O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Categoria: Técnicas de Reiki (Page 1 of 8)

Desintoxicação pós natal e pré também

Aproxima-se uma grande época festiva e por vezes pensamos na desintoxicação pós natal pela quantidade de doces e comida que se avizinham para a mesa. São os imensos almoços e jantares de natal, os doces maravilhosos da cozinha portuguesa e claro, o convívio que traz sempre mais aconchego quando acompanhado por boa comida e bebida. Esta é a típica época natalícia em Portugal, mas podemos ter alguns truques com a prática de Reiki para nos auxiliar na desintoxicação pós natal.

Como aplicar a desintoxicação pós natal

Depois de te teres divertido muito e, possivelmente, comido alguns fritos a mais, podes experimentar várias técnicas detox incluindo a desintoxicação pós natal com Reiki que te recomendo.

A aplicação da desintoxicação pós natal pode ter duas fases distintas ou que podem ser feitas de forma integrada. Se comeste mesmo em demasia tem atenção aos efeitos do Heso Chiryo, por isso aplica o autotratamento em primeiro lugar e reduz para cinco minutos a aplicação da técnica.

  1. Autotratamento

    Coloca a intenção de te ajudar a desintoxicar o corpo da alimentação excessiva e depois aplica o autotratamento completo.

  2. Heso Chiryo – a técnica da desintoxicação

    Podes fazer a técnica independentemente do autotratamento ou então na altura em que chegas à região do Chakra Esplénico.
    Coloca o teu dedo médio da mão esquerda no umbigo, a intenção de desintoxicar do excesso de alimentos e deixa a energia fluir durante quinze minutos. Poderás querer fazer o banho seco após o tratamento.

Podes aplicar este conceito de desintoxicação ao longo de cinco ou sete dias seguidos. Se te sentires enjoado já sabes – exageraste mesmo nos doces e na comida, por favor, tem atenção ao efeito que isso pode ter em ti pois é prejudicial para a tua saúde.

Desintoxicação pré natal

Precisaremos fazer uma desintoxicação antes do natal? Talvez sim e também a poderemos fazer de duas formas – a física e a mental.

O natal é também uma altura de muito consumo e stress familiar e social. É uma época fabulosa, mas ao querermos que tudo corra na perfeição, por vezes deixamo-nos arrastar pelo objectivo e levamos o caminho de forma meio estranha. São os encontrões no supermercado, a condução insana, as filas gigantescas, os restaurantes cheios, os pedidos, o pouco dinheiro… tudo poderá contribuir para que a nossa época natalícia seja de grande stress e se inverta o que de bom gostaríamos de ter.

Então, poderás também fazer uma desintoxicação antes do natal, para isso podes seguir algumas ou todas as indicações que se seguem:

  1. Aplica autotratamento regularmente, é o que te irá ajudar a manter o equilíbrio e harmonia. Podes colocar a intenção de te trazer o que necessitas para esta época (e não são as prendas);
  2. Observa os cinco princípios e fá-los viver em todas as tuas ações;
  3. Pratica o Tanden Chiryo, a técnica de desintoxicação pelo tanden, colocando a mão esquerda abaixo do umbigo e a direita nas costas, na mesma direção;
  4. Medita diariamente com a técnica Joshin Kokyu Ho;
  5. Usufrui estes dias.

Acima de tudo, desejo que o teu Natal seja muito feliz, com muita harmonia e paz entre todos. Diverte-te e pratica Reiki.

Qual será o símbolo de Reiki mais poderoso

A partir do segundo nível de Reiki temos a aprendizagem de símbolos. Um símbolo de Reiki representa graficamente uma determinada vibração da energia, não tem nada de extraordinário, nem de estranho, mas é uma forma de focarmos a atenção na prática. Existindo apenas quatro símbolos na prática de Reiki, haverá razão em perguntar qual deles o mais poderoso?

Que símbolo de Reiki tem mais força ou é o mais poderoso?

