
É preciso fazer sempre o banho seco, chuva de Reiki e enraizamento?
As técnicas de limpeza – banho seco, chuva de Reiki e enraizamento – são bastante úteis para qualquer praticante de Reiki e em qualquer circunstância, mas serão obrigatórias? Em que situações poderão ajudar-nos?
O banho seco, chuva de Reiki e enraizamento para os momentos certos
As técnicas de limpeza são usadas, habitualmente, antes do autotratamento e depois se necessário. Para o tratamento a outros, é usado antes e depois. Das três técnicas, o banho seco é a mais comummente usada.
No entanto, qual será o sentido de fazer e a sua obrigatoriedade?
Na prática do Usui Reiki Ryoho não há obrigação, há sim um esforço para a “melhoria do corpo e da mente”, para que possamos equalizar o nosso Reiki, com o Reiki disponível no universo. As técnicas de limpeza representam ações que nos ajudam a remover energia densa e a ficarmos mais concentrados.
Elas fazem parte do conceito japonês de purificação antes de uma ação tão importante, como neste caso é um tratamento.
Então, em primeiro lugar, não és obrigado a fazer as técnicas, mas elas sem dúvida que te poderão ajudar.
Vou indicar alguns dos momentos mais úteis para cada uma delas e assim, compreendendo o sentido, talvez possa ser mais elucidativo o porque se deve praticar.
Quando aplicar cada uma das técnicas de limpeza:
- Enraizamento
O enraizamento não é uma técnica de Reiki, mas ajuda-nos bastante a centrar e a sentir a conexão com a Terra, possibilitando o esvaziar, escoar, da nossa energia densa, ou daquela que possamos acumular externamente.
Podes aplicar o enraizamento sempre que sentires necessidade. Não é preciso fazer antes e depois de um autotratamento ou tratamento a outros, é sim indicado enraizares-te quando te sentires mais aéreo, a sentir necessidade de libertar a energia e a escoar algum excesso que possas estar a ter, ou seja, a técnica é mais aplicada durante a prática, sempre que necessário. - Banho seco
A prática do Banho Seco (Kenyoku Ho) ajuda-nos a limpar a energia residual densa, ou em desequilíbrio que esteja no nosso Chakra Cardíaco e Plexo Solar, assim como o excesso de energia nas mãos e antebraços, que representa aquela sensação de lavar as mãos sem elas estarem sujas.
O Banho Seco é ideal para ser praticado antes e depois do tratamento a outros (muito recomendado mesmo) e antes do nosso autotratamento. Caso tenhas estado a fazer muita desintoxicação no autotratamento, aplica também no seu final. - Chuva de Reiki
A técnica Chuva de Reiki (Reiki Shower no Giho) é ideal para a limpeza da aura e devemos fazê-la sempre que sintamos essa necessidade ou uma espécie de peso na nossa aura e corpo energético.
Podes praticar antes de um tratamento e também depois, se sentires peso no teu campo energético ou uma ligação à pessoa. Aplica antes do autotratamento se te sentires muito pesado. Além disso, podes aplicar em qualquer circunstância.
As três técnicas, Enraizamento, Banho Seco e Chuva de Reiki, são extraordinárias para a nossa prática, para nos ajudar a sentir melhor a energia e mesmo a limpar alguma energia densa que acumulamos. No entanto já sabes, quanto mais praticares os cinco princípios, menos problemas terás com a energia.



3 comentários
Ludymilla Martins Chagas Ribeiro
Olá mestre João, como vai? Agradeço seu ensinamento porque sinto necessidade de repor ou limpar minha energia. Só fazia no final a limpeza. Gratidão.
Mafalda Pereira
Boa noite mestre, infelizmente durante algum Bom tempo afastei me do reiki… Hoje…e agora sem querer apareceu aqui o post que me trouxe até aqui “reiniciar o reiki”. Nada é por acaso. Obrigada pelo ensinamento. Vou me esforçar para reentrar no meu eu e permitir que o reiki me ajude de novo a recentrar no meu universo energético. Obrigada de ❤️🙏
João Magalhães
Olá Mafalda, que bom, fico muito feliz pelo teu regresso à prática e qualquer questão fica à vontade.