Budismo
-
Palavras de Dharma – Chaves para viver bem – um ebook
Pelo Venerável Mestre Hsing Yun TUDO É POSSÍVEL Quando temos um Objectivo a Alcançar… Quando temos um objectivo a alcançar, há duas formas de o visualizar. Uma é que é “possível”, a outra é que é “impossível”. Sem determinação e força, tudo o que é possível tornar-se-á impossível. No entanto, para alguém com coragem, sabedoria e visão, tudo o que parece impossível pode tornar-se possível. Há muitas coisas no mundo que falharão definitivamente, se forem tratadas por pessoas com uma visão “impossível”. Por outro lado, se estes assuntos forem tratados por aqueles que perseveram na sua busca, os objectivos podem certamente ser alcançados. Podes ler o PDF completo aqui…
-
Questões sobre a prática budista – um ebook
Porque é que nos refugiamos na Joia Tríplice Pelo Venerável Mestre Hsing Yun O primeiro passo para se tornar um budista é tomar refúgio na Joia Tríplice. Se alguém não passou pela cerimónia de refúgio na Joia Tríplice, então oferecer incenso e curvar-se perante o Buda só podem ser considerados atos de respeito e interesse pelo budismo, não verdadeiros atos de um seguidor budista. É como um estudante que não se inscreveu para uma aula; ele não pode ser mais do que um auditor. Ao tomar refúgio na Joia Tríplice, a pessoa resolve praticar diligentemente o budismo, tornar-se um discípulo da Joia Tríplice e descartar a crença em outras religiões.…
-
Porque coisas más acontecem a pessoas boas
Por vezes vemos coisas tão más a acontecer a pessoas que fazem tantas coisas boas e claro que a dúvida surge e por vezes até alguma indignação – porque acontecem coisas más a pessoas boas? Podemos pensar que é por terem condições para ultrapassarem essas situações, ou porque são aprendizagens para a sua vida. Podemos também refletir com uma história que o Buda Sidarta Gautama contava. Uma reflexão sobre porque coisas más acontecem a pessoas boas Certa ocasião, Buda estava com os seus discípulos na floresta e surge um Rei, com uma questão muito pressionante. Dizia ele “Buda, antes de te seguir, todas as pessoas temiam-me e faziam o que…
-
Causa e condição – um ebook de budismo
Há Mais de 2.500 anos o Buda Shakyamuni nasceu neste mundo para algo muito importante, para uma questão. Esta grande questão, esta causa e condição, é o que nós comummente nos referimos como «Dharma», a verdade alcançada pelo Buda.Os ensinamentos budistas diferem dos conhecimentos académicos. O conhecimento académico foca-se tipicamente na explicação das aparências. É uma interpretação da realidade baseada no nome e na forma. Em contraste, o Budismo ensina-nos aa desenvolver um entendimento penetrativo da natureza dos fenómenos que é perfeito e completo.Considere a mão humana. O conhecimento comum simplesmente diz que é uma mão. A ciência médica observa-a como uma estrutura de ossos, músculos, nervos e células. A…
-
100 objetivos para a vida – um ebook de budismo
Os seguintes cem objetivos para vida foram introduzidas pelo Venerável Mestre Hsing Yun, o fundador do Mosteiro Fo Guang Shan, em 2005. Podem ser observados como um lema de vida. Podes ler o PDF aqui…
-
Concurso de Escrita sobre o livro 365 Dias para o Viajante.
1. Apresentação O livro é oferecido a todos os participantes e poderá ser levantado nos vários locais indicados no regulamento. Podem deixar os contactos para o levantamento do livro aqui… Este concurso tem como objetivo permitir a partilha e benefício entre as pessoas, das suas experiências pessoais após a leitura do livro do Venerável Mestre Hsing Yun, “365 Dias para o Viajante”. 2. Levantamento do livro O livro do Venerável Mestre Hsing Yun, “365 Dias para o Viajante”, é oferecido a todos aqueles que desejem participar no Concurso, e podem ser levantados nos seguintes locais: LISBOA Expo:Templo Fo Guang Shan PortugalRua Centieira, nº 35, Lisboa Alcantara:Museu do OrienteDoca de Alcântara…
-
Celebração do Aniversário de Buda
É com imenso gosto que convidamos todos à Celebração do Aniversário de Buda, na praça do Martim Moniz, dia 20, entre as 10h30 e as 18h00.Todos são bem-vindos.
