Benefícios do Reiki em idosos institucionalizados – Estudo académico
Caroline de Bessa Bárbora publicou um estudo de Mestrado em Gerontologia Social, intitulado Benefícios do Reiki em idosos institucionalizados. Este trabalho é ainda reconhecido pela Associação Portuguesa de Reiki com o Prémio Hayashi de Investigação Reiki.
O Reiki é considerado uma terapia complementar manipulável através da imposição das mãos pelas zonas mais necessitadas de um indivíduo com o intuito de reequilibrar a nível físico, mental, emocional e espiritual. Sendo o aumento da esperança média de vida dos indivíduos uma realidade preocupante, procurou-se com este projeto estudar os benefícios que a prática do Reiki poderá trazer na vida de idosos institucionalizados que sofrem de depressão.
Através do método de investigação-acção, foram realizadas sessões de Reiki e Reiki Placebo a residentes de um lar que sofrem da patologia referida.
Posteriormente, foram avaliados e comparados os resultados obtidos através da Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage – versão curta – aplicada antes e depois das sessões.
Os resultados foram positivos tanto em relação às sessões de Reiki quanto às sessões de Reiki Placebo.
Fonte: Universidade do Algarve
Um comentário
Marta Monica Melo
Muito bom!!! Parabens!!