O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Category: Reiki para Crianças

Como fazer o autotratamento Reiki com os filhos

Se vais fazer o teu autotratamento Reiki e estás preocupado que os filhos te incomodem, não há problema algum… podes praticar com eles.

Estar com os filhos e ao mesmo tempo aplicar autotratamento Reiki

Por vezes colocamos demasiada rigidez onde ela não é necessária, ou preocupamo-nos tanto em não sermos interrompidos por outros que nos esquecemos que a nossa mente nos interrompe muito mais vezes e até de forma ainda mais inoportuna. Então como poderemos fazer o autotratamento estando os filhos por perto?

Se os pequenos mostram interesse em estar contigo, então isso é muito bom e podes fazer várias actividades bem divertidas e úteis com eles:

  1. Começa por explicar o que fazes e porque fazes, até mesmo quais os benefícios de eles também praticarem;
  2. Começa pelas técnicas de limpeza, façam todos em conjunto;
  3. Depois, passa para uma pequena meditação… explica como se faz a técnica da respiração, o Joshin Kokyu Ho;
  4. Recitem os cinco princípios, tu primeiro e eles repetem a seguir a ti;
  5. E agora é a altura de começar o autotratamento. Na tua primeira vez com eles, vê se realmente irão fazer todas as posições ou apenas algumas, podes começar só com o chakra cardíaco e o plexo solar;
  6. No final, agradeçam e recitem novamente os cinco princípios.

Como vês pode ser bastante fácil, não precisas fazer tudo ou até durante muito tempo. Explica-lhes os conceitos e vais ver que perceberão tudo muito bem e facilmente. Não te preocupes por ainda não terem sido sintonizados, eles irão trabalhar com energia à mesma.

Se eles se quiserem ir embora a meio, não há problema algum, deixa-os ir e eles também te irão deixar fazer a tua prática, compreendendo como é importante para ti.

Super Reikinho – CD de Músicas e Meditações

Já conheces com certeza o Super Reikinho, o super herói que ajuda no Reiki para Crianças. Para te ajudar ainda mais, a Sílvia Oliveira e Marta Silva compilaram um CD de músicas e meditações guiadas.

Super Reikinho – as meditações

Descer pelas grutinhas, limpar, recriar, é muito importante e as crianças têm uma capacidade imaginativa curadora. Mas não penses que serve apenas para crianças. Experimenta escutar a Sílvia Oliveira e deixares-te guiar nas meditações e verás como te pode ajudar esta prática simples de Reiki.

Super Reikinho – as músicas

Escuta a Marta Silva e acompanha-a nas músicas do Super Reikinho, porque cantar é também um processo curativo e inspirador.

Lista das faixas

1. Os 5 princípios

2. Meditação das grutas

3. Meditação dos 5 princípios

4. Super Reikinho

Podes encomendar o teu CD do Super Reikinho através do site da ARCJ.

Ter uma boa reacção com Reiki ao mau comportamento de uma criança

Muitos pais ficam em desespero perante o mau comportamento do seu ou seus filhos. Hoje em dia, vemos o comportamento a mudar de uma forma completamente diferente e mais acelerada do tempo da nossa geração. As crianças e jovens identificam-se de uma forma mais estrita aos seus modelos criados no ambiente escolar e que acompanham foram da escola através dos telemóveis e computadores. Tudo está diferente e ao querermos “corrigir” um mau comportamento deparamo-nos com reacções e respostas inesperadas. Vamos então observar como podemos trabalhar com Reiki, para a mudança de comportamento de uma criança e, principalmente, para a nossa capacidade de saber lidar com isso.

Trabalhar com Reiki para uma boa reacção ao mau comportamento

Para os pais é muito importante conseguir ter e manter uma boa reacção a um mau comportamento, assim como uma boa capacidade para facilitar a educação da criança. A prática de Reiki poderá ajudar com as seguintes perspectivas:

  • Filosofia de vida;
  • Meditação;
  • Autotratamento.

Filosofia de vida

Os cinco princípios podem ser como uma bússula para as tuas questões na educação e, principalmente, no mau comportamento da criança. Observa como eles podem te dão indicações sobre toda a situação e cresce também nessa perspectiva. Quanto mais praticares os cinco princípios, também mais capacidade terás de os partilhares com a tua criança.

Meditação

Praticares meditação vai auxiliar-te a promover uma mente vazia, ou seja, uma melhor capacidade de observação, discernimento e reacção. Mantendo uma postura de mente vazia, consegues escutar e não reagir de imediato. Por vezes a criança apenas precisa que se escute o seu ponto de vista até ao fim e se valorize a sua própria perspectiva. Por outro lado, a meditação irá dar-te também um reforço positivo para demonstrares à criança como pode ser útil ela parar para resolver as suas próprias questões e uma forma de saber lidar com os seus confrontos emocionais.

Autotratamento

Começa por observar de que forma o mau comportamento da criança te está a influenciar e em que partes de ti isso acontece. Tenta perceber se até não é algo do passado que vem ao de cima, se assim for, envia Reiki para essa situação.
Faz um autotratamento completo, com mais atenção para as tuas questões particulares, tenta fazer essa prática durante alguns dias e, se necessário, aplica os cinco princípios até enquanto fazes as posições, para reforçar a paz e a calma.

Como ajudar a mudar o mau comportamento da criança

Um comportamento vem sempre de uma tomada de consciência. Essa pode ser positiva ou negativa. A forma que encontramos no Reiki de trabalhar o comportamento é através da filosofia de vida, além da prática terapêutica.

Ensinar os cinco princípios é algo de muito meritório e pode trazer grandes valores à criança. Não é fácil fazê-lo pois a criança pode ter já um padrão emocional que a leva a querer bloquear estes valores por não fazerem parte daquilo que vê nos outros, ou seja, os seus colegas e amigos. No entanto, com a paciência do primeiro princípios e a bondade do quinto, pouco a pouco e sem forçar, tudo é possível.

Se puderes, faz tratamento à tua criança, tenta perceber quais os chakras mais afectados e de que forma também as suas emoções e mente estão. Se quiseres, combina com ela algo que gostasse de mudar e pratica o nentatsu, para que alcance um pensamento mais positivo.

Reiki na Escola Prof João de Meira

A Rádio Fundação, de Guimarães, realizou a “Grande Entrevista” a Sílvia Oliveira, coordenadora do Núcleo de Reiki da Associação Portuguesa de Reiki e a Helena Sousa, Professora e coordenadora do projecto de Reiki na Escola Professor João de Meira, em Guimarães. Este projecto surge da vontade de se auxiliar os jovens a obterem mais qualidade de vida e harmonia, o que lhes permite ter uma outra relação com as escola, com os seus colegas e um melhor aproveitamento e sucesso escolar.

O projecto conta com duas formadoras de Reiki e quinze voluntários para a terapia.

Podem ler mais sobre este projecto de Reiki na Escola Prof João de Meira, aqui…

Reiki chegou às escolas de Guimarães

O Reiki chegou às escolas!

Quando queremos tornar real o potencial de uma criança, procuramos chegar ao seu equilíbrio emocional, mental, à autoconsciência e a um cuidado natural. Assim o Reiki chegou às escolas, como um caminho complementar para a saúde física, mental e emocional da criança.

Tentando alcançar o equilíbrio integral do aluno, sentiu-se a necessidade de proporcionar outras experiências que podem ocupar saudavelmente, assim como levar a um cuidado terapêutico.

Estreitar a ligação com a comunidade é uma das áreas de intervenção que o Agrupamento escolar tem no seu projeto educativo. Assim, foi realizado um protocolo com a Associação Portuguesa de Reiki, com núcleo em Guimarães, para que se possa dar uma resposta conjunta às várias problemáticas que vão surgindo na criança.

Neste sentido, foi formalizado o projeto “Crescer com Reiki” que em parceria com a Equipa Multidisciplinar da escola, pretende abranger alunos com dificuldades de aprendizagem, problemas comportamentais, entre outros.

Através desta parceria, entre o agrupamento e a Associação Portuguesa de Reiki, núcleo de Guimarães, pretende-se promover o bem-estar do aluno em todas as suas dimensões: física, mental, emocional e energética. Para isso, os alunos terão acesso à Terapia Complementar de Reiki e à meditação, através de sessões individuais e formação, proporcionada por Formadoras e Terapeutas de Reiki de Nível 3, em regime de voluntariado. Neste presente momento, encontram-se duas formadoras a orientar 16 alunos da área vocacional e 13 terapeutas a cuidar de 67 crianças e jovens do quinto ao nono ano.

Os objetivos do projeto visam, entre outros: promover a autoconsciência, aumentar a autoestima, melhorar a concentração, melhorar os resultados académicos, melhorar a qualidade comportamental e contribuir para o equilíbrio pessoal dos alunos.

«É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança» – Provérbio Africano.

Encontro dos pequenos praticantes de Reiki

No dia 5 de Dezembro o Daniel Azevedo fez o encontro dos pequenos praticantes de Reiki. Neste final de ano, após as aulas práticas e muita diversão, partilharam os seus desenhos, sonhos, fizeram Reiki e ainda yoga. Reiki é simples e para todos e as crianças vêm e praticam a energia de uma forma muito natural. Os princípios auxiliam-nos a ter mais confiança, harmonia e força para os seus desafios.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Reiki para Crianças faz sentido, traz alegria, equilíbrio e força

Reiki é para todos e também para as crianças. Reiki ajuda as crianças a compreender onde estão as suas questões, a superar os medos e a ter uma convivência saudável com os seus amigos e colegas. Os cinco princípios e a energia ajudam os mais pequenos a exteriorizar mais o que sentem e, para eles, Reiki é algo de muito simples e natural. A forma como identificam os chakras é incrível, mesmo sem ninguém lhes explicar como, assim como a força e harmonia que a eles lhes traz.

Em algumas escolas já podemos encontrar os cinco princípios nas paredes, por isso, em breve termos uma nova geração que irá encarar o Reiki com uma perspectiva mais natural e quem sabe, ainda mais presente na sua vida.

Super Reikinho o livro de Reiki para crianças

Sílvia Oliveira é terapeuta, Mestre de Reiki e ao longo dos anos como coordenadora do núcleo de Reiki de Guimarães, foi desenvolvendo vários projectos de voluntariado, com crianças, seniores, pessoas com deficiência e mesmo animais. Em todos estes projectos encontrou nas crianças uma realização muito importante com o Reiki – realmente a energia e filosofia de vida trazia-lhes transformação e felicidade. Mesmo nas suas consultas foi procurando a melhor forma de ajudar as crianças com Reiki e assim, um dia, surgiu o Super Reikinho.

Read More

Reiki para crianças foi assim

No dia 28 realizou-se o curso de Reiki para crianças e jovens com o propósito mostrar e ensinar aos mais novos o que é o Reiki. Neste dia vimos o que era a energia, e como ela está tão presente na nossa vida, a forma como podemos lidar com ela, a forma como a podemos trabalhar e a sua influência na nossa vida.

Read More

Curso de Reiki para crianças e jovens

A 28 de Março vamos abrir uma nova turma de Reiki para crianças no CENIF Amadora, com o intuito auxiliar as crianças e os jovens a lidar melhor com os seus desafios diários ao nível mental, emocional e físico. A prática de Reiki ajuda ainda a desenvolver uma perspectiva positiva da vida e um relacionamento mais construtivo e compassivo com os outros. Os workshops mensais são motivadores para a continuidade do trabalho das crianças e jovens, na prática de Reiki e na vivência destes princípios transformadores.

Read More

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén