O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Categoria: Reiki Guia do Método de Cura

O manual da Terapia Reiki com as indicações do Mestre Usui

A terapia Reiki é uma prática estruturada e com indicações que foram redescobertas através do Manual da Terapia Reiki da Usui Reiki Ryoho Gakkai, a Associação criada pelo Mestre Usui, quando constituiu o seu método, o Usui Reiki Ryoho. Mas que sabedoria o Mestre Usui indica que um praticante de Reiki deve cultivar?

Como observares a Terapia Reiki através dos ensinamentos do Mestre Usui

Em fevereiro de 2017, a Editora Nascente lançou o livro Reiki Guia do Método de Cura, nele está publicado, pela primeira vez a nível mundial, o Manual da Terapia Reiki conforme ensinado pelo Mestre Usui. A pesquisa deste manual começou em 2014, com James Deacon e Robert Fueston, sendo que este último indicou-me onde o poderia encontrar e assim se começou um processo de tradução de japonês para o inglês, cuja versão foi entregue a muitos autores, investigadores e associações de Reiki por todo o mundo, como uma doação minha à manutenção dos ensinamentos do Usui Reiki Ryoho. Da versão inglesa, passei para português, principalmente durante a minha primeira visita ao Japão com a Sílvia, em 2015. Parte dessa tradução foi incluída no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz, uma fundamentação da importância da filosofia de vida.

Entoa os poemas do Imperador Meiji e elimina todos os teus pensamentos.

Reiki Guia do Método de Cura é um livro extenso sobