Viabilidade e aceitabilidade da terapia de Reiki para crianças que recebem cuidados paliativos em casa – Um estudo académico

O Reiki é frequentemente usado, mas não é bem estudado, em crianças. Ainda assim, esta terapia suave e de toque leve promove relaxamento e é apropriada para quem recebe cuidados paliativos.

Este estudo piloto quase-experimental pré-pós-método misto com 1 grupo examinou a viabilidade e aceitabilidade da terapia de Reiki como tratamento para crianças de 7 a 16 anos que recebem cuidados paliativos.

Durante o estudo, registamos o recrutamento, retenção, taxas de recolha de dados e porcentagem de conclusão da intervenção. Entrevistas estruturadas com as mães e crianças, verbais, foram conduzidas para eliciar a sua experiência.

Os dados qualitativos foram analisados ​​por meio da análise temática. Vinte e um pares pais-filhos concordaram em participar e assinaram o consentimento, enquanto 16 completaram o estudo (incluindo crianças, verbalmente [n = 8] e não-verbais [n = 8]). Os temas incluíam “me sentindo melhor”, “difícil de julgar” e “ainda está acontecendo”. Em geral, mães e filhos foram positivos em relação à experiência de receber terapia Reiki.

As crianças relataram que “se sentiram muito relaxadas” e as mães afirmaram: “Foi uma boa experiência” e “Ela ficou relaxada depois”. Os resultados deste estudo piloto mostram que o Reiki foi viável, aceitável e bem tolerado.

A maioria dos participantes relatou que foi útil. A terapia de Reiki pode ser um complemento útil com o tratamento médico tradicional para os sintomas em crianças que recebem cuidados paliativos.

Susan E ThraneScott H MaurerCynthia A Danford

Fonte: J Hosp Palliat Nurse – 2021 Feb 1;23(1):52-58. doi: 10.1097/NJH.0000000000000714.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.