Dainichi Nyorai – O Buda cósmico

DainichiNyoraiShikishi1-2-700o Buda Dainichi  (Vairocana ou Maha Vairocana ) é o buda principal das vertentes esotéricas do budismo no Japão. O Budismo Esotérico (Vajrayana) é chamado Mikkyo no Japão. É seguido de forma mais presente que Buda Shakuamuni. Ele é considerado o Buda Cósmico, a divindade suprema de Mikkyo. Antes do surgimento das vertentes esotéricas, era dado o nome de Birushana. Em 752DC ergueram uma estátua gigantesca em Nara – Nara Daibutsu (Grande Buda de Nara), que é uma representação de Birushana.

A tradução directa de DAINICHI BUDA  é “Grande Buda Sol”. O termo sânscrito Vairocana significa “O luminoso” ou “personificação da luz” ou “pertencente ou proveniente do sol”. Vairocana representa o corpo espiritual essencial do Buda, semelhante à luz que entra em todos os espaços. Dainichi Nyorai é a divindade central entre os cinco Tathagata (Godai Nyorai). Os quatro nyorai que rodeiam Dainich representam cada um dos pontos cardeais. Os Mensageiros de dainichi são o Myo-o e ele é o Guardião ddos que nascem no Ano da Cabra e do Macaco .

O mudra de Dainichi Nyorai

O mudra de Dainichi é o Mudra dos seis elementos (Chiken -in), também chamado de Punho do Conhecimento. Neste mudra o dedo indicador da mão esquerda é apertada pelos cinco dedos da direita. Este mudra simboliza a unidade dos cinco elementos do mundo – terra , água, fogo , ar/vento e éter/vazio – com consciência espiritual.

A palavra semente

A palavra semente do Buda Dainichi Nyorai é o “a”, que é a primeira palavra do alfabeto. No budismo a1Shingon é muito comum meditar-se sobre a letra a.

 

Títulos de Dainichi Nyorai

  • Buda cósmico
  • Buda Cósmico, o Buda da Vida Cósmica
  • Grande Iluminado, Grande Iluminador Universal
  • O todo abrangente Buda, O todo abrangente Senhor do Cosmos
  • Força da Vida, que ilumina o Universo
  • Espalhador de Luz em todas as direcções
  • Grande Buda Solar da Luz e Verdade
  • Grande Buda Sol, O resplandecente
  • Pregador radiante, O iluminado

Autor: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki - Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Partilhar

1 Comment

  1. Muito bom!!! _/\_

    Responder

Deixe um comentário