Budismo

Dainichi Nyorai – O Buda cósmico

DainichiNyoraiShikishi1-2-700o Buda Dainichi  (Vairocana ou Maha Vairocana ) é o buda principal das vertentes esotéricas do budismo no Japão. O Budismo Esotérico (Vajrayana) é chamado Mikkyo no Japão. É seguido de forma mais presente que Buda Shakuamuni. Ele é considerado o Buda Cósmico, a divindade suprema de Mikkyo. Antes do surgimento das vertentes esotéricas, era dado o nome de Birushana. Em 752DC ergueram uma estátua gigantesca em Nara – Nara Daibutsu (Grande Buda de Nara), que é uma representação de Birushana.

A tradução directa de DAINICHI BUDA  é “Grande Buda Sol”. O termo sânscrito Vairocana significa “O luminoso” ou “personificação da luz” ou “pertencente ou proveniente do sol”. Vairocana representa o corpo espiritual essencial do Buda, semelhante à luz que entra em todos os espaços. Dainichi Nyorai é a divindade central entre os cinco Tathagata (Godai Nyorai). Os quatro nyorai que rodeiam Dainich representam cada um dos pontos cardeais. Os Mensageiros de dainichi são o Myo-o e ele é o Guardião ddos que nascem no Ano da Cabra e do Macaco .

O mudra de Dainichi Nyorai

O mudra de Dainichi é o Mudra dos seis elementos (Chiken -in), também chamado de Punho do Conhecimento. Neste mudra o dedo indicador da mão esquerda é apertada pelos cinco dedos da direita. Este mudra simboliza a unidade dos cinco elementos do mundo – terra , água, fogo , ar/vento e éter/vazio – com consciência espiritual.

A palavra semente

A palavra semente do Buda Dainichi Nyorai é o “a”, que é a primeira palavra do alfabeto. No budismo a1Shingon é muito comum meditar-se sobre a letra a.

 

Títulos de Dainichi Nyorai

  • Buda cósmico
  • Buda Cósmico, o Buda da Vida Cósmica
  • Grande Iluminado, Grande Iluminador Universal
  • O todo abrangente Buda, O todo abrangente Senhor do Cosmos
  • Força da Vida, que ilumina o Universo
  • Espalhador de Luz em todas as direcções
  • Grande Buda Solar da Luz e Verdade
  • Grande Buda Sol, O resplandecente
  • Pregador radiante, O iluminado

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.