O que é um curso de Reiki

O Usui Reiki Ryoho é um método para a “melhoria do corpo e da mente”, como indicava o seu fundador, o Mestre Mikao Usui.

O que é um curso de Reiki

Ainda hoje se pensa que Reiki é apenas o receber ou transmitir essa energia, mas na verdade, nada poderia estar mais longe do que isso.

O propósito da prática surge com a constatação da Missão. Dizia o Mestre Usui:

A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa própria.

Mikao Usui

Como reforço a este conceito, ele apreceita-nos os preceitos (gainen).

Quando vamos para um curso de Reiki, precisamos ter estes conceitos em mente, assim como um Mestre de Reiki deve ensiná-los, pois eles são os fundamentos da nossa prática. Hoje em dia já não há razões para se ensinar Reiki como se fosse apenas uma terapia, esquecendo que em primeiro lugar está a profundidade de uma filosofia de vida que ajuda na mudança de consciência e, por consequência, na mudança dos nossos padrões negativos.

Então, um Curso de Reiki é um tempo em que aprendemos ferramentas para a nossa mudança de consciência e capacitação de autotratamento, indo também aprender conceitos do que é a energia, de como ela atua, como a sentimos e como poderemos também aplicar Reiki a outros.

Porque aprender ao longo do tempo

Com um início não formal em termos de níveis, viu surgir uma forma estruturada de ensino baseado nos graus (den) das artes marciais, segundo se diz, motivado pelos alunos oficiais de Marinha do Mestre Usui.

Passou depois à forma de seminários, com encontros regulares, até na década de 70, nos Estados Unidos, encontrar o forma de um ensino num único dia ou fim-de-semana pelas distâncias impossibilitarem um acompanhamento assíduo por parte da Mestre Hawayo Takata.

Reiki faz parte do ensino não formal. Um terapeuta ou Mestre de Reiki não requer um curso universitário para a obtenção do seu “título”, nem um curso de formação profissional. Os Mestres de Reiki devem respeitar-se e respeitar quem aprende, dando, acima de tudo, um ensino competente, atual e fundamentado do Usui Reiki Ryoho.

Hoje em dia, a Associação Portuguesa de Reiki faz a seguinte constatação e recomendação:

A aprendizagem do método de Reiki pode ser feito em vários níveis segundo os diferentes sistemas que existem. Os sistemas de via tradicional têm quatro níveis distintos onde no primeiro o praticante aprende a aplicar Reiki em si, nos familiares e amigos. No nível 2 aprende os três símbolos de Reiki e desenvolve a prática do voluntariado. No nível 3 realiza um trabalho aprofundado de desenvolvimento pessoal e é abordada a perspetiva profissional como terapeuta. No último nível aprende a ensinar outros e a transmitir a sintonização. Em todos os níveis são observados os preceitos, onde estão incluídos os cinco princípios. Nos sistemas de origem Essencial, existem na maioria das escolas três níveis, onde no último é ensinado o aspeto terapêutico profissional e o ensinar a ensinar. Dependerá do Mestre a opção de o fazer.

Compreendemos através das necessidades que muitos praticantes apresentam, que o ensino de Reiki deve ser feito ao longo do tempo e com acompanhamento, ou seja, com aulas diferenciadas, que apoiam o aluno no desenvolvimento da sua prática e de todos os conceitos profundos que estão contidos nos ensinamentos que o Mestre Usui nos deixou.

O ensino de Reiki deve ser feito preferencialmente e como base, de forma presencial. A aprendizagem à distância poderá ser uma opção para quem já aprendeu todos os níveis e pretende estar em contacto com outro mestre e os seus ensinamentos, sem ter a possibilidade de o fazer no local. Advertimos para os cuidados das sintonizações à distância pois nem o Mestre está a observar o aluno, nem o aluno o Mestre, o que em caso de alguma dificuldade não há possibilidade de auxílio.

O ensino de Reiki deve estar fundado no método de Reiki e nos ensinamentos dos Mestres Usui, Hayashi e Takata. Reiki não implica crenças religiosas ou espiritualismo, pelo que acrescentar esses pormenores poderá induzir em erro o praticante. A crença é própria do indivíduo, não do método.

A duração de ensino da prática de Reiki é recomendada que seja ao longo de pelo menos vinte e oito meses, desde o início do primeiro nível ao final do último nível. Mesmo a pessoa tendo sensibilidade energética, sendo um profissional que esteja licenciado na área da saúde, a aprendizagem do método de Reiki é vivencial e requer prática. Sem prática não há aprendizagem e crescimento pessoal. Como o Mestre Usui indicava logo ao início dos seus preceitos “Os ensinamentos para a tua evolução”.

No ensino e aprendizagem de Reiki devemos sempre promover a mudança de consciência através da filosofia de vida, respeitando todos os praticantes, respeitando todos os seres vivos.

Associação Portuguesa de Reiki, Assembleia Geral de Outubro de 2018

Como ensino Reiki

A forma como ensino Reiki não é melhor ou pior que a de qualquer outro Mestre de Reiki, é apenas aquela que eu sinto e penso ser a melhor para a vivência da prática.

Acima de tudo, para mim, Reiki é uma filosofia de vida que merece ser aplicada diariamente. Ninguém está acima de ninguém, todos percorremos um caminho de crescimento interior e isso implica tempo.

Acima de tudo quero que observes as tuas questões e comeces a ver uma das formas de te mudares, para o teu próprio bem-estar, harmonia e equilíbrio.

Assim, em questões de tempo de formação:

  • Nível 1 – 7 meses
  • Nível 2 – 7 meses
  • Nível 3 – 7 meses
  • Nível 3B – 10 a 12 meses.

No nível 1 irás aprender os fundamentos da filosofia de vida que te acompanharão sempre, técnicas de Reiki e a cuidar de ti, dos teus amigos próximos e familiares.

No nível 2 vamos aprofundar a prática, acrescentando os símbolos de Reiki como forma de compreender os vários tipos de aplicação que podemos fazer, incluíndo as técnicas como o envio de Reiki e a técnica para a mudança de hábitos. Vamos desenvolver e estimular a prática do voluntariado.

No nível 3 iremos observar os conceitos profundos do Usui Reiki Ryoho, quer para desenvolvimento pessoal, quer para a prática terapêutica profissional.

No último nível de Reiki, vamos trabalhar o ensinar a ensinar, como aplicar as várias sintonizações e compreender as dificuldades de ensinar.

Reiki, para mim, é algo de verdadeiramente extraordinário, é algo em que acredito mesmo e que faço todos os possíveis para honrar os ensinamentos e assim melhorar-me e ajudar os outros também no seu caminho de mudança.

Pré-requisitos para aprender Reiki

A prática de Reiki, o Usui Reiki Ryoho, não tem pré-requisitos, está disponível para todos, desde que haja um interesse.

Pré-requisitos para passar de nível

  • Participar nas aulas que compõem o curso;
  • Ter uma vontade de crescer como pessoa;
  • Compreender a energia;
  • Saber tratar de si mesmo.

Se vens de outra escola de Reiki, tenho sempre respeito por tudo aquilo que te foi ensinado e considero a tua aprendizagem válida. Irás, através da prática compreender os conceitos do nível ao qual te propões e avaliar por ti mesmo se é necessário repetir um nível ou prosseguir para o próximo.

Livros recomendados

Para mais informações

Podes contatar-me para o email joao@joaomagalhaes.com e para o telefone 917772127, caso não possa atender, envia-me SMS.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.