Autotratamento

Voltar a praticar Reiki em casa

Se estás há algum tempo sem praticar Reiki e desejas regressar à prática, não te preocupes, podes fazê-lo sem preocupações

Muitos praticantes crêem que estando muito tempo afastados da prática que a sua “sintonização” poderá já não funcionar, mas na verdade, não há nada a funcionar. A sintonização serve para tu restabeleceres a ligação a ti mesmo e à vida, ao “universo”, à vida.

Como voltares a praticar Reiki estando em casa

Qualquer momento da vida é bom para regressar à prática de Reiki, isto porque o Mestre Usui indicava ser um método para o auxílio na reconstrução interior e exterior da vida.

Para o fazeres três quatro pilares essenciais:

  1. A filosofia de vida;
  2. O sentir da energia;
  3. A meditação;
  4. O autotratamento.

Como praticar Reiki quando se esteve muito tempo ausente

Sempre que um praticante tenta recomeçar a sua prática encontra duas dificuldades:

  1. A disponibilidade de tempo;
  2. A percepção da energia.

Quanto à disponibilidade essa está inteiramente dependente de ti – lembra-te que vale a pena cuidares de ti mesmo.

Para a percepção da energia, é muito simples usando a prática tradicional, basta colocares as mãos em gassho e ficares com elas juntas durante 10 a 20 minutos.

E esse desenvolvimento da energia está também ligado à filosofia de vida e meditação – Reiki é uma atitude de momento presente, por isso mesmo temos o Só por hoje.

Reflete sobre os cinco princípios nas tuas questões – essa é a prática de Reiki por excelência. Retira-te por momentos, coloca as mãos em gassho e sente a tua respiração, estimulando-a com a técnica Joshin Kokyu Ho.

Melhorando os teus pensamentos retomas o momento da tua sintonização.

O autotratamento

O autotratamento é das primeiras técnicas de Reiki que aprendemos e é um dos pilares fundamentais do Usui Reiki Ryoho. É a técnica essencial para cuidares de ti mesmo, energeticamente.

Poderás aplicar numa só posição ou onde sentires que precisas, ou então poderás fazer as várias posições convencionais.

Antes de fazeres o autotratamento podes aplicar o banho seco, chuva de Reiki e enraizamento.

Volta às aulas para praticar Reiki, quando for possível, ou mesmo recomeça um curso se realmente precisas de um empurrão e de revalidar os teus conhecimentos.

Os cursos com acompanhamento permitem-te desenvolver os conceitos teóricos, práticos, interagir e colocar questões.

Livros recomendados

Para regressares à prática de Reiki, podes também querer ler algum livro, por isso, aqui fica uma lista:

  • O Grande Livro de Reiki – Precisas de um manual atualizado com a informação da prática tradicional de Reiki e aplicações para o quotidiano? Este é o propósito de O Grande Livro do Reiki, um manual para todos os níveis de Reiki.
  • Reiki para o Corpo e a mente – É um conjunto de 55 cartas e um pequeno livro que te auxilia a desenvolver técnicas e a aprofundar a prática integrando todos os conhecimentos em todos os níveis.
  • Reiki, Meditação e Consciência – um livro muito recomendado para quem pretenda desenvolver a prática meditativa e também queira compreender como Reiki auxilia na elevação da consciência.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

4 comentários

  • Karline Christine Mary Murto

    Bom dia João, tudo bem? Pode me tirar uma dúvida? Me pediram reiki e eu fui aplicar na pessoa, mas estranhamente durante o tempo em que eu estava ativada, meus olhos ficaram extremamente vermelhos, assim que terminei e agradeci eles voltaram ao normal. O que você acha?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.