Reiki em casa por cuidadores informais – um estudo académico
Neste estudo piloto explorou-se se a prática de Reiki em casa, administrada por cuidadores familiares a pacientes uma doença oncológica, era viável para reduzir os sintomas do cancro e melhorar os resultados relacionados com a saúde. Um projeto de estudo de métodos mistos sequencial explicativo foi aplicado usando questionários pré / pós-Reiki e entrevistas pós-Reiki. Seis pares paciente-cuidador de uma clínica ambulatória e instalações de apoio ao cancro no nordeste da América realizaram sessões de Reiki, diariamente em casa, durante 3 semanas.
Foram avaliadas diferenças com sintomas, bem-estar mental, qualidade de vida relacionada à saúde e satisfação com o Reiki em casa, bem como análises de conteúdo qualitativas.
Feedback positivo foi relatado após a prática de Reiki em casa. Grandes efeitos estatísticos foram identificados para melhorar a fadiga, memória, humor, náuseas e bem-estar emocional (P <0,10, r = 0,51-0,59).
Todos os participantes ficaram satisfeitos e 83,3% deles recomendariam a auto-prática de Reiki em casa. O alto envolvimento e adesão ao protocolo de intervenção ilustrou a fidelidade da intervenção. Os dados qualitativos revelaram 2 categorias principais, benefícios percebidos e barreiras. Os benefícios gerais do Reiki superaram as barreiras em relação ao comprometimento do tempo e às distrações / posicionamento do local.
As nossas descobertas preliminares apoiam que o protocolo de Reiki em casa tinha benefícios potenciais e era viável e aceitável tanto por pacientes residentes na comunidade quanto pelos seus cuidadores familiares na promoção de resultados relacionados com o cancro. Mais estudos com amostras maiores são necessários para examinar a eficácia do Reiki no domicílio para uma modalidade de tratamento do cancro centrada no paciente.
Estudo realizado por Chen, Yea-Jyh PhD, RN; Petrinec, Amy PhD, RN; Stephenson, Pamela S. PhD, RN; Radziewicz, Rosanne M. RN, PMHCNS-BC, RMT; Sheehan, Denice PhD, RN e publicado na revista Holistic Nursing Practice: 20 de Maio de 2021
Fonte: Holistic Nursing Practice