Estudos sobre Reiki

O desenvolvimento do modelo de enfermagem terapêutica Reiki para promoção da saúde holística em gestantes com hipertensão – um estudo piloto

O objetivo deste estudo foi desenvolver o modelo holístico de assistência de enfermagem para Reiki para gestantes com hipertensão. O Modelo de Enfermagem Terapêutica para Reiki foi aplicado em gestantes com hipertensão.

Os processos de pesquisa-ação foram implementados em 10 mulheres grávidas com hipertensão. A pesquisa foi realizada de setembro de 2012 a fevereiro de 2014. Os dados foram recolhidos por entrevista individual em profundidade com avaliação holística com perguntas e monitoramento da aura, teste de stress de Suanprung e equipamento móvel de pressão arterial.

Dados demográficos analisados ​​por estatística descritiva, o gráfico foi usado para comparar o score de stress e a pressão arterial média antes e após 8 semanas de intervenção do programa e os dados qualitativos foram analisados ​​pela análise de conteúdo. A confiabilidade foi alcançada por meio de verificações de membros.

O resultado do modelo terapêutico de enfermagem com Reiki para promover a saúde da gestante com hipertensão foi composto por 5 etapas. Incluiu a construção da conscientização sobre o impacto da hipertensão, o conhecimento da via holística, capacitação para a prática holística, incentivação da prática frequente de auto-Reiki para relaxamento e desenvolvimento de capacidades de autoavaliação e agir para equilíbrio próprio.

Os resultados dos cuidados de enfermagem foram a redução do stress e diminuição do nível de hipertensão.
As sugestões do estudo mostraram que o novo modelo terapêutico de enfermagem poderia ser usado como diretriz para o enfermeiro promover o cuidado holístico em gestantes com hipertensão,
no entanto, um novo teste do modelo é necessário antes de aplicar para uso em clínica.

Autores: Preeya Keawpimon Faculty of Nursing, Prince of Songkla University, Pattani Campus, Pattani; Wilaiporn Samankasikorn Faculty of Nursing, Prince of Songkla University, Hatyai Campus, Songkhla; Jitsai Lawantrakul Faculty of Nursing, Prince of Songkla University, Hatyai Campus, Songkhla; Kunlayanee Boonsin Antenatal unit, Prince of Songkla University, Hatyai Campus, Songkhla; Urairat Nayai Freelance researcher

Fonte: Vol. 35 No. 3 (2015): Songklanagarind Journal of Nursing

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.