Autotratamento

Autotratamento tradicional e ocidental

Um dos grandes benefícios do Usui Reiki Ryoho é o autotratamento, ou seja, a técnica que temos para cuidar de nós próprios seguindo as indicações do byosen que o nosso corpo transmite.

Como aplicar o autotratamento tradicional ou ocidental

Ao longo dos tempos, foram surgindo várias formas de fazer o autotratamento, podemos até fazer algo tão detalhado quanto 33 posições de autotratamento. No entanto, o mais importante é lembrares-te que ele serve para te trazer harmonia e equilíbrio e que, por vezes, o simples fato de saberes que cuidas de ti é um impulso extraordinário para a a tua vida.

A preparação

Pode ser feito em qualquer parte da tua casa, desde que estejas confortável. Não é preciso usar música ou velas, ou incenso, mas fica à tua consideração se o quiseres fazer.

Podes fazer o banho seco, chuva de Reiki e o enraizamento vais observando ao longo do autotratamento, para escoares a energia.

O autotratamento

  1. Começa por recitar os cinco princípios;
  2. Coloca a tua intenção para o autotratamento;
  3. Deixa as mãos em gassho, as mãos juntas para sentires a energia, quando sentires algo nas mãos, estás pronto para começar;
  4. Aplica as posições que te ensinaram ou segue as posições indicadas no vídeo;
  5. Observa as tuas sensações e vai tratando-as;
  6. Se surgirem pensamentos distrativos, recita os cinco princípios.

Há quem goste de usar música com sininhos de 2 em 2 ou 3 em 3 minutos para mudar as posições, mas na verdade, devíamos ficar num sítio até a sensação do byosen desaparecer.

Experimenta fazer também o autotratamento tradicional.

Não te preocupes com 21 dias de autotratamento, mas sim com o cuidares de ti mesmo e isso é algo que devemos fazer com regularidade.

Finalizar

Para terminares, sente como estás, se quiseres recita novamente os cinco princípios e faz o banho seco se a energia foi demasiado intensa. Enraiza-te para escoar a energia.

Se adormeceste, não faz mal algum, é excelente e aproveita o conforto e descanso que Reiki te traz.

Não existe uma forma melhor ou pior de fazer o autotratamento, existe sim é a dedicação que temos em cuidar de nós próprios, por isso mesmo, vale a pena praticar.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

6 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.