No nível 2 de Reiki aprendemos três símbolos:

  1. Chokurei – o símbolo que intensifica a energia;
  2. Seiheki – o símbolo de Reiki que promove a harmonia;
  3. Honshazeshonen – o símbolo dedicado à mudança de pensamento

No nível 3, aprendemos um símbolo de Reiki:

  1. Daikomyo – Representa a grande energia do universo.

Podemos pensar que o símbolo de Reiki do nível 3 será o mais poderoso, ou talvez até o Chokurei pois traz a ligação à energia, se bem que o Mestre Hayashi tinha uma profunda ligação com o Honshazeshonen, o terceiro símbolo de Reiki.

Na verdade, será que existe algo de mais poderoso dentro da prática de Reiki?

Naturalmente que não, pois o método, Usui Reiki Ryoho, está orientado à evolução, ao desenvolvimento da pessoa e nada tem a ver com comparações do que possa ser ou não mais poderoso, algo mais eficaz ou não, dentro da própria prática. Qual a melhor maneira de te aperceberes disso?

Através de uma prática profunda, exaustiva e contínua ao longo de anos e anos. Tudo faz sentido como um grande puzzle, ou como um grande tapete persa.

O byosen ao enviar Reiki para a Terra

Quando estás a enviar Reiki para a Terra podes ter também percepções do seu estado. A estas várias percepções chamamos o byosen.

Byosen significa a irradiação da “doença”, ou seja, do desequilíbrio e desarmonia, neste caso, do planeta. Sempre que emitimos energia, temos um retorno, uma percepção.

O que fazer com o byosen ao enviar Reiki para a Terra

E se começares a sentir picadas ou mesmo dores, desconforto, ao enviar Reiki para a Terra? Isto pode acontecer e não é tão incomum quanto isso, pior ainda, neste último ano a condição energética da Terra vem vindo a deteriorar-se cada vez mais e a nós isso traz sensações não tão agradáveis.

Quando sentes formigueiros em determinada parte da mão, pode ser energia que está a criar algum tipo de desequilíbrio ou mesmo alguma parte física da Terra em desequilíbrio. Podes experimentar retirar e limpar essa mesma energia.

Podes também sentir vibrações estranhas nas mãos, ou até má disposição, por isso mesmo, está atento ao que sentes e ao que te apetece fazer, ou seja, o teu corpo e a tua terceira visão poderão ajudar-te a cuidar corretamente da energia emanada pela Terra, confia em ti.

Como enviar Reiki para a Terra

Existem várias formas de fazeres o envio de Reiki à distância para a Terra, este é apenas um exemplo:

  1. Preparação

    Se for um envio mais formal, poderás querer fazer o banho seco e enraizamento, recitando também os cinco princípios e sentir o fluxo da energia.
    Caso possas fazer o envio de Reiki ao ar livre e se estiverem outras pessoas perto, apenas visualizas para não estares a realizar as técnicas ao pé de outras pessoas. Faz como entenderes melhor.

  2. Envio de Reiki

    Sente a energia a fluir em ti;
    Visualiza o terceiro, segundo e primeira símbolo e recita os seus mantras;
    Indica que vais iniciar o envio de Reiki à distância e coloca uma intenção;
    Imagina que tens o planeta entre as mãos;
    Deixa a energia fluir para todo o planeta, preenchendo o planeta com harmonia e equilíbrio.

  3. Término e agradecimento

    Quando quiseres terminar, coloca as mãos em gassho, visualiza o planeta a desaparecer suavemente;
    Visualiza os três símbolos novamente e indica que terminas o envio de Reiki à distância;
    Faz novamente o banho seco;
    Agradece.

Enviar Reiki para a Terra é uma responsabilidade, um dever de todos os praticantes de Reiki, principalmente com o nível 2 ou 3. Nem que sejam apenas cinco minutos, mas todas as semanas tem em atenção o cuidado energético da Terra.

Detox para o verão com três técnicas de Reiki

Quando pensamos em detox para o verão, o nosso pensamento dirige-se para a dieta, mas há muito mais que podemos fazer, principalmente com a prática de Reiki.

Como fazeres detox para o verão com três técnicas de Reiki

Vamos então preparar um plano de detox para o verão com Reiki?

De uma forma muito simples, podemos pensar em três técnicas a aplicar ao nosso detox:

  1. Joshin Kokyu Ho;
  2. Heso Chiryo;
  3. Nentatsu.

Estas técnicas representam a meditação, a desintoxicação propriamente dita e ainda a mudança do nosso padrão de pensamento. Podes aplicar esta prática ao longo de, por exemplo, 3 ou 5 dias, da seguinte forma:

  1. Reflete sobre o que queres desintoxicar em ti, por exemplo, um hábito. Pensa de que forma esse hábito te afecta e como poderias mudar o teu comportamento para não o continuares a ter;
  2. Reflete também com os cinco princípios sobre esse tipo de intoxicação que tens, de que forma eles te aconselham;
  3. Se quiseres, em conjunto com as técnicas podes aplicar o autotratamento;
  4. Começa sempre cada dia com 15 minutos de meditação, usando a técnica Joshin Kokyu Ho, sentindo a energia a entrar com a respiração, até ao tanden e depois ao expirares e fluir para todo o corpo;
  5. Recita os cinco princípios, que poderá ser até antes de iniciares a meditação;
  6. Depois, passa à desintoxicação, coloca a intenção para a energia te ajudar a libertar essas “toxinas”, colocando o dedo médio da mão esquerda no umbigo, é a técnica Heso Chiryo;
  7. Passados 15 minutos, aplica o pensamento positivo, ou seja, aquilo que tu achas que deves fazer para que não te voltes a intoxicar. Mantendo em pensamento em mente, coloca a mão esquerda na testa e a direita na nuca, deixa fluir a energia, também durante cerca de cinco ou dez minutos, o tempo que aguentares;
  8. Quando quiseres terminar, agradece, recita os cinco princípios e faz o banho seco.

Se estiveres em época balnear, nada como um grande banho de mar depois de fazeres esta desintoxicação. Irá auxiliar-te bastante no teu processo de limpeza. Lembra-te que é importante teres também uma alimentação saudável e se gostares, bebe água com limão logo pela manhã, para um grande reforço imunitário e desintoxicação.

No livro e cartas técnicas Reiki para o Corpo e a Mente podes encontrar estas dicas e muitas mais, além de uma forma muito divertida e simples para aplicares Reiki no teu tempo livre de verão.

Seikaku Kaizen Ho a mudança de caracter com Reiki

A mudança de caracter é algo tomamos muito a sério na prática do Usui Reiki Ryoho. Ao compreender que querer prosseguir uma vida pacífica e feliz remete à mudança de consciência, percebemos claramente que a mudança de caracter e o burilar das nossas “imperfeições” em atitudes e gestão emocional, é algo que será constante. Temos uma técnica excelente para nos auxiliar na prática de Reiki, o Seikaku Kaizen Ho.

Read More

Quando deves receber Reiki presencialmente e não à distância

Podemos receber Reiki de várias formas, presencialmente ou à distância e existem condições que requerem o tratamento presencial e não à distância. Vamos observar como estas formas de receber Reiki podem ser distinguidas, para melhor auxiliar a pessoa.

Receber Reiki presencialmente ou não

Ao receber Reiki presencialmente, o praticante está perante a pessoa, avalia os seus movimentos, os seus gestos, que muitas vezes são indicadores dos locais onde tem algum tipo de bloqueio. Não lemos as expressões como um psicólogo, mas observamos os gestos no sentido de compreender a energia e o seu fluxo, ou ausência dele.

Presencialmente podemos comunicar com a pessoa e com o que ela indica ser melhor para a sua questão, poderá até referir a forma como fica deitada na marquesa, ou se durante o tratamento está a sentir algum tipo de desconforto ou reacção que esteja a interferir com ela.

Podemos no final ainda conversar e compreender se os objectivos estão estabelecidos. O dialogar com a pessoa é muito importante, pois ela poderá ir com a intenção de receber Reiki para uma situação, mas podemos compreender que poderá ser antes outra a razão e essa hipótse terá que ser dialogada.

Receber Reiki à distância, poderá ser útil para outras situações, pois estamos apenas a tratar energia com energia, sem o envolvimento presente da pessoa, o que poderá ajudar em algumas questões de bloqueio. Por vezes, o envio de Reiki à distância pode até ajudar o desbloqueio do trabalho que vai ser feito presencialmente, ou ser realizado após a prática presencial, para auxiliar a trabalhar algumas questões que ficaram em suspenso.

Estas duas técnicas complementam-se e são importantes, no entanto, só a prática de Reiki presencial é que pode ser considerada uma consulta, não existem, não são de todo aconselhadas consultas à distância.

Mas em que situação é que a pessoa apenas deve receber Reiki presencialmente?

Principalmente nas situações que requeiram uma tomada de consciência. Por exemplo, se a pessoa tem andado com questões de falta de autoconfiança, precisa de ter um acompanhamento presencial, é necessária uma mudança de consciência, uma mudança de padrão.

Assim, podes facilmente compreender como a maior parte das situações requerem um tratamento presencial. O envio de Reiki pode ser bastante útil, mas não substitui uma consulta e um trabalho consciente e responsável da pessoa, para o seu próprio processo terapêutico.

Como aplicar os símbolos de Reiki

Os símbolos de Reiki começam a ser aprendidos e praticados a partir do segundo nível, na maioria dos sistemas de Reiki. Eles servem para trabalhar frequências próprias da energia, como a sua potência, a harmonia, o envio de reiki e o equilíbrio da nossa essência.

Desenhar e visualizar os símbolos de Reiki

É muito natural haver confusões com o desenhar e/ou visualizar os símbolos de Reiki, porque é algo a que não estamos habituados. No Japão, a escrita pode ser uma forma de arte, apesar de o mesmo poder acontecer com a nossa escrita ocidental, nunca nos lembramos desse aspecto.

As regras são muito simples – o desenho deve ser bem feito, pelo que deves praticar várias vezes ao longo do teu treino, para que o símbolo não seja alterado, assim como a sua visualização. Depois temos ainda algo que irá activar o símbolo – o entoar o seu mantra, ou seja, o indicar o seu nome. Este tipo de entoação não requer musicalidade, é um simples dizer do nome do símbolo três vezes, para que seja activado.

O efeito dos símbolos e a sua activação, só funciona mesmo com os praticantes que tenham sido sintonizados. Outras pessoas poderão até sentir a energia, mas não é o mesmo que a activação correta dos símbolos pela sintonização.

Desenhar os símbolos

É muito importante que desenhes correctamente os símbolos, senão é como se estivesses a escrever o teu nome com letras parecidas, mas que não são a mesma coisa. Desenhar bem um símbolo é também compreender o seu sentido profundo e isto vem ao longo de muitos anos de prática.

Alguns praticantes consideram que após os saberem, já não precisam mais usar, ou que na verdade nem é preciso usar os símbolos… nada como experimentar, não de forma continuada e sem sentido, mas sim com uma intenção, com atenção e consciência. Verás que fará toda a diferença na prática.

Visualizar os símbolos

A prática da visualização implica criar uma imagem clara na nossa mente, na terceira visão, do símbolo. Geralmente, ao visualizar, pode imaginar-se a construção do símbolo, como se o estivessemos a desenhar ou então o surgimento do símbolo por completo.

Deve também usar-se o seu mantra três vezes.

A prática da visualização permite aplicar o símbolo em situação que convém ter alguma descrição, assim como em momentos que é necessária maior rapidez.

A desvantagem desta prática é que pode levar ao esquecimento de como desenhar corretamente o símbolo, o que não será bom.

Aplicar os símbolos de Reiki

A aplicação do símbolos pode ser feita:

  • Antes do início da prática;
  • Durante a prática, sempre que faça sentido;
  • Para a limpeza do espaço;
  • Para o envio de Reiki à distância;
  • Entre muitas outras situações, o que quer dizer que sempre que sentires esse apelo, deves aplicar os símbolos.

