CENIF,  Nível 2 - Okuden,  Reiki

Chokurei à esquerda ou à direita

O chokurei é o símbolo que usamos para intensificar ou mesmo conectar à energia Reiki. Ele representa a energia que vem do universo, pelo nosso canal central energético, alinhando e intensificando com energia os nossos chakras. A representação habitual deste símbolo é a da figura da esquerda que inicia o traço horizontal da esquerda para a a direita e leva a fazer a espiral em sentido anti-horário (Chokurei 1).

Crê-se que na década de 80 surgiu o chokurei com outra orientação, iniciando o traço horizontal da direita para a esquerda e fazendo a espiral no sentido horário (Chokurei 2). Ao símbolo representado à esquerda, disseram que serve para dispersar e retirar, ao símbolo representado à direita, disseram que serve para aumentar e intensificar. Novamente, a grande confusão no Reiki e uma tentativa de ver quem faz mais ou melhor.

O símbolo original é o que está representado à esquerda, que inicia o traço horizontal à sua esquerda e segue para a direita. Este é o chokurei, o símbolo para ligar à energia Reiki e para intensificar a energia. Posso dizer isto porque vi o símbolo que foi transmitido a Dave King por Tatsumi, aluno de Hayashi. Claro que o símbolo irá actuar conforme for a tua intenção. Por exemplo, eu posso sentir que devo usar o símbolo da direita (Chokurei 2) num receptor que tenha um chakra a rodar muito lentamenta e esteja a sofrer de algo como uma «depressão». No entanto, o símbolo ao aplicar não tem o sentido de intensificar a energia mas sim de harmonizar com suavidade o chakra, fazendo-o voltar a trabalhar normalmente.

O chokurei pode ser desenhado de duas formas, anti-horário ou horário.
O chokurei pode ser desenhado de duas formas, anti-horário ou horário. Chokurei 1 e Chokurei 2. A legenda destas figuras indica que o Chokurei 1 serve para dispersar e retirar; a legenda da figura dois indica que serve para aumentar e intensificar. Estas são as indicações de quem iniciou este tipo de diferenças no Chokurei, dependendo do sistema. Na verdade, o Chokurei original é o da figura 1 e esse serve mesmo para intensificar, potenciar (o que contraria a ideia de dispersar e retirar). No entanto, devemos respeitar estas diferenças pois podem representar o que alguém sentiu ao experimentar fazer o chokurei 1 ou 2.

Curiosamente, há uns anos atrás, vi também uma tentativa de fazerem o mesmo com o Seiheki. Felizmente não «colou» a ideia senão teríamos mais umas confusões. Os símbolos são simples, acredita. Coloca neles a intensão, sente a sua energia e pratica. Quanto mais o fizeres, mais resultarão.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

7 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.