-
O Contentamento na Economia Budista
No dia 26 de Janeiro, pelas 21h00 estarei a dar um pequeno curso intitulado “O Contentamento na Economia Budista”, via zoom, gratuito, mas com inscrição necessária, aberto a todos. Através dos conceitos de economia segundo o Budismo e os ensinamentos humanistas do Ven. Mestre Hsing Yun, vamos aprofundar o valor do contentamento como forma de criar uma economia saudável. Uma economia que esteja fundada no benefício mútuo, na tolerância e paz, na regeneração e preservação do planeta, assim como no caminho do meio poderá ser uma solução para o sofrimento que tantos sentem pela vivência do sistema atual económico mundial. 26 de Janeiro às 21h00, com João Magalhães Inscrição obrigatória…
-
Tornar-se um Bodhisattva – um ebook de Budismo
Muitas vezes, quando falamos sobre os bodhisattvas, pensamos imediatamente no barro ou nas estátuas de madeira a que prestamos homenagem nos templos, ou evocamos imagens de pinturas ou esculturas que vimos destes indivíduos iluminados. A maioria das pessoas pensa nos bodhisattvas como divindades que têm muitos poderes sobrenaturais e são místicas, para além do alcance da visão humana. Pensamos nos bodhisattvas como seres que têm o toque de Midas, são capazes de comandar o vento e a chuva, e podem conferir-nos riqueza. Na verdade, os bodhisattvas não são divindades que se encontram acima de nós ou que estão para além da nossa compreensão; a presença dos bodhisattvas não é distante,…
-
Deixar ir – um ebook budista
“Aqueles que conhecem um pouco do budismo podem vê-lo como uma religião que fala muito do vazio e de como viver espiritualmente. Alguns até fecham as suas mentes à religião porque receiam que, se se tornarem budistas, tenham de abdicar da sua roupa bonita e das suas casas confortáveis. Poder-se-ia dizer, “Se tenho de abdicar de todos estes confortos para ser budista, porque é que me deveria dar ao trabalho”. Na verdade, existem muitas formas de prática budista, e colocar demasiada ênfase na renunciação sem compreender o seu significado mais profundo só irá afastar as pessoas. De facto, vemos pela descrição da Terra Pura no Sutra Amitabha que o budismo…
-
Economia Saudável segundo o Budismo – Workshop
Como será a aproximação espiritual e filosófica dos ensinamentos do Buda sobre a economia? Como passar de uma vertente materialista para a oportunidade da pessoa desenvolver as suas capacidades, o ultrapassar o seu ego e interesses próprios, assim como trazer serviços e bens realmente necessários? Como será a aproximação espiritual e filosófica dos ensinamentos do Buda sobre a economia? Neste workshop vamos abordar alguns temas que a visão Budista sobre a economia como a doação, o materialismo e as condições que nos levam a uma vida feliz, segundo os ensinamentos do Buda e pelas perspetivas do Venerável Mestre Hsing Yun. No Sutra Vyagghapajja Buda explicou as condições que levam ao…
-
Tu És Buda – Um guia para os sábios ensinamentos budistas
Um livro que dá a conhecer os principais ensinamentos do Buda, reflete sobre a mente e as emoções, e inspira-nos com as histórias dos sutras budistas. É aqui possível esclarecer as principais dúvidas sobre professar a filosofia budista, saber quem foi o Buda, conhecer o seu legado e como utilizá-lo em benefício do bem-estar, pessoal e universal. Tu és Buda Buda significa aquele que despertou, ou iluminou. Não é um profeta nem um deus. É um homem que fez o seu caminho no mundo dos homens e despertou das causas e condições que levam ao nosso ciclo de renascimentos. Sidarta Gautama, que conhecemos como o Buda, viveu cerca de 80…
-
Porquê? – um ebook sobre budismo
“Porquê?” é uma pergunta simples, mas é também uma pergunta importante. O Grande Tratado de Perfeição da Sabedoria diz: “Apenas aqueles que têm fé podem entrar no grande oceano do Dharma”. A fé é o elemento mais importante para entrar no caminho do budismo. Para além da fé, há ainda outra forma importante de entrar no caminho que olha para o “porquê?”, que é entrar no caminho a partir da perspetiva da “dúvida”. Há um ditado no Dharma: “pouca dúvida ganha pouco despertar. A grande dúvida ganha um grande despertar. Sem dúvida, não ganha nenhum despertar”. A dúvida é também um método para entrar no caminho do budismo. Se não…
-
Revista Budismo, uma Resposta ao Sofrimento, #6 – Março 2022
Mudar é preciso, com amor “Compreensão é a natureza do amor. Entender o sofrimento do outro é o melhor presente que podemos oferecer ao nosso semelhante. A compreensão é o outro nome para amar.Quem não compreende, não ama.” – Thich Nhat Hanh O Grande thai faleceu, o mundo depara-se com guerra, ainda vivemos em pandemia. O que há a mudar? No Sutra do Ensinamento Legado é dito: “Aqueles que se afligem com demasiados desejos pensam apenas em si próprios e, portanto, têm muitos problemas e preocupações (…). Mesmo que ricas, as pessoas que têm muitos desejos são pobres de espírito. Mesmo que pobres, as pessoas com poucos desejos são ricas…
-
A Roda do Renascimento – um ebook
Traduzi este pequeno livro do Ven. Mestre Hsing Yun, também para ajudar a minha filha com as questões que levantou sobre a possibilidade do renascimento. Partilho contigo também o que o Ven. Mestre Hsing Yun escreveu. “Quando falamos sobre renascimento, algumas pessoas riem da ideia. Elas consideram essa crença ultrapassada e obsoleta no século XXI, tão tecnologicamente avançado. Outros podem pensar que a questão do renascimento pertence estritamente à área da religião. Afinal, a questão do que acontece após a morte parece distante da vida quotidiana. Alguns podem dizer: “Eu nem sei sobre o viver, por que perguntar sobre o morrer?” Para essas pessoas, a questão do que acontece após…