O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Desintoxicação após uma sessão de Reiki

Desintoxicação com ReikiQuando fazemos autotratamento ou recebemos Reiki de alguém podemos ter, sentir a necessidade de desintoxicar, libertar algo em excesso do nosso corpo. Será que este tipo de desintoxicação é algo apenas exclusivo da prática de Reiki?

Não é. O nosso corpo deve ser visto como um ecossistema, uma gigantesca floresta com rios, plantas, árvores, montanhas, animais, ar, fogo – uma réplica exacta do ecossistema onde vivemos. O perfeito equilíbrio é o que manterá esse sistema vivo e ele, por si, indicará as soluções que tem para naturalmente resolver os problemas que o ameaçam. Se o nosso “ecossistema” for inundado de comida, ele quererá ver-se livre dos excessos. Se algo estiver errado na digestão, poderá surgir o vómito. Uma infecção poderá causar febre. O frio causa arrepios para que o corpo seja aquecido instintivamente.

Ao deixarmos fluir Reiki para dentro do nosso corpo ou para outra pessoa, estamos a auxiliar o ecossistema interno a encontrar o equilíbrio mais rapidamente mas de forma estruturada e natural.

A vantagem da prática de Reiki no processo de cura

Receber Reiki tem inúmeras vantagens mas podemos apontar, como as mais importantes, o facto de ser um método de cura natural. Natural porque implica apenas a colocação das mãos, em contacto com o corpo ou ligeiramente afastado. A energia flui através do canal energético do praticante, directamente para as zonas afectadas ou em desequilíbrio.

O facto de ser um método natural, é também um reforço à própria capacidade de autocura do nosso corpo. Durante milhares de anos o ser humano ultrapassou a doença através da resistência do seu corpo ou usando processos naturais como a aplicação ou toma de ervas. O avança da ciência permitiu reduzir a mortalidade e ajudar de forma mais eficaz o corpo a combater a doença. Por isso, aliar uma prática de Reiki, que é natural a um processo médico convencional é uma grande mais valia, pois estarão os dois a trabalhar em conjunto para a cura da pessoa.

A desintoxicação e o Reiki

Nem sempre o processo de desintoxicação é agradável. Ninguém gosta de ter febre, diarreia, vómitos, entre muitas outras reacções. No entanto esse processo deve ser interpretado com uma perspectiva de contentamento – “eu estou a libertar-me do que tenho em excesso, para ficar curado”. A mudança de atitude perante a doença e o seu processo de cura é algo que ajuda a reforçar e acelerar todo o tratamento. Sabemos hoje que a nossa força de vontade e uma atitude positiva perante a doença ajuda a lidar melhor com os efeitos secundários – a pessoa doente é também ela um autocurador e um elemento chave para a sua própria cura.

Mas a desintoxicação pode não se manifestar apenas no corpo físico, também o emocional pode encontrar as situações que deve resolver. Isso pode acontecer pois o Reiki actua em todos os nossos corpos – físico, emocional, mental e espiritual. As emoções conturbadas podem aflorar na nossa consciência, isso é muito positivo. Tomar consciência do que está mal é um princípio para resolver e curar, ou seja, ir ao fundo da questão. Não é de um dia para o outro que a resolução surge e muitas vezes requer a aplicação de outras terapias ou medicinas. O Reiki deve ser interpretado como complementar e não alternativo.

Para que ajude no seu próprio processo de desintoxicação, após uma sessão de Reiki, pode fazer algumas das seguintes dicas:

  • Beber muita água, ajudará a libertar as toxinas mais rapidamente
  • Ter cuidado com a alimentação, comer mais verdes e frutas, reduzir a carne vermelha – menos energia gasta com a digestão, mais fibras, vitaminas, sais minerais.
  • Reduzir o álcool
  • Caminhar, movimentar-se mais
  • Dedicar um pouco mais de tempo a si mesmo com qualidade
  • Meditar um pouco de manhã, por exemplo, apenas cinco minutos, bastará para fazer a diferença e ajudar na higiene mental.

O que é a cura e a abordagem do Reiki

Falar de cura, nos dias de hoje, pode ter uma conotação muito pesada. Isto pelas falsas promessas de cura que por vezes surgem e levam ao engano quem está doente. A cura vem do encontrar a origem de um problema e resolvê-lo, não se limitando apenas a dar uma resposta aos sintomas que o corpo manifesta. O Reiki tem uma abordagem holística perante a saúde e a pessoa. Trata todos os corpos por igual e a energia irá para onde é mais necessária para que possa todo o ecossistema pessoal atingir o seu equilíbrio.

