O Templo da “Luz Brilhante” em Tóquio, um encontro com a iluminação
A 1 de novembro de 2023, mal cheguei a Tóquio, no final do dia, senti aquele grande entusiasmo de estar num local tão amado interiormente e partimos para uma caminhada em Ueno. Numa das ruas estava um pequeno templo com os caracteres Koo e Myoo. No nível 3 de Reiki (Shinpiden – os ensinamentos misteriosos) aprendemos o quarto símbolo de Reiki – o Daikomyo.
A luz brilhante que é a iluminação
No dia seguinte, antes de partir para Gifu, de onde iria para a aldeia do Mestre Usui em Taniai, tive que voltar àquele pequeno templo e conhecê-lo, senti-lo, melhor.
E assim, num início de dia tão bonito e soalheiro de novembro, regressamos ao templo que, de momento estava fechado. No entanto, pedi ao monge se não o poderia ver e, tão amavelmente assentiu, abrindo-nos as portas para visitar, sentir e meditar.
Este é um templo dedicado ao Buda Amida, o Buda da Luz Infinita.
E como foi maravilhoso poder ter estado em momentos de paz, que ficaram gravados na minha memória e que tantas vezes se repetem. Koomyoo – a luz brilhante, a paz, a iluminação que alcançamos pelo entendimento.
Como o Mestre Usui dizia, “O Koomyo está em mim, eu estou no Koomyoo”, ou seja eu pertenço à grande luz e essa mesma luz está em mim.
O caminho para a iluminação é aquele que todos os dias fazemos pela nossa prática…
Em novembro de 2024 regressarei ao Japão e terei todo o gosto em fazer este caminho contigo….