Cinco princípios para um Mestre de Reiki
O trabalho de um Mestre de Reiki não é nem simples nem fácil mas, com a sabedoria dos princípios, tudo pode ser vivido de uma forma bem diferente. As dificuldades que surgem trazem-nos iluminação e a constante aprendizagem torna-nos artistas e especialistas no caminho para a felicidade. Aplica constantemente os cinco princípios e ajuda os teus alunos a compreenderem a importância dos mesmos.
Só por hoje, Mestre de Reiki
Estar no momento presente no ensino e no planeamento do percurso dos alunos. A prática não se faz apenas num dia e mesmo tendo um curso ou uma aula estruturada muito pode mudar quando existem necessidades particulares nos praticantes. O nosso trabalho é sentir a energia, fluir com ela e passar o melhor do ensinamento, no momento presente. Ser feliz agora, para poder continuar a ser feliz no futuro.
Sou calmo
No início de cada trabalho ou após cada paragem, vamos remeter-nos à ligação da energia, com as mãos em gassho. Em silêncio, sentir como estamos, de mente vazia. Praticar os princípios e deixar essa vibração irradiar em nós e no espaço que nos rodeia. Se um aluno estiver mais ansioso, com muita necessidade de falar ou expor as suas ideias sobre os temas, dá lugar para que ele fale mas compreende também a necessidade dos outros e, com calma, remete as questões ao que é de mais importante no Reiki. Ensina ao longo do tempo, com calma e serenidade pois não é num dia que se sente tudo sobre Reiki o que se compreende a profundidade de uma vivência.
Confio
Acredita no que ensinas e pratica o que ensinas. Confia no que a energia te diz e faz espelho dos bons ensinamentos. Tudo está na simplicidade dos cinco princípios e na Arte Secreta de Convidar a Felicidade. Auxilia os teus alunos a confiar em si mesmos, nas suas capacidades, no Reiki, escutando as lições que a vida tem para eles. Promove a confiança mútua através da partilha de energia, com serenidade e consciência, mostrando como trabalhar com a energia e como respeitar o espaço do outro.
Sou grato
Agradece por todas as tuas dificuldades e pela beleza que o Reiki te traz à vida. Auxilia os teus alunos a compreenderem a benece da gratidão e a construir coisas boas sobre as dificuldades que sentem na vida. Que haja sempre agradecimento antes e após cada prática.
Trabalho honestamente
Lembra-te do que passaste ao aprender Reiki e faz melhor para os teus alunos. Um Mestre de Reiki está sempre em aprendizagem, sempre a percorrer todos os níveis e isso requer também tempo para que ele mesmo reaprenda e assimile todas as novas perspectivas com que vê as velhas coisas. Ajuda os teus alunos a trabalharem honestamente consigo mesmos, nos princípios, no autotratamento e no tratamento a outros. Promove a verdade e o esclarecimento, traz luz à mistificação, traz Reiki para todo o teu trabalho e vida.
Sou bondoso
Aceita cada um na totalidade dos seus aspectos e pratica o desapego. Auxilia a gerar actos de bondade e promove as boas acções pelo Reiki. Leva Reiki à comunidade que mais necessita mas ajuda também que cada um compreenda o valor que ele tem e não desperdice a valiosa oportunidade do que recebe. Acima de tudo, sê bondoso contigo mesmo e isso já diz tudo.
2 comentários
Maria Filomena Franco de Almeida Pessanha Isidoro
Obrigada pela reflexao joao.Beijinhos
Dulce Dias
Gostei imenso deste teu artigo “Cinco Princípios para um Mestre de Reiki”
Ser Mestre de Reiki é um caminho de aprendizagem, feito com muito gosto em partilhar o que se aprendeu e com o que se continua a aprender com todos. Sempre com a ajuda dos cinco princípios de Reiki.
Obrigada João.