O Reiki por si, não cura. Ajuda sim é a pessoa no seu processo de cura, isto por ser um método natural – Reiki reforça a capacidade da pessoa lidar com a doença ou com o processo de desintoxicação.

Técnicas de Reiki para desintoxicação

Nas 21 técnicas de Reiki, encontramos algumas que auxiliam a limpar os excessos nos nossos vários corpos. Por exemplo:

Previous

O patinho feio e o reiki

Next

Budismo e livre-arbítrio

17 Comments

  1. Maria Filomena Franco de Almeida Pessanha Isidoro

    Obrigada

  2. ana

    Vocês dão , de facto, umas dicas excelentes! 🙂 Estou encantada… estou a adorar,obgda 🙂

  3. Sandra

    E normal sentir o corpo a tremer ? Sentir tonturas ,fico a pensar se será do reiqui ou não. ..

    • Olá Sandra, o tremer pode ser um sinal que aquela parte do corpo pode ter pouca energia e Reiki actua como uma espécie de electricidade que faz mexer o corpo, ou poderá ser frio a sair do corpo.
      Pratica também o enraizamento para ajudar em relação às tonturas e leva mais a atenção ao tanden.

    • Olá Sandra, poderá ser algum frio interior, ou por falta de energia ou por alguma questão emocional que possa estar a ser mais exigente para ti. Tudo de bom!

  4. debora

    olá toda as vezes que aplico reiki em alguém fico depois de alguns dias com febre ou dores no estomago ? o que pode ser isso?

    • Olá Débora,
      poderá haver uma grande absorção da energia densa que está a ser trabalhada, pelo plexo solar e essa é a reação natural do corpo para voltar ao equilíbrio e harmonia. Então há que observar como o plexo solar anda a reagir aos tratamentos. Tudo de bom.

  5. ricardo

    ricardo
    recebi uma sessão de reiki ,e passei a noite sem dormir e com uma diarreia brutal.é normal?

    • Olá Ricardo,
      Geralmente observamos a prática de Reiki como o equilíbrio e harmonia do corpo. Por vezes o corpo está “saturado” e algo tem que acontecer para ele se esvaziar, daí efeitos como a diarreia. Ela não aconteceria se não houvesse algum tipo de situação de bloqueio. A noite sem dormir poderá ser também um efeito dessa descarga do corpo pois a parte abdominal afecta também o repouso da cabeça. É importante hidratar bastante. Por isso mesmo, a sessão de Reiki pode ter servido como um desbloquear. Espero que tenha ajudado. Tudo de bom, joão

    • Olá Ricardo,
      poderá acontecer se de facto há “matéria” no corpo para ser expelida e se isso aconteceu foi uma forma do corpo encontrar equilíbrio e harmonia. O sem dormir pode ter sido provocado por essas alterações do corpo pois os intestinos, de alguma forma, também afectam a nossa mente.

  6. Flavia

    Eu senti calafrios, meu corpo ficou gelado, comecei a suar e vontade e vomitar tremenda, deu vontade de vomitar, de sair correndo e vomitar. No início da sessão mentalizei que queria desbloqueios. Será que era isso?

    • Olá Flávia,
      essas são algumas respostas naturais do corpo, mas se surgem essas vontades é porque algo não estava bem no corpo e precisava ser expelido, então nada como observar o que o corpo está a pedir nos próximos dias. Tudo de bom!

  7. Ana Cardoso

    Recebi ontem uma sessão de reiki e passei uma noite pouco tranquila…tive dificuldade em adormecer, depois acordei imensas vezes, tive sonhos estranhos e acordei um tanto quanto cansada, meio a leste de tudo, sem vontade para nada e com uma leve sensação de tonturas. É normal? Começo a ficar com algum receio do que me possa acontecer. Obrigado.

    • Olá Ana, não é comum mas talvez seja uma forma de o inconsciente trazer ao consciente algo que se esteja a passar. Então nestes casos, tentamos compreender porque razão não se adormecia? Será alguma agitação, que tipo? Que pensamentos surgem?

      • Ana Cardoso

        Joao, nos dias seguintes tenho-me sentido um pouco melhor…mas tendo eu apenas recebido uma única sessao de reiki e nao fazendo qualquer autotratamento, o que acontece? Continuarei a sentir mal estar?

        • Olá Ana, se continuares a sentir algum mau estar é porque poderá haver mesmo algo em desarmonia. Será necessário compreender o que pode estar a querer dar-te esse sinal. Ou seja, um mau estar por vezes poderá ser muito positivo pois irá ajudar-nos a compreender melhor as nossas questões e dar um salto gigante na vida. Muita força!!!!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén