Cinco Princípios de Reiki
Os Cinco Princípios de Reiki, que em japonês são chamados de Gokai (cinco princípios/indicações), eles estão inscritos naquilo que foi composto pelo Mestre Mikao Usui como preceitos (gainen). Se achamos que a prática de Reiki é um tratamento, estamos corretos de um ponto de vista superficial, pois o fundamento e base da prática é uma transformação da pessoa através destes cinco princípios.
O que são os Cinco Princípios de Reiki
Estas são as indicações que o Mestre Usui nos deu, para que possamos praticar a “Arte Secreta de Convidar a Felicidade”, ou seja, o entendimento das questões que nos trazem inquietação e preocupação, que na verdades nos afastam da nossa própria coerência e vida.
Esta prática, dizia ele que devia ser feita com as mãos juntas ao peito e recitando de manhã e à noite, para que o início e o final do dia fossem feitos e avaliados com estes valores.
Os cinco princípios são então um bússola que nos orienta, que nos recorda que devemos estar no momento presente, sendo calmos e confiantes, aprendendo com a gratidão, sendo diligentes no que há a fazer, e sempre em bondade.
Em português e de uma forma mais terapêutica, dizemos:
Só por hoje,
Sou calmo,
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.
Vivenciar os cinco princípios é o mais fundamental da prática de Reiki, pois será a transformação da pessoa que a levará a uma vida mais harmoniosa, mesmo nos altos e baixos da vida que sempre continuarão.
Por isso, só por hoje, que possas sentir e vivenciar cada um destes princípios, observando os desafios da vida com eles e que seja sempre em serenidade e com tempo.
Podes ler mais sobre o fundamento e a história da prática de Reiki no livro Reiki Usui, que é também a celebração dos 100 anos do Usui Reiki Ryoho.
|