O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Categoria: Solidariedade

A importância de cuidar dos cuidadores com Reiki

O nosso trabalho terapêutico está focado na pessoa que nos procura, mas cuidar dos cuidadores é também algo de incrivelmente importante e tantas vezes esquecido.

Cuidar dos cuidadores ajuda também no tratamento à pessoa com doença

Muitas vezes o nosso trabalho voluntário centra-se, foca-se, naquele que nos procura para o restabelecimento do seu equilíbrio ou para auxiliar os tratamentos convencionais que está a fazer pela sua saúde. Mas em pessoas com doença crónica, ou outro tipo de doenças que são muito exigentes no cuidado, atenção e que trazem grande sofrimento, o cuidador sofre também muito.

Esta é uma infeliz realidade em que podemos considerar que em cada pessoa com uma doença com este tipo de condição, irão surgir mais um ou dois familiares ou pessoas próximas com sinais de exaustão, sentimentos depressivos ou mesmo somatização de algum desequilíbrio físico pelas condições desgastantes pelas quais está a atravessar, num caminho de acompanhamento. Esta é a realidade do cuidador, tão poucas vezes observada e menos ainda tratada.

Os cuidadores são pessoas com um papel importantíssimo na recuperação da pessoa com doença, eles são a charneira de apoio, muitas vezes os confidentes das dores de alma, diariamente.

Cuidar dos cuidadores é algo de muito importante pois a sua harmonia e equilíbrio irão fazer toda a diferença para aquele que é cuidado por eles.

Elsa, Cristina e Ana

A Elsa e a Ana, orientadas pela Cristina Belém, tiveram esse papel no voluntariado do terceiro nível de Reiki, o apoio no cuidar dos cuidadores, ao mesmo tempo que a pessoa que é o centro e razão dos cuidados, está a ser tratada.

Esta é uma experiência e uma lição de amor incondicional que devia ser replicada em vários tipos de abordagem terapêutica – o acompanhamento, o cuidar dos cuidadores, o tratamento da família, porque todos em equilíbrio com certeza que podem auxiliar muito mais quem está a passar por um momento difícil.

A prática de Reiki ensina-nos mesmo isso, pois a missão do Usui Reiki Ryoho é “Guiar para uma Vida Pacífica e Feliz, curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa”.

Reiki no dia da mulher

Dia 8 de Março de 2018 celebramos o Dia da Mulher com muito Reiki, em sessões abertas de voluntariado, realizado pelos finalistas do nível 2 de Reiki.

Encontrar o equilíbrio e harmonia, a partilha, o chegar ao nosso fundo e encontrar a jóia que somos, foi o propósito deste trabalho de equipa. Por vezes precisamos limpar toda a densidade acumulada até chegarmos ao nosso interior essencial e brilhante.

O propósito do nível 2 de Reiki pode também ser encontrado no poema 125 do Imperador Meiji:

125 — ESPELHO

Vou polir o meu espelho como o espelho do outro que não tem geada. Vais aprender sobre ti mesmo, olhando para outra pessoa.

– Imperador Meiji

A todos os praticantes, parabéns pelo vosso trabalho e também um muito obrigado a todos os que participaram.

Outubro de doação

Em Outubro teremos mais iniciativas de coração e doação, desta vez destinadas à Comissão Social de Freguesia de Mina De Água.

Actividades de Doação

Pedimos a todos os participantes que levem alimentos enlatados, arroz, massa, etc… nestas actividades. Os alunos são também convidados nos dias de workshop a levar alimentos, caso tenham oportunidade para tal.

Karuna

25 de Outubro – 19h00

Sábados Voluntários

Sessões de Reiki em troca de alimentos. Não requer inscrição.

14 de Outubro – 15h00 às 19h00

21 de Outubro – 10h00 às 13h00

28 de Outubro – 15h00 às 19h00

Budismo Humanista

Aulas de Budismo Humanista e meditação em troca de alimentos. Não requer inscrição.

12, 19 e 26 de Outubro – 19h00 às 20h00

 

Local: CENIF Amadora – Rua Emídio da Conceição Fernandes 10, 2700 Amadora

Um mês de sábados voluntários e não só, no CENIF Amadora

Dedicamos o mês de Setembro como mês do coração no CENIF Amadora e promovemos vários sábados voluntários e ainda uma quarta-feira de doação de karuna.

A importância dos sábados voluntários – o dar e receber no Reiki

Ao longo do mês de setembro foram realizadas mais de 50 sessões de Reiki e Karuna, por alunos de nível 3 e 2, com o intuito de auxiliar quem pudesse estar a necessitar de receber Reiki. Este espírito de doação é muito importante de cultivar na prática de Reiki pois permite-nos crescer interiormente e compreender com uma outra sensibilidade as necessidades do outro, mas também as nossas próprias.

Esta é uma grande lição de Reiki, do amor incondicional e do voluntariadosaber dar para saber receber, saber receber para saber dar. O amor incondicional, que muito se associa na prática de Reiki é a capacidade de doar sem esperar algo em troca, em desapego, com responsabilidade, maturidade e sabedoria.

Em outubro continuaremos as iniciativas, desta vez como extensão da Associação Portuguesa de Reiki para o apoio na recolha de alimentos em troca de sessões de Reiki para a Comissão Social de Freguesia de Mina De Água, na Amadora.

A todos os praticantes voluntários, muitos parabéns pelo vosso excelente trabalho!!!

Fazer Reiki sem condições

O que precisas para fazer Reiki e em que situações dirás que estás a fazer Reiki sem condições?

Uma reflexão sobre o que necessitamos e o que é fazer Reiki sem condições

A prática de Reiki requer de nós uma mente vazia e um coração predisposto, ou seja, a capacidade de estarmos no aqui e agora e de conseguirmos expressar a compaixão e amor incondicional necessários para poder partilhar, deixar fluir, a energia.

Do ponto de vista das condições exteriores, precisaremos pensar no que realmente nos pode impedir de aplicar Reiki e também em que contexto o estamos a fazer.

Se estamos a aprender Reiki, precisamos de espaço, marquesas, tempo, aulas, acompanhamento, ensinamentos, que nos façam crescer, estas são algumas das nossas condições para a aprendizagem.

Se estamos numa via profissional, precisamos de um espaço adequado, onde realmente possa trabalhar a energia Reiki e a terapia sem interferências, a marquesa e todos os materiais adequados à prática, assim como instalações apropriadas.

Se estamos em voluntariado… aí tudo pode mudar e poderás dizer que estás a fazer Reiki sem condições – mas o que poderá isso querer dizer e porque?

Quando nos predispomos ao voluntariado, temos que perceber exactamente o que vamos fazer. Se quiseres usar uma bata e estar num hospital… poderás estar longe daquilo que é realmente o voluntariado. Se estás predisposto a ir onde é mais necessário, a aplicar Reiki em cadeiras ou num colchão em cima de mesas porque essas são as condições que a instituição tem, então estás com a mente e o coração no lugar certo.

O voluntariado não é um movimento para nos sentirmos grandiosos, mas sim uma acção para auxiliarmos os outros, dentro da medida do possível, dentro das condições que nos dão, dentro daquilo que é a prática de Reiki. Quando temos esta noção, sabemos que não há Reiki sem condições mas sim Reiki em condições, porque esse é um acto nosso. De facto, o voluntariado não é simples nem será para todos, mas é algo de importante a aprender.

Se queres realmente fazer voluntariado, não penses nos hospitais, pensa em tantas comunidades que necessitam, que querem e não têm ninguém para lá ir porque não são “ideais”, ou não têm “todas as condições”.

Lembra-te dos cinco princípios.

Mês do coração no CENIF Amadora – apoiar uma causa

No mês de Março temos dedicado vários workshops no CENIF Guimarães para apoiar o Rodrigo Bernardo, uma criança que sofre de síndrome nefrótico, no CENIF Amadora iremos também participar com duas actividades por donativo para apoio ao Rodrigo.

Todos os donativos serão depositados na conta do Rodrigo e será apresentado um comprovativo do mesmo. No final de cada iniciativa o dinheiro entregue é contado com a presença todos.

Partilha de Reiki

21 de Março às 19h00 – Dar e receber Reiki.

Partilha aberta a todos os praticantes de Reiki. Participação por donativo livre.

Como tratar e cuidar do outro com Reiki

29 de Março às 19h00 – Como tratar do nosso próximo com Reiki, a prática no dia-a-dia para aqueles que nos são mais próximos.

As inscrições podem ser feitas através de comentário no grupo de alunos ou para o email amadora@cenif.com

cenif solidário

Sobre o Rodrigo

Esta informação encontra-se no facebook do Rodrigo Bernardo e é da responsabilidade dos seus autores.

12341349_779370178856264_3010140251714153136_nO Rodrigo é um bebe de 4 anos ,sofre de Sindrome Nefrotico desde os 18 meses aos 21 meses foi diagnosticada a doença auto-imune supra renal.
Neste momento o Rodrigo ja fez varias terapias para estabelizar a doença, desde QUIMIOTERAPIA, IMUNOSSUPRESSORES E CORTICOIDES, INCLUSIVE TERAPIAS ALTERNATIVAS.
POREM NÃO ESTAO A FUNCINAR!
Neste momento encontra-se a fazer 60mg de corticoides com 500 de imunossupressores,já esta corticodependente, e imunodeprimido ( não tem qualquer tipo de defesas).
Precisa de toda a nossa/vossa ajuda para procurar novas TERAPIAS FORA DE PORTUGAL , COMO POR EXEMPLO A TRANSFUSÃO DE CÉLULAS DO TRONCO afim de não depender SÓ DE CORTISONA e IMUNOSSUPRESSORES COMO A QUIMIOTERAPIA.
O Rodrigo aguarda uma resposta de IDA PARA A CLÍNICA FÉNIX NA TAILÂNDIA, para a transfusão das células do Tronco, bem como a Clínica na Alemanha, onde a SAFIRA do Projeto Safira foi salva do cancro renal através das Células Dendriticas.
AJUDEM O RODRIGO ATRAVES DA CAIXA GERAL DE DEPOSITOS :
NIB0035 0661 00009564800 51
RODRIGO DIOGO BERNARDO
Outros Países:
IBANPT50 0035 0661 00009564800 51

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén