Reiki Ryoho no Shiori
-
Reiki e o amor incondicional
Desde que iniciei o meu percurso no Reiki que sempre ouvi falar de «amor incondicional». Reiki é amor incondicional, o que fazemos é amor incondicional. Como sempre, quis tentar perceber de onde vem o sentido de amor incondicional, no Reiki, as suas origens. Sabemos que o Mestre Usui deixou as suas indicações sobre a prática através dos preceitos. A realização destes, levam à melhoria do corpo e da mente (Shin shin kaizen). Lendo o seu manual, o Usui Reiki Ryoho Hikkei, não encontrei referência a amor incondicional. O Mestre Hayashi indicava o Reiki Ryoho como «uma força, um poder, chamado Reiki que flui naturalmente do corpo humano. Não requer equipamentos, treino…
-
Trabalho diligente, uma perspetiva tradicional do Reiki
O quarto princípio de Reiki, só por hoje trabalho honestamente, tem um vinco muito forte na sociedade japonesa. Nos poemas do Imperador Meiji, encontramos a advertência a trabalhar sempre diligente e arduamente, a trabalharmos mesmo que sejamos idosos. Na prática de Reiki, este princípio leva-nos também a refletir sobre a honestidade e é excelente para trabalharmos o sentir – como me sinto? Como a energia me percorre? Que efeitos tem em mim? Que princípios preciso trabalhar mais? Toyokazu Kazuwa, presidente da Usui Reiki Ryoho Gakkai, dá a sua perspectiva sobre o quarto princípio. Devota-te ao teu trabalho Não importa quem. Aos seres humanos é dado uma tarefa que depende do seu…
-
Gratidão, uma perspetiva tradicional do Reiki
A gratidão pode ser encarada como uma resposta educada no sociedade. Agradecemos por algo que nos façam. Mas, no Reiki, aprendemos que a gratidão está muito além daquilo que apenas é bom, à primeira vista, para nós. O universo, a vida, quer apenas que sejamos felizes e mostra-nos o caminho de formas muito peculiares. Por isso, mesmo as más situações podem mostrar-se positivas. Agradecer ajuda-nos a cultivar felicidade e paz. O Mestre Toyokazu Kazuwa tem uma perspectiva muito interessante sobre o terceiro princípio do Reiki. Sê cheio de gratidão Aquele que consegue mostrar a sua gratidão a todo o tempo, é uma pessoa Feliz. É uma vergonha para o que não consegue…
-
Não te preocupes, uma perspetiva tradicional do Reiki
A preocupação, a confiança, o poder pessoal, são aspectos tão importantes para uma vida feliz e equilibrada que se tornaram o segundo dos cinco princípios de Reiki. No conceito japonês, o segundo princípio significa «não te preocupes» e é o Mestre Toyokazu Kazuwa, presidente da Usui Reiki Ryoho Gakkai, quem nos fala um pouco sobre a preocupação e confiança. Não te preocupes É dito que os humanos são animais cujos sentimentos e todo o tipo de emoções aparecem instantaneamente. Especialmente, quando estás preocupado, o teu coração contrai-se, os movimentos abrandam e a energia das células do corpo reduzem. Como resultado, frequentemente não consegues fazer o teu trabalho. Também, se tiveres demasiado…
-
Não te zangues, uma perspetiva tradicional do Reiki
Os cinco princípios de Reiki são os pilares da nossa prática e o caminho que nos leva a felicidade. No Reiki Ryoho no Shiori, um pequeno livro da Usui Reiki Ryoho Gakkai, o presidente Toyokazu Kazuwa fala da sua perspectiva sobre os princípios, ensinados pelo Mestre Mikao Usui. O primeiro deles diz respeito à calma de devemos cultivar e para tal, evitar a ira, a irritação, a zanga. Só por hoje, sou calmo, surge como a base que necessitamos para compreender o tempo que tudo requer, para sabermos respeitarmo-nos e respeitarmos o outro. Só por hoje, não te zangues. Nada vale a perda da tua serenidade e o desgaste energético e…
-
Sê bondoso, uma perspetiva tradicional do Reiki
A Associação do Mestre Usui, a Usui Reiki Ryoho Gakkai, pelas mãos do seu presidente Toyokazu Kazuwa publicou um pequeno livro que condensava os ensinamentos mais importantes do Usui Reiki Ryoho. Um deles é o conjunto dos cinco princípios. Ser bondoso é o quinto e envolve todos os outros, para uma prática constante, na construção de uma vida harmoniosa e feliz. A bondade requer de nós muita consciência. Como Toyokazu Kazuwa diz, não é o dar dinheiro que importa ou o termos a sensação que fizemos algo. É sim envolvermo-nos, acreditarmos, criarmos e participarmos. A bondade não surge de um dia para o outro, nem num evento grandioso mas sim na tua…
-
Só por hoje, uma perspetiva tradicional do Reiki
Os cinco princípios de Reiki começam por uma constatação, uma tomada de consciência – só por hoje. O estar no aqui e agora traz-nos a capacidade de observar interior e exteriormente, de tomar decisões mais compassivas e serenas, de resolver questões com mente e coração. Toyokazu Kazuwa, um dos presidentes da Usui Reiki Ryoho Gakkai, tinha uma perspetiva muito profunda sobre esta constatação que se reflete na prática de Reiki no Hatsurei-ho. Cumprir Só por hoje é cumprir o que o Mestre Usui dizia nos preceitos – Reiki é para a melhoria da mente e do corpo (shin shin kaizen). Fala-se frequentemente sobre o passado «Eu devia ter feito isto». «Eu devia ter…
-
A vida de Mikao Usui segundo a Reiki Ryoho Gakkai – uma introdução do Reiki Ryoho no Shiori
Em finais de 2014, recebi o manual em japonês, intitulado Reiki Ryoho no Shiori, que é o manual da Associação fundada pelo Mestre Usui (Usui Reiki Ryoho Gakkai). Decidi agradecer este bem que me chegou às mãos, partilhando-o com todos. E assim, encomendei a tradução do japonês para inglês desta obra e estarei ao longo de Março de 2014 a fazer a sua tradução para português. Este manual deixou-me com perspectivas ainda mais profundas sobre a prática de Reiki e do que é vivenciado no Japão. Não sou um purista nem acredito que o Reiki é rígido e estático mas sim que cresce com o tempo, no entanto, nunca devemos…