Reiki para a insónia

Reiki para a insóniaAplicar Reiki para a insónia é uma boa solução. A energia quente, restauradora e suave do Reiki pode auxiliar a adormecer e, num autotratamento constante, servir como profilaxia. Podemos tratar de uma forma simples que é apenas aplicar o autotratamento de Reiki, deixando a energia fluir para onde for mais precisa.

Numa outra perspectiva podem tentar compreender porque acordam. Será que se deitam em paz? Com poucos ou muitos pensamentos? Têm tudo resolvido? Sentem-se angustiados? Barriga cheia? Como está o vosso coração?

Dando resposta a estas perguntas, podemos encontrar a causa e mais rapidamente realizar um tratamento eficaz. Sem paz interior é muito difícil ter “o sono dos justos”. A barriga cheia não ajuda e se vamos com todo o trabalho para a cama, irritados, preocupados, ansiosos ou tristes também não teremos o sono reparador que precisamos.

Identifiquem essas questões e reforcem o tratamento aí. Numa perspectiva oriental, podemos perceber a influência dos órgãos no nosso sono. Usem-na como referência ao vosso tratamento, nada como experimentar.

Uma outra visão oriental

Na perspectiva chinesa, onde cada órgão tem uma energia específica, podemos encontrar uma relação interessante entre essa energia e a perturbação do sono. Assim, num quadro simples temos:

Meridiano: Coração
Emoção: Ansiedade
Na insónia: Acordar facilmente, dificuldade em adormecer

Meridiano: Fígado
Emoção: Irritação
Na insónia: Dificuldade em adormecer, acordar entre a 1h00 e as 3h00

Meridiano: Pulmões
Emoção: Tristeza
Na insónia: Acordar entre a 3h00 e as 5h00

Meridiano: Baço
Emoção: Preocupação, obsessão, muitos pensamentos
Na insónia: Acordar à mesma hora todas as noites, sono perturbado com sonhos.

Reiki para a insónia

Para aplicar Reiki para a insónia vamos focar-nos nas posições da cabeça, peito e abdómen. Na cabeça, vamos reforçar a mente limpa, esvaziar os pensamentos. No peito, iremos tratar os pulmões e coração para aliviar a tristeza e preencher o peito de alegria e muito amor. No fígado e baço, vamos equilibrar o excesso que nos pode trazer irritabilidade e preocupação. O chakra do plexo solar, sendo tratado ao mesmo tempo que o chakra cardíaco, irá auxiliar na promoção do equilíbrio emocional e a paz interior.

As horas para fazer Reiki

Nem sempre será bom fazer Reiki antes de dormir. Alguns praticantes ficam com tal sensação de descanso que o seu corpo lhes indica que não precisam de dormir. Experimentem mudar as horas das práticas. Para o vosso caso pode ser mais eficaz fazer uma caminhada à noite e Reiki de manhã.

Dicas simples para a insónia

No caso de acordar a meio da noite, não vá ver o relógio, isso criará mais ansiedade e um hábito. Deixe-se estar deitado, verifique se está confortável.

Concentre-se apenas na respiração. Pode fazer-se um exercício simples como:

  • Inspirar (contar quatro vezes)
  • suster (contar duas vezes)
  • Expirar (contar quatro vezes)
  • suster (contar duas vezes)

Desta forma a mente vai-se embalando nesta flutuação e não procura pensamentos ou despoleta emoções.

Mudança de hábitos de vida

Além da prática de Reiki para a insónia devemos também ter em atenção que algo na nossa vida deve mudar. Reflectir sobre:

  • Quantidade de cafeína ingerida
  • Excitantes como chá verde
  • Excesso de açúcar
  • Álcool
  • Vida muito sedentária
  • Demasiadas preocupações
  • Demasiados pensamentos

Autor: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki - Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Partilhar

3 Comentários

  1. Ola mestre,
    Muito bom encontrar este post.
    Iniciei em Reiki no em Dezembro do ano passado e espero continuar os estudos em breve para o nivel 2.

    Abraço
    Julio

    Responder
  2. EU sempre faço reik a distância de noite é antes de dormir é faço também em mim é tenho muita insonia.

    Responder
  3. Gratidao,Sou Mestra em Ligth Healing e Reiki,atualmente tenho acolhido alguns bebes vivenciando insonia,apos a leitura observei q estamos no caminho certo por assim dizer.Pois os pais dos bebes tambm sao tratados pelos cordoes energeticos.Some Reiki+ Karuna+ cristais,mediante ao que o seus campos permitem.Estamos no terceiro acolhimento,houve melhora mas nao esta estavel.Na mas te!!!!!

    Responder

Deixe um comentário