Budismo,  Inspirador

Olhar para dentro, crescer por dentro

a480e9945101a835c2e01cc43a7c718fQuando paramos a mente e tornamos a consciência mais presente e centrada, praticamos o olhar para dentro e deparamo-nos com as muitas emoções que fomos acumulando ao longo dos anos das nossas experiências.

“As chamas ardentes da raiva secaram o rio do meu ser.
A densa obscuridade da ilusão cegou a minha inteligência.
A minha consciência afoga-se nas torrentes do desejo.
A nevasca enregelada da inveja arrastou-me para o samsara.
A montanha do orgulho precipitou-me nos mundos inferiores.
O demónio da crença no ego tem-me, firme, pela garganta.”
~ Dilgo Khyentse Rimpoche

As memórias assaltam-nos, o julgamento prende e oprime-nos. Assim deixamos de querer ter consciência e de olhar para dentro, queremos apenas fazer e não ser. Como então ultrapassar a dor da memória, o peso da acção praticada e o julgamento?

“A vida tem um propósito definido: ter a própria escuridão da mente dissipada, e assim alcançar a felicidade sem fim.” ~ Kentetsu Takamori

Observar não implica apegar. Quando observamos o interior e nos percorrem todas aquelas emoções pesadas, fruto das memórias que fomos recalcando, sentimos a tristeza, o sofrimento, a dor física somatizada por algo que é apenas uma memória. Foi. Aconteceu. Passado. Na observação, em consciência, estamos neutros. Entregamo-nos ao acto de compaixão que permite sanar a dor e iluminar a escuridão da mente. Na compreensão não há apego, no amor incondicional e na compaixão, não há apego. Olhar para dentro é ter o maior acto de compaixão em todo o universo – é dar valor à vida que temos, criando espaço para a felicidade se desenvolver e permanecer em nós.

Inspirar, expirar, de consciência centrada. Um olhar para dentro sem sofrimento, compreendendo o caminho que leva para fora dele.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.