhas situações. Então os cinco princípios orientam-nos para podermos trabalhar todas as nossas questões emocionais e mentais, mas como?

Só por hoje – Pratica o momento presente. Sabe estar e escutar. Não adianta falar ao telemóvel, escrever e tentar raciocinar ao mesmo tempo. Uma coisa de cada vez, tudo no seu tempo certo.

Sou calmo – Promove a harmonia em ti e nos outros. Se parares de levar sofrimento aos outros, também o teu sofrimento irá parar, porque encontras paz em ti. A calma irá ajudar-te a observar todas as coisas com tempo, com mente e coração.

Confio – Acredita em ti, sente o fluxo da vida e escuta as direcções que esta te pede. Acredita nos outros e dá-lhes uma força incrível para crescerem.

Sou grato – A gratidão traz-te o conforto da entrega, do entendimento dos limites e da celebração da vida.

Trabalho honestamente – O que fazes, faz com verdade, com integridade, na melhor forma possível para ti e para todos. Comunica contigo mesmo, com os outros, com a vida.

Sou bondoso –  Esvazia a mente, preenche o coração. Leva bondade a ti mesmo para que possas levar bondade para os outros.

 

 

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.