Chokurei à esquerda ou à direita

O chokurei é o símbolo que usamos para intensificar ou mesmo conectar à energia Reiki. Ele representa a energia que vem do universo, pelo nosso canal central energético, alinhando e intensificando com energia os nossos chakras. A representação habitual deste símbolo é a da figura da esquerda que inicia o traço horizontal da esquerda para a a direita e leva a fazer a espiral em sentido anti-horário (Chokurei 1).

Crê-se que na década de 80 surgiu o chokurei com outra orientação, iniciando o traço horizontal da direita para a esquerda e fazendo a espiral no sentido horário (Chokurei 2). Ao símbolo representado à esquerda, disseram que serve para dispersar e retirar, ao símbolo representado à direita, disseram que serve para aumentar e intensificar. Novamente, a grande confusão no Reiki e uma tentativa de ver quem faz mais ou melhor.

O símbolo original é o que está representado à esquerda, que inicia o traço horizontal à sua esquerda e segue para a direita. Este é o chokurei, o símbolo para ligar à energia Reiki e para intensificar a energia. Posso dizer isto porque vi o símbolo que foi transmitido a Dave King por Tatsumi, aluno de Hayashi. Claro que o símbolo irá actuar conforme for a tua intenção. Por exemplo, eu posso sentir que devo usar o símbolo da direita (Chokurei 2) num receptor que tenha um chakra a rodar muito lentamenta e esteja a sofrer de algo como uma «depressão». No entanto, o símbolo ao aplicar não tem o sentido de intensificar a energia mas sim de harmonizar com suavidade o chakra, fazendo-o voltar a trabalhar normalmente.

O chokurei pode ser desenhado de duas formas, anti-horário ou horário.

O chokurei pode ser desenhado de duas formas, anti-horário ou horário. Chokurei 1 e Chokurei 2. A legenda destas figuras indica que o Chokurei 1 serve para dispersar e retirar; a legenda da figura dois indica que serve para aumentar e intensificar. Estas são as indicações de quem iniciou este tipo de diferenças no Chokurei, dependendo do sistema. Na verdade, o Chokurei original é o da figura 1 e esse serve mesmo para intensificar, potenciar (o que contraria a ideia de dispersar e retirar). No entanto, devemos respeitar estas diferenças pois podem representar o que alguém sentiu ao experimentar fazer o chokurei 1 ou 2.

Curiosamente, há uns anos atrás, vi também uma tentativa de fazerem o mesmo com o Seiheki. Felizmente não «colou» a ideia senão teríamos mais umas confusões. Os símbolos são simples, acredita. Coloca neles a intensão, sente a sua energia e pratica. Quanto mais o fizeres, mais resultarão.

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

3 Comments

  1. Obrigada pela partilha?

    Post a Reply
  2. Bem explicado, obrigado.

    Post a Reply

Deixe um comentário