Lembra-te:

  • Desenhar ou visualizar correctamente;
  • Entoar audível ou interiormente o mantra três vezes por cada aplicação.

Três técnicas de Reiki para a autoestima

A autoestima é um bem muito valioso para todos nós, é como uma jóia que tantas vezes é esquecida, tapada pelo que não vemos em nós mesmos e procuramos nos outros, ferida e suja pela pressão exterior e pelos actos de ignorância daqueles que consideram ser melhor ter domínio sobre alguém que saber viver em conjunto.

Reiki para a autoestima – três técnicas essenciais

Reiki é um método muito especial porque está, em primeiro lugar, virado para nós mesmos, para que possamos trilhar um caminho de “vida pacífica e feliz”, segundo dizia o Mestre Usui. Nas 21 técnicas que nos legou, vamos considerar três que nos podem auxiliar:

  • Banho seco e Chuva de Reiki – a limpeza para começar de novo;
  • Gassho Kokyu Ho – a meditação para nos recolhermos e conectarmos;
  • Nentatsu ou Seiheki Chiryo – para construir um pensamento positivo.

Banho seco e Chuva de Reiki – a limpeza para começar de novo

Vamos seguir a filosofia japonesa de nos purificarmos antes de iniciarmos uma prática importante. Assim, aplica o banho seco para cortares ligações desnecessárias e limpar o excesso de energia, assim como a Chuva de Reiki para que a tua aura fique também mais limpa.

Gassho Kokyu Ho – a meditação para nos recolhermos e conectarmos

Não poderemos reencontrar a autoestima que todos temos se não nos predispusermos a estar connosco mesmos. A meditação gassho é excelente para isso mesmo pois colocamos as mãos juntas, perto do peito, sinal de respeito por nós mesmos e por todos, concentramo-nos na energia que entra também pelas pontas dos dedos e flui para o nosso chakra cardíaco e tanden.

Ao cultivar uma mente vazia, vamos estar a fazer crescer em nós a bondade, generosidade e autoestima. Este tipo de meditação ajuda também a revitalizar e reciclar energias velhas e paradas que estejam em nós.

Nentatsu ou Seiheki Chiryo – para construir um pensamento positivo.

E chegou o momento de cultivares cada vez mais uma atitude positiva em ti.

Escreve num papel o que te faz perder a autoestima, que atitudes tu mesmo tomas que te fazem perder a autoestima e pensa de que forma tu realmente deves agir perante essas situações.

Aplica a técnica nentatsu, pensando de que forma tu agirás, ficando cada vez mais equilibrado e feliz. Coloca a mão esquerda na testa e a mão direita na nuca, deixa a energia fluir.

Constrói, reconstrói a tua autoestima com uma prática dedicada a ti mesmo, observa-te segundo os cinco princípios e vê como vale a pena estares contigo mesmo e valorizares-te.

Quando devemos aplicar as técnicas de limpeza de Reiki?

Na prática de Reiki temos três técnicas que nos acompanham sempre, são técnicas de limpeza ou técnicas base à nossa prática. São o enraizamento, o banho seco e a chuva de Reiki

As técnicas de limpeza e quando aplicá-las na prática de Reiki

Na prática de Reiki há três técnicas essenciais que são grandes companheiras e de grande utilidade. O enraizamento é aquilo que nos permite escoar o excesso de energia e manter ligados à energia da Terra, ou concentrados; O banho seco permite cortar ligações (momentaneamente) e limpar o excesso de energia; A chuva de Reiki ajuda a limpar a aura.

Usamos, habitualmente, antes de iniciar a prática e depois, no entanto podemos prever algumas situações ou excepções:

  • Se antes do autotratamento te sentires bem, talvez não seja preciso fazeres rigidamente as técnicas;
  • Não apliques as técnicas em eventos públicos, para que não confundam o que fazes com outra coisa, procura um local mais privado;
  • Sempre que sintas que estás um pouco esquisito, desequilibrado energeticamente ou um pouco tonto, aplica as técnicas;
  • Lembra-te sempre do enraizamento quando estiveres muito cabeça no ar, assim como em situações que queiras tomar decisões e não te consigas concentrar;
  • Usa o banho seco sempre que sintas um excesso nocivo de energia, ou mesmo algum mal estar e fraqueza;
  • Usa a chuva de Reiki para situações onde sintas que a tua aura está com energia densa, ou com demasiados pensamentos.

Estas são algumas situações para aplicares ou não as técnicas de limpeza, usa sempre o teu critério e atenção de prática. Vale a pena.

O enraizamento, a atenção plena e ser uma montanha

A prática do enraizamento é um grande auxiliar para mantermos a nossa atenção plena, para descarregarmos o excesso de electricidade, energia densa e também uma forma de fortalecer o nosso poder pessoal e autocentramento.

O enraizamento é estar centrado e conectado

Já alguma vez te sentiste como uma montanha?

É estar forte, equilibrado, é sentir todo o vento adverso da vida, todas as dificuldades exteriores, mantendo o equilíbrio e a disciplina, a harmonia e a autoconsciência. O enraizamento pode ajudar-nos dessa forma, não precisas estar sempre enraizado, mas sempre que notas ser necessário, então essa conexão com a Terra tem que estar presente.

Através do enraizamento, tu deixas a energia fluir, aquela que se acumula em ti e é desnecessária, como a electricidade ou a energia densa. E como praticar o enraizamento?

Podes fazer de duas formas:

  1. Visualizas que o teu corpo é como uma árvore e que dos teus pés se esticam raizes para o centro da Terra. Dará uma sensação de ancoragem e assim irás sentir-te enraizado;
  2. Visualiza as tuas pernas como tendo uns canos interiormente, esses canos ligam-se à Terra. Ao inspirar, trazes energia Reiki, ao expirar, envias todo o teu excesso de energia, por esses canos, para a Terra, para ser transformado.

Lembra-te que ao fazeres estas técnicas de limpeza tens que ter em atenção duas coisas. A limpeza deve ser mudada com a tomada de consciência e deves manter também um trabalho de cuidado físico e energético do planeta Terra.

 

Reiki para quando não se volta a adormecer

Por vezes acordamos a meio da noite e já não se volta a adormecer. Dá-se voltas na cama, lê-se, vê-se televisão, mas o sono só chega quando nos devíamos estar a levantar. Como poderemos trabalhar esta questão com Reiki?

Técnicas de Reiki para quando não se volta a adormecer

As insónias ou o despertar noturno podem vir de uma série de situações e claro que deves procurar ajuda profissional para tal. Com a prática de Reiki, poderás tentar compreender porque acontece e até aplicar alguns conceitos para tentares ver se consegues retomar o teu equilíbrio.

Algo que é muito importante é perceber se existem situações que te possam trazer noites mal dormidas, tais como:

  • Ansiedade;
  • Tristeza;
  • Medo;
  • Irritabilidade;
  • Muitas tarefas a fazer;
  • Etc…

Tenta compreender as situações e resolvê-las. Se tiveres o segundo nível de Reiki, poderás ainda enviar Reiki para essas situações. Isso poderá ajudar a aliviar o peso da energia que te possa estar a trazer algum desconforto. Poderás reforçar com o nentatsu, a técnica do pensamento positivo, para trazeres alguma mudança de comportamento que necessites.

Caso tenhas o nível 1 (e mesmo para todos os outros níveis), experimenta praticar o Joshin Kokyu Ho, a técnica da respiração. Desta forma, estarás apenas entregue à meditação, ao estar no momento presente, a fluir com a respiração. Na maior parte das vezes, adormecer é algo que vem bem depressa. É importante é que a mente não se apegue a pensamentos.

Desintoxicação com Reiki para as festividades de Natal

Se já estás a pensar que os doces de Natal vão prejudicar a tua dieta, ou que vais comer à mesma e depois irás encontrar uma desintoxicação, então considera como o poderás fazer também com Reiki.

