Encontrar o objectivo de vida, a paz, é um dos significados do momento de iluminação que em japonês se chama Anshin Ritsumei. Segundo se conta, o Mestre Usui teve dois e um deles é descrito pelo Mestre Hiroshi Doi:

Ao experimentar uma série de profissões ao longo da sua vida, o Mestre Usui ponderou sobre a questão de qual era o seu propósito de vida e, se o havia, qual era. Após uma longa procura, chegou à conclusão que o propósito da vida era tornar-se feliz e a felicidade significada o alcançar o estado de Anshin Ritsumei. Ele reconheceu o Anshin Ritsumei como: «A nós humanos é nos dada vida e uma missão do universo. Quando nos é dada vida e uma missão, nunca se pode impor doença ou infortúnio sobre nós. Independentemente do que acontece na vida, devemos confiar no universo e manter um estado de paz mental para conseguirmos cumprir a nossa missão. Isto é o propósito e o significado da vida». Apesar de logicamente compreender o que devia ser, frequentemente era perturbado pela ira e medo na sua vida actual. Para experimentar esse estado de perfeita paz mental, praticou meditação zen num templo em Quioto durante três anos. Mas tal não lhe deu essa verdadeira experiência. Pensou, então, que não merecia viver mais se não conseguisse alcançar o significado da vida. Então subiu ao Monte Kurama para meditação e jejum, preparado para morrer. Gradualmente foi sentindo que o Reiki dentro dele e o Reiki que rodeava o Monte Kurama, estavam a vibrar entre si e que essa vibração se tornava mais forte dia após dia. à meia-noite do 21º dia, um choque como o de um relâmpago, atingiu o topo da sua cabeça e perdeu a consciência. Então, na madrugada, acordou e encontrou-se preenchido e revigorado de uma forma como nunca tinha estado. «Eu sou o Universo e o Universo sou eu!» foi uma sensação de perfeita ressonância do seu espírito. Finalmente ele estava no estado mental que tinha desejado. É dito que desde então, manteve sempre esse estado de paz na sua mente.

Ao descer a montanha, alegremente, tropeçou numa raiz de árvore e partiu a unha do dedo grande do pé esquerdo. Instintivamente colocou a a sua mão e ficou curado imediatamente. Esta foi a primeira de muitas experiências de cura que aconteceram inesperadamente. Rapidamente percebeu que a cura aconteceu com a sua ressonância entre o seu Reiki interior e o Reiki do Universo. Ele também reconheceu que o Universo deu-lhe a missão de convidar muitas pessoas a encontrar Anshin Ritsumei, o purpósito de vida, através da forma particular da cura pelas mãos. Nomeou o seu método como Shinshin Kaizen Usui Reiki Ryoho e estabeleceu a Usui Reiki Ryoho Gakkai em Tóquio para providenciar a cura e sessões de treino para o público em geral.

Alcançar a compreensão da nossa missão de vida é necessário, compreender a ressonância entre a nossa energia e a do universo, traz-nos paz e felicidade.