Reiki

Superar a perda com Reiki

Rumi dizia para não estarmos tristes, que tudo o que perdemos voltará de uma outra forma. São palavras de grande sabedoria mas a perda é sempre a ausência de algo e pode trazer dor. Como superar a perda com Reiki é uma perspectiva que podemos também ter.

Para esta situação, nunca te esqueças, está com os teus amigos, familiares, fala, partilha, manda para fora a tua dor e tudo o que achas que possa ter ficado por resolver. Com Reiki podes ter dois tipos de abordagem vivencial – pelos princípios e pela terapia.

Superar a perda com Reiki através dos princípios

Os cinco princípios podem ajudar-te a ter uma perspectiva sobre a perda e auxiliar-te no caminho para a felicidade e renovação do teu equilíbrio. Vamos então reflectir um pouco à luz desta sabedoria:

Só por hoje, não te prendas no passado, no que ficou por dizer ou por fazer. Está no momento presente, aprende com as lições passadas e torna este momento melhor. Podes ter faltado em algo com aquela pessoa mas agora podes não faltar a outra.

Sou calmo, permite-te encontrar serenidade. Medita sobre as coisas boas da vida e a importância de se viver bem e bem viver. Ajuda também os outros que sofreram com esta perda, com serenidade.

Confio, no universo e na lição que a vida te traz. Escuta o vento, escuta a natureza sobre esta situação. Em silêncio, compreende a vida e confia.

Sou grato, agradece pelo tempo que estiveste, não lamentes pelo que não estiveste.

Trabalho honestamente, faz boas coisas em memória dessa pessoa. Lembra-a pelo bem que trouxe e pelo impacto que te ajudou a criar na vida.

Sou bondoso, não fiques sempre em tristeza, escuta todos os outros princípios, sê bondoso para contigo e apoia também quem está a sofrer com esta perda. Envia coisas boas para quem partiu.

Superar a perda através da prática terapêutica

Faz o teu autotratamento, ele será importante para que compreendas o que se passa em ti, interiormente. Reiki trará ao de cima as questões para que possas tratar e também irá ajudar-te a encontrar a harmonia da mente e do coração. Liberta-te do teu peso interior pois ele não fará bem nem a ti, nem aos que te rodeiam, sê bondoso contigo mesmo.

Pratica muito a mente vazia, recita os princípios, coloca uma mão no plexo solar e outra no chakra cardíaco, para que te possas harmonizar. Se sentires que não consegues chorar, coloca uma mão no chakra laríngeo e outra na terceira visão (ou cardíaco). Fala com os teus colegas de Reiki, recebe também Reiki de outros.

Se tiveres muitas memórias, envia Reiki à distância para elas. Visualiza as memórias a ficarem brilhantes e todos os envolvidos felizes. Isso ajudará a trazer-te paz.

Não há substituição para uma perda mas viver honrando a memória da pessoa, levando o bem a ti e a todos os que te rodeiam, fará toda a diferença.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.