As técnicas de desintoxicação com Reiki para o Natal

Este tipo de técnicas de desintoxicação nada tem a ver com programas que os nutricionistas possam passar, ou mesmo recomendações médicas, portanto, não encares Reiki como uma substituição, mas sim como um complemento.

Antes de pensares na desintoxicação, pensa na razão pela qual vais comer muito. Se disseres porque estás predisposto, porque gostas, porque te traz boas recordações, então força, estás no caminho certo da tua opção, apenas avalia a tua saúde.

Mas se por acaso considerares que estarás a comer muito, principalmente doces, para tapar “um buraco”, então a coisa ser um pouco diferente. Aqui não nos devemos debruçar sobre a desintoxicação, mas sim sobre como resolver esta questão que poderá estar a afectar a nossa parte emocional.

Se tiveres questões sobre as técnicas seguintes, informa-te com o teu Mestre de Reiki, por favor.

Aplicar só as técnicas de desintoxicação

Podes escolher duas formas de te desintoxicar:

  1. Heso Chiryo, a técnica de desintoxicação pelo umbigo.
  2. Tanden Chiryo, a técnica de desintoxicação pelo tanden.

Podes aplicar qualquer uma destas técnicas de forma isolada, ou então integrada no teu autotratamento. O autotratamento é também muito importante para a manutenção do teu equilíbrio e harmonia.

A desintoxicação pelo umbigo

  • Coloca uma intenção para a tua desintoxicação;
  • Coloca o dedo médio da tua mão esquerda no umbigo, deixa a energia fluir.

A desintoxicação pelo tanden

  • Coloca a intenção do que queres desintoxicar;
  • Coloca a mão esquerda no tanden, abaixo do umbigo, coloca a mão direita nas costas, exatamente na mesma direção.

Tratar questões e aplicar a desintoxicação

Para desintoxicar, é relativamente simples e já sabes que como Reiki trata a pessoa como um todo, poderás não desintoxicar apenas fisicamente, por isso tem atenção ao teu processo e à tua intenção.

Mas se encontraste uma questão emocional ou mental, então aí poderás trabalhar com o nentatsu ou melhor ainda, com o Seiheki Chiryo, se tiveres o segundo nível. Podes fazê-lo da seguinte forma:

  • Coloca a tua intenção;
  • Inicia o autotratamento;
  • Na testa, coloca a mão esquerda, a mão direita coloca na nuca;
  • Mantém apenas um pensamento, relativo à desintoxicação ou à sua causa;
  • Visualiza o seiheki nesse processo;
  • Quando quiseres terminar, tira a mão esquerda e deixa a direita estar só a enviar reiki durante algum tempo;
  • Continua o teu autotratamento;
  • Quando chegares ao umbigo, aplica a técnica de desintoxicação pelo umbigo;
  • Depois continua todo o restante autotratamento;
  • Faz as técnicas de limpeza;
  • Agradece.

Como vês, a desintoxicação pode ser um processo longo mas muito interessante para a tua prática, por isso continua a pratica e não te esqueças que isto não deve ser feito apenas um dia.

E fica o desafio… que tal começar a desintoxicação antes do Natal?

A aplicação de muitos praticantes de Reiki a uma só pessoa

Por vezes há um praticante ou uma pessoa que está com muito pouca energia, ou precisa de um reforço extra, então, nada como nos juntarmos todos e fazermos a aplicação da técnica Shu Chu Reiki.

O Shu Chu Reiki – O cuidado de muitos a um só

Vamos imagina a situação em que cinco praticantes poderão fazer uma aplicação de Reiki a uma só pessoa. Esta é uma das formas de o fazerem:

  1. Pratiquem as técnicas de limpeza, o banho seco e a chuva de Reiki;
  2. Esvaziem a mente, deixem a energia fluir;
  3. Coloquem a intenção de que a energia flua para a harmonia e equilíbrio da pessoa, ou para a intenção que a pessoa pediu. Nesta situação todos devem ter a mesma intenção e todos devem ter o mesmo tipo de “fluxo” de energia, ou seja, um não deve usar o terceiro símbolo, outro não usa nenhum, outro usa dois. Todos devem estar em harmonia e a fazer o mesmo, para que a pessoa não sinta muitas diferenças;
  4. Enraizem-se ao longo do processo;
  5. Limpem a energia se sentirem necessidade disso;
  6. No final, façam as técnicas de limpeza novamente;
  7. Agradeçam.

Esta técnica é também excelente para realizar em voluntariado.

Lembrem-se sempre de que todos os praticantes devem estar em harmonia uns com os outros, todos orientados para o mesmo objectivo.

As posições de cada praticante de Reiki no Shu Chu Reiki

Neste caso, em que temos cinco praticantes, podemos optar por:

  1. Cabeça;
  2. Ombros (região do chakra cardíaco e laríngeo) e Plexo Solar, lado esquerdo;
  3. Ombros (região do chakra cardíaco e laríngeo) e Plexo Solar, lado direito;
  4. Esplénico e joelho, lado esquerdo;
  5. Esplénico e joelho, lado direito.

Claro que podem e devem optar por outras posições dependendo da necessidade da pessoa.

O tempo de duração da prática é o que for disponível para todos.

No final, o receptor deve hidratar-se, assim como os praticantes de Reiki e estes devem também fazer as técnicas de limpeza.

Heso Chiryo – a super técnica de desintoxicação através de Reiki

Heso Chiryo significa tratamento do Umbigo e é uma técnica de desintoxicação principalmente eficaz a partir do segundo nível de Reiki.

O Heso Chiryo e porque desintoxicar é importante

No Usui Reiki Ryoho temos uma série de técnicas que são usadas para desintoxicar. Elas são muito importantes pois ajudam o corpo a encontrar o equilíbrio e harmonia que tanto precisamos. Mas não penses que a técnica é meramente física, ou seja, para desintoxicar o corpo, o Heso Chiryo está bem além disso.

O Usui Reiki Ryoho indica que a Energia Universal auxilia na homeostasia, ou seja, no equilíbrio e harmonia de todo o corpo, isso quer dizer que ao nível da desintoxicação, há muito que fazer no plano emocional e mental, e é por isso mesmo que iremos trabalhar o umbigo.

Esta é também uma das técnicas em que é explicitamente indicado o uso do dedo médio da mão esquerda.

Então, para realizares o Heso Chiryo, podes:

  • Liga-te à energia;
  • Coloca a intenção que te ajude a desintoxicar (o que necessitas);
  • Coloca o dedo médio da mão esquerda no umbigo;
  • Deixa fluir energia pelo menos 15 minutos;
  • Quando quiseres terminar agradece.

Podes aplicar esta técnica durante o autotratamento ou de forma isolada. Se sentires necessário, no final faz as técnicas de limpeza. E porque não um dia experimentares fazer com a mão direita?

Chorar no envio de Reiki à distância

Já alguma vez estiveste a praticar o envio de Reiki à distância para alguém e começaste a chorar? Esse é também um byosen.

Chorar quando se realiza o envio de Reiki à distância

Também quando fazemos o envio de Reiki à distância, que em japonês se chama enkaku chiryo, iremos receber, muito possivelmente, o byosen da situação ou da pessoa que estamos a tratar, ou seja, poderemos sentir como a pessoa está, ou como energeticamente a situação se manifesta.

Assim, uma das sensações que podemos ter é de tristeza que resulta em choro, lacrimejar, ou de vontade de chorar, mas sem estarmos tristes.

É importante que nesta situação tu consigas distinguir aquilo que é teu, do que é de outra pessoa, compreendendo se é a situação que te traz tristeza e essa tristeza é tua, ou se a vontade de chorar é apenas um byosen, uma irradiação do desequilíbrio da pessoa, que se manifesta assim em ti para que o compreendas.

É por isso mesmo que a prática de Reiki é tão importante e desafiante. Traz-nos sempre imensas aprendizagens e apesar de por vezes custar, é muito muito positivo praticarmos.

Lembra-te sempre de tentares distinguir o que é teu do que é dos outros e de fazeres as técnicas de limpeza antes e depois da prática.

Page 1 of 8

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén