O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Categoria: Reiki para o Corpo e a Mente

Porque começamos o tratamento de Reiki na cabeça

A aplicação de Reiki na cabeça tem um sentido que surgiu desde os primeiros tempos da fundação do Usui Reiki Ryoho. As primeiras técnicas de tratamento do Mestre Usui começavam exatamente pelas posições da cabeça indo, no final, tratar a parte afetada da pessoa.

O tratamento de Reiki na cabeça – porque começa assim e qual o sentido?

Em muitas técnicas de alinhamento dos chakras ou de elevação da vibração da energia, vemos a prática a ser começada do chakra raiz para o chakra da coroa. Na prática de Reiki, temos o autotratamento e o tratamento a outros a serem começados, a maioria das vezes, na cabeça. Estará o método do Mestre Usui errado?

Cada método tem uma explicação, ou deve ter, para a razão de começar um tratamento de determinada forma. Na prática de Reiki, houve várias mudanças ao longo do tempo. Por exemplo, o Mestre Usui indicava cinco posições iniciais na cabeça, isto porque a maior parte das questões das pessoas tem uma grande manifestação mental e o nosso cérebro comanda todos os impulsos, além de que a energia com que trabalhamos, Reiki, tem a sua “entrada principal” pelo chakra da coroa.

Sabemos que ao longo do tempo o Mestre Hayashi introduziu outras formas de aplicação de Reiki e que ainda a Mestre Takata promovia o início do tratamento pela barriga, pois é por aí que tudo é gerado. Ou seja, cada Mestre acaba por ter uma percepção própria da forma de tratar. Hoje em dia, é muito comum começar-se pela cabeça. Pessoalmente, começo pelos ombros, pois é um ponto de contacto habitual e permitirá a energia fluir, talvez, sem tanta restrição. Outros Mestres fazem o início do seu tratamento pelo chakra cardíaco, que é o motor do Reiki. Se a pessoa está com pouco enraizamento ou bloqueada no chakra raiz, podemos começar por aí o tratamento.

Estes exemplos mostram que podemos ser flexíveis, mas consistentes, ou seja, podemos iniciar um tratamento da forma que sentirmos ser mais eficaz para a pessoa que vamos tratar, mas há que ter um fundamento para isso e não apenas fazer por fazer.

Iniciar ou fazer o tratamento de Reiki na cabeça é algo de importante pois a partir daí poderemos aliviar a energia dos pensamentos, o sistema nervoso, as funções do corpo e também o nosso “centro de controlo” que é o Chakra da Terceira Visão. A energia ao fluir de “cima para baixo”, ou seja ao aplicar Reiki na cabeça, está a trazer um fluxo de harmonia para todo o corpo, fazendo “descer” a energia da mente à realização do corpo.

Se quiseres podes ler mais sobre a técnica das posições tradicionais do Mestre Usui no livro e cartas técnicas Reiki para o Corpo e a Mente.

Que livros de Reiki são recomendados no Nível 2 de Reiki

Se estás no nível 2 de Reiki ou se pretendes iniciar o teu percurso neste nível, então poderás estar à procura de livros de Reiki que sejam recomendados. Indico-te dois que poderão auxiliar-te a compreender o objectivo deste nível e também o desenvolvimento da prática.

Livros de Reiki recomendados para o nível 2 de Reiki

O Nível 2 de Reiki traz-nos uma prática mais acentuada no desenvolvimento de técnicas, assim como um aprofundar da filosofia de vida. Aqui, o praticante irá também desenvolver as competências para trabalhar como voluntário, ou seja, estar predisposto para a doação de Reiki. Se já leste O Grande Livro do Reiki, estes são os outros livros de Reiki que recomendo para ti:

Reiki para o Corpo e a Mente

Já na segunda edição, este pequeno livro que é composto também por cartas, irá auxiliar-te a dinamizar a tua prática de Reiki, desenvolvendo as técnicas, aplicando os símbolos e conjugando a filosofia de vida para uma prática integrada. Reiki para o Corpo e a Mente saiu em 2016 e é aplicável a todos os níveis, se bem que será um excelente auxiliar a praticantes de nível 2 de Reiki.

Através das cartas e dos programas de trabalho que constam no livro, poderás verificar que a prática de Reiki é profunda e que nos traz grande sabedoria.

Escolhido para ser  um guia do mundo, deve-se ter uma atitude correta. – Imperador Meiji

 

Reiki Guia para Uma Vida Feliz

Também publicado em 2016 e também em segunda edição, Reiki Guia para Uma Vida Feliz é um auxiliar para o aprofundar dos preceitos que o Mestre Mikao Usui nos legou.  Com muitos conceitos escritos quando estava ainda no Japão, este livro ajudou-me a conciliar a perspetiva de Montanha e Bambu que precisamos adquirir, ou seja, sermos resilientes e flexíveis. Além da tradução integral e interpretação dos 125 poemas do Imperador Meiji, poderás também aprender conceitos profundos sobre a meditação e outras técnicas que te trarão boas ferramentas na Arte Secreta de Convidar a Felicidade.

Mais ainda, poderás ler neste livro textos inéditos sobre o Mestre Usui, Hayashi e Takata, que te auxiliarão a compreender toda a prática de um ponto de vista tradicional.

Os livros de Reiki são um bom complemento à tua prática e aprendizagem, mas não te esqueças de participar nas aulas e cumprir os teus cursos ao longo dos meses, pois seguirmos uma missão que nos indica “guiar para uma vida pacífica e feliz”, não se consegue fazer num dia… muitas vezes nem em anos, é por isso mesmo que temos que encarar este caminho como um percurso, onde felizmente não estás só.

Como aprender as técnicas de Reiki e melhorar a prática

Se não tens conhecimento de todas as técnicas de Reiki ou se pretendes desenvolver o teu saber e prática das técnicas de Reiki então podes fazê-lo de uma forma muito simples com as cartas técnicas Reiki para o Corpo e a Mente.

Como aplicar Reiki para o Corpo e a Mente para desenvolver as técnicas de Reiki

A melhor forma de aprender é fazendo e fazemos melhor quando vemos e repetimos. É por isso mesmo que podes encontrar em Reiki para o Corpo e a Mente a ilustração das técnicas que te permitirá compreender visualmente como podem ser realizadas, para que depois as possas repetir. A repetição nem sempre parece ser algo muito interessante ou convincente e é por isso que foram criados uma série de programas que te irão ajudar a desenvolver a prática, quer seja através da desintoxicação ou mesmo do empoderamento energético.

Por exemplo, com a técnica Hatsurei, poderás ainda escolher a carta da técnica Kenyoku Ho, que é o banho seco, e ainda o Joshin Kokyu Ho, a técnica da respiração. Para complementar a prática, podes escolher um princípio ou um poema do Imperador Meiji, para que possas refletir em meditação.

Depois, o truque é ires sentindo o que te acontece com cada uma das técnicas, compreender as tuas limitações e porque não consegues alcançar o objetivo da técnica. É também importante falares com o teu Mestre de Reiki, ele irá orientar-te em alguma correção ou em qualquer tipo de atitude ou forma de encarar a técnica que necessites.

Com a tua percepção e persistência, vai compreendendo o significado da prática de Reiki. Por exemplo, queres ser mais calmo e por isso mesmo vais praticar o Hatsurei ho, então entrega-te, rende-te a essa prática e sente a transformação que a disciplina traz para ti. O que é sentir a respiração e a energia a entrar, de que forma a energia se expande em ti quando fazes o Kenyoku ho?

É por isso que este é um caminho e não um fim, Reiki e o Usui Reiki Ryoho são uma prática para a vida, um caminho que nos traz felicidade, porque pode ser vivido e realizado por qualquer pessoa. Vale a pena experimentares e descobrires / redescobrires as técnicas de Reiki.

Desenvolver o trabalho de Mestre de Reiki com Reiki para o Corpo e a Mente

Se és Mestre de Reiki ou estás a praticar para ser, sabes que há um trabalho gigantesco no que diz respeito a explicar técnicas, princípios, filosofia de vida, símbolos e conceitos base do Usui Reiki Ryoho.

Reiki para o Corpo e a Mente no trabalho de um Mestre de Reiki

Nos seus preceitos, o Mestre Usui indica que Reiki é para a melhoria do Corpo e da Mente, ou seja, para aprimorar, para trazer o equilíbrio e a harmonia à pessoa, como um todo. É um conceito verdadeiramente holístico e representativo da contínua melhoria que precisamos fazer.

O Usui Reiki Ryoho é algo de verdadeiramente incrível, de uma sabedoria profunda e de aplicações quase ilimitadas. Explicar todos esses conceitos, enquadrados naquilo que é Reiki, nem sempre é fácil. Por isso, estas cartas técnicas, Reiki para o Corpo e a Mente, podem também ajudar-te a explicar tudo o que envolve a nossa prática.

Como aplicar as cartas para o desenvolvimento do ensino

  1. Como Mestre de Reiki, podes tentar explicar o significado de todas as 55 cartas que compõem o conjunto;
  2. Podes experimentar criar programas de trabalho para cada um dos níveis, com as técnicas e cartas específicas para cada um deles;
  3. Ajuda os alunos a conhecerem melhor a filosofia de vida no Reiki, através dos príncípios e dos poemas do Imperador Meiji;
  4. Desenvolve a prática das técnicas de Reiki.

Reiki também pode ser divertido, por isso fazer jogos poderá ajudar a cativar o interesse pela prática.

Conhecer melhor Reiki para o Corpo e a Mente

Novas edições de Livros de Reiki

Em Julho de 2017 são reeditados mais dois livros de Reiki – O Grande Livro de Reiki, na sexta edição e com mais de 12500 exemplares e Reiki para o Corpo e a Mente, com mais de 6000 exemplares.

O Grande Livro do Reiki

Manual prático para quem pretende compreender o que é Reiki e ter um guia de apoio para todos os níveis de Reiki.

 

Reiki para o Corpo e a mente

Cartas técnicas para o desenvolvimento da prática de Reiki, com os princípios, filosofia de vida e as técnicas de Reiki.

Nentatsu

Nentatsu Ho – a técnica para alcançar o pensamento positivo

O Nentatsu Ho é, literalmente, a técnica para alcançar o pensamento positivo. Mas, como o poderemos fazer com a nossa prática de Reiki?

Praticar o Nentatsu Ho para a mudança do pensamento

Ter pensamentos positivos não é fácil. Pode parecer à primeira vista, mas quando começamos a observar e analisar o nosso comportamento, compreendemos que existem muitas coisas que precisam ser modificadas, melhoradas. Com isto não quer dizer que tenhas pensamentos criminosos ou prejudiciais, se bem que o Nentatsu pode ser uma ajuda para esses casos, mas aqui vamos abordar o processo da nossa mudança de consciência.

Poemas Imperador Meiji - Nentatsu

Um dos nossos grandes desafios é o de mudar a forma de pensar e isso tem a ver com o construir uma base que nos conduza por um caminho positivo. Felizmente, na nossa prática temos os cinco princípios e os poemas do Imperador Meiji. Esta é a filosofia de vida que nos orienta a “guiar para uma vida pacífica e feliz”.

Então, criar o pensamento positivo requer:

  1. Ter consciência do que há a mudar;
  2. Compreender de que forma se pode mudar e que tipo de pensamento se deve ter;
  3. Entrega na prática e na mudança.

Tendo isto em mente, vamos aplicar a técnica.

Nentatsu para o teu pensamento positivo

Tanto podes aplicar a técnica durante o autotratamento, como o podes fazer de forma isolada. Além de o poderes aplicar em qualquer momento do teu dia-a-dia, poderás também conjugar com o Joshin Kokyu Ho, a técnica da respiração, para que possas ter a energia reciclada e revitalizada.

  1. Em primeiro lugar, toma consciência do que há a mudar e que pensamento positivo queres cultivar em ti;
  2. Esvazia a mente;
  3. Coloca o teu pensamento positivo que queres alcançar;
  4. Coloca a mão esquerda na terceira visão e a direita na nuca;
  5. Mantém sempre esse pensamento presente e deixa fluir Reiki para a mente e para o pensamento;
  6. Quando terminares, agradece.

Este é o protocolo tradicional para a técnica. Claro que poderás nela acrescentar os cinco princípios e substituir o pensamento por uma atitude a ter perante uma situação.

Podes fazer a técnica sentado ou com almofadas para amparar os braços, pois poderá ser cansativo. O tempo ideal é de cerca de 10 a 15 minutos, durante a quantidade de dias que consideras ser importante para a tua mudança.

Podes usar as cartas de Reiki para o Corpo e a Mente para te guiar na técnica.

Entrevista na Women’s Wonderland – Reiki para o Corpo e a Mente

Na revista Women’s Wonderland número 16, de Janeiro a Março de 2017, podes encontrar uma entrevista, em profundidade, sobre as cartas técnicas Reiki para o Corpo e a Mente.

O meu agradecimento à Joana Carvalho, pelo excelente trabalho editorial e apoio. Poderás encontrar no Issuu a revista online e ler muitas mais dicas valiosas para este novo ano.

Entrevista Reiki para o Corpo e a Mente – revista Women’s Wonderland

Reiki para o Corpo e a Mente para pensamentos angustiantes

Se tens tido pensamentos angustiantes e queres aplicar o teu conhecimento de Reiki para tratar essas questões, podes usar as cartas de Reiki para Corpo e a Mente, para reflexão e método para potencial o teu autotratamento.

Aplicar Reiki para o Corpo e a Mente na harmonia de pensamentos

Vamos experimentar fazer um programa de sete dias para a questão que traga pensamentos angustiantes. Em primeiro lugar é necessário que compreendas e identifiques o seguinte:

  • O que origina os pensamentos;
  • Em que parte do corpo sentes que esses pensamentos te afectam;
  • Quando e porque começaram.

Tenta compreender a origem desses teus pensamentos porque é algo que será necessário rever, para que possas muda a tua forma de reagir perante eles. Ao observares que parte do corpo fica mais fragilizada, podes descobrir quais as partes em ti a harmonizar. Assim como ao perceber em que idade ou momento começou essa fragilidade irá ajudar-te a trabalhar melhor essas situações.

Programa para trabalhares os pensamentos com Reiki

Durante 7 dias poderás experimentar o seguinte:

  • Escolhe um princípio à sorte para trabalhares ao longo do dia. Tira a carta com a intenção de te elucidar ou fazer reflectir sobre a situação (cada dia tiras um diferente);
  • Escolhe um poema, com a mesma intenção, para meditares sobre ele;
  • Aplica sempre as cinco posições tradicionais e trata, depois delas, as posições que sentes que são mais afetadas pelos pensamentos (carta do tratamento tradicional);
  • Aplica o nentatsu para mudares positivamente o teu pensamento. Por exemplo se tens ansiedade, observa-te na situação com calma, a saber estar no momento presente e com serenidade.

Se quiseres, podes substituir o tratamento tradicional pelo autotratamento completo. O tratamento tradicional é uma forma de potenciares a “cura” da mente. Se preferires, podes passar de 7 dias a 21 dias de autotratamento. Usa as reflexões dos princípios e dos poemas com sabedoria, eles irão ajudar-te na tua prática, para que tenhas cada vez mais sabedoria e consciência sobre as situações. Lembra-te, só por hoje sou calmo, ou seja, tudo tem o seu tempo. Pratica com confiança.

 

Reiki para o Corpo e Mente

Reiki para o Corpo e a Mente – Cartas Técnicas

Reiki para o Corpo e a Mente é um pequeno guia de reflexão, através dos princípios e poemas do Imperador Meiji e da energia dos símbolos e técnicas. Destina-se a todos os praticantes, independentemente do nível e do sistema de ensino. Ao praticares com estas cartas, estarás a percorrer toda a aprendizagem essencial da filosofia de vida e terapia Reiki, direcionada para a tua elevação de consciência e harmonia. Com a tua transformação, estarás também a contribuir para a mudança dos outros e, assim, concretizar-se-á o que o Mestre Usui dizia sobre Reiki:
a Arte Secreta de Convidar a Felicidade”.

Porque as cartas técnicas Reiki para o Corpo e a Mente

A prática de Reiki requer disciplina, entrega e um sentido de finalidade e compreensão do caminho. Muitos praticantes encontram as pressões do seu quotidiano a interromper a prática ou então alguma desmotivação por não lhes fazer sentido a repetição. Torna-se necessário encontrar motivação para a prática de Reiki.

Este conjunto de 55 de cartas e manual tornará a prática de Reiki mais fácil de integrar no quotidiano, tornando-a acessível a todos os praticantes, de forma a melhorar o corpo e a mente de uma forma prática, sistemática e intuitiva.

img_4852-2-s

Como continuares e melhorares a tua prática de Reiki

No livro de apoio às 55 cartas, irás encontrar dicas úteis para:

  • Autotratamento de 21 dias;
  • Autotratamento de 21 dias com técnicas;
  • Dez dias de técnicas para desintoxicação;
  • Cinco dias para a mudança de pensamento;
  • 21 dias para a mudança de hábitos;
  • E muito mais.

Com as cartas podes também tirar aleatoriamente uma para te auxiliar em questões que ocupam a tua mente e assim teres outras perspectivas para a sua resolução. O objectivo das cartas e do guia de apoio de Reiki para o Corpo e a Mente é o de auxiliar a teres uma vida cada vez mais pacífica e feliz.

img_4853-2-s

Prefácio a Reiki para o Corpo e a Mente por Tânia Martins

O Mestre Usui dizia que «O Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade». Esta arte requer prática e exercício constante para que possamos vir a ser verdadeiros mestres de nós mesmos.

Reiki para o Corpo e a Mente é um livro muito especial que todos devemos ler, porque nos ajuda a encontrar a tão desejada felicidade e a paz interior. O autor, um dos melhores Mestres de Reiki que já conheci, criou um conjunto de cartas com técnicas para a melhoria do corpo e da mente dos praticantes de Reiki. Para o autor, o Reiki e a sua vivência têm de ser algo muito prático e é isso o que pretende passar através destas cartas inspiradoras, que nos ajudam a promover a harmonia e o equilíbrio através das técnicas e do autotratamento.

Os benefícios da prática de Reiki já são conhecidos, mas há quem o considere apenas uma aplicação exclusiva da terapia, em si ou nos outros, embora o Reiki seja muito mais do que isso. O Reiki permite-nos transformar a mente e o corpo para uma vida mais feliz. Ajuda-nos a compreender o nosso próprio caminho para a paz e a felicidade. A calma, uma maior paz interior e a redução do stress são os primeiros sintomas após um tratamento de Reiki. Apesar da grande componente terapêutica, podemos também afirmar que é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e uma filosofia de vida.

Tânia MartinsPara concluir, quero homenagear o autor pela pessoa extraordinária que é, pela energia maravilhosa que transmite e pelo excelente contributo que presta a todos os que desejam conhecer o Reiki. O mundo de hoje precisa de pessoas com atitudes e coragem para serem felizes, precisa de pessoas com uma visão positiva da vida e que permaneçam em paz com elas mesmas, e o João é um exemplo disso. Para mim, é uma honra poder apresentar este livro e agradeço-te, João, cada linha por ti pronunciada, mas principalmente o grande ensinamento que transmites em cada uma delas.

Obrigada por tudo, obrigada por seres quem és…

Tânia Martins

Jornalista e Editora das revistas Zen Energy e Reiki & Yoga

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén