Uma filosofia de vida dirigida ao nosso Eu
A prática do Usui Reiki Ryoho começa com uma filosofia de vida e tem orientações dadas e criadas pelo Mestre Usui, para que possamos alcançar um melhor entendimento da nossa vida e da forma como nos relacionamos connosco, com os outros e até mesmo com a nossa existência.
Compreender a filosofia de vida na prática de Reiki e como se dirige a nós
Qualquer filosofia de vida requer termos em mente o seu próprio significado. Uma ação de amor, empenho, à sabedoria que nos acompanhará pela vida.
Então surge a preocupação na nossa mente – “se me vou ocupar com determinados pensamentos, emoções e ações, quotidianamente, que valor eles têm”?
Outra preocupação que surge é se nos tornaremos “seguidores” de algo. Esta é uma questão bastante válida, pois devemos sempre ter o cuidado de nunca deixarmos os nossos pensamentos estarem entregues ao que os outros querem, precisamos ser livres – livres pensadores, livres viventes.
Somos praticantes de Reiki, ou seja, praticamos, esforçamo-nos para algo que nos é transformador. Cedo compreendemos que não conseguimos mudar os outros, o mundo, mas que nos conseguimos mudar a nós próprios, com esforço, perseverança e no fato de acreditarmos em nós próprios. Então, como praticantes de Reiki não somos seguidores de um “guru” ou “mestre”, aplicamos sim é conceitos à nossa vida. Se temos crenças religiosas continuamos com elas, também não perdemos afiliações políticas, gosto pelo clube de futebol ou pelo nosso emprego, mas mudamos a nossa forma de estar na vida e com nós próprios.
Mas como é a filosofia de vida de Reiki e porque está direcionada a nós? – Tudo começa com os preceitos.
Os preceitos
Preceitos são o que nos levam à “arte de bem fazer”, são as indicações dadas que nos trazem entendimento e orientação. No caso do Usui Reiki Ryoho, estes preceitos são o esclarecimento e objetivo da nossa prática.
Após o seu retiro em 1922, no Monte Kurama, o Mestre Usui criou os preceitos que iriam orientar o seu método (Usui Reiki Ryoho), a que nós chamamos de Reiki.
Nestes preceitos, ele colocou a explicação do método e da razão pela qual praticamos Reiki:
Os ensinamentos do Usui Reiki Ryoho para a tua evolução
Mikao Usui
A arte secreta de convidar a felicidade,
A medicina espiritual para muitas doenças.
Só por hoje,
Sou calmo,
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.
De manhã e à noite, senta-te com as mãos juntas e repete estas palavras alto e com o coração.
Para a melhoria da mente e do corpo,
O fundador, Mikao Usui.
Compreender estes preceitos é algo que deve ser feito com o acompanhamento do teu Mestre, pois lendo apenas o sentido literal, poderemos não alcançar a profundidade do que é transmitido e apenas ficamos por uma generalidade do conceito, o que sempre nos faz abandonar a prática ou até a não desenvolver da melhor forma possível.
Nestes preceitos há dois tópicos que explicarei e os restantes deixarei para a tua reflexão aprofundada.
A Arte Secreta de Convidar a Felicidade é algo de muito profundo, pois indica-nos que devemos praticar os princípios, para alcançarmos o nosso interior, compreendermos as nossas questões e aí sim, convidar a felicidade, que afinal sempre esteve presente em nós próprios.
A medicina espiritual para muitas doenças é também um tópico que pode levar ao engano. Ela representa a aplicação do tratamento Reiki, para todas as condições, pois é uma prática natural e que promove a homeostasia. O espiritual nada tem de esquisito, é a forma de representar a energia e é uma tradução literal.
A filosofia de vida em quatro passos
Tem em conta as seguintes reflexões para a aplicação da filosofia de vida.
- Observação
Lês os preceitos, à primeira vista, o que eles te transmitem?
Parece que existe alguma divisão lógica nestes preceitos?
Estão orientados a que? - Dúvida
Será que cada princípio é de facto útil?
Poderá ajudar-te em algo?
O que cada um deles te diz e será que ressoa em ti ou nada tem a ver?
Dúvida da sua utilidade e significado. - Entendimento
Observando os cinco princípios, o que eles têm a ver contigo?
Como pode cada um deles fazer sentido às tuas questões?
Qual o mais difícil? - A prática e vivência
Uma filosofia de vida requer que ao longo da tua vida possas por em prática o que te faz sentido.
Se os cinco princípios te fizerem princípio, então observa-os, pratica-os, vive cada um deles de forma consciente e fá-los ecoar nas tuas ações diárias, com simplicidade, perseverança, mas sempre em harmonia.
Observando os preceitos e os cinco princípios neles incluídos, compreendes que é algo dirigido a ti mesmo. Nós sim é que temos que aprender a cultivar a calma, autoconfiança e gratidão, a sermos honestos e bondosos. Os outros terão também o seu próprio percurso e poderá ainda não passar por estes princípios.
Ao cultivar os princípios em nós, compreendemos que a vida e os outros são o nosso campo de ação, ou seja, ser neles que terás também que cultivar a harmonia, a calma; aprender a confiar, a agradecer; Desenvolver uma boa comunicação e honestidade, assim como aplicar transversalmente à vida aquilo que é a bondade.
Estes princípios não são exclusivos, nem sequer são unicamente para praticantes de Reiki, eles são universais e muitas pessoas os praticam sem mesmo aprender o método.
O que é bom e traz progresso para a nossa paz e felicidade, é sempre universal e comum.
Poderás ler mais sobre os preceitos e a filosofia de vida em Reiki Guia para uma Vida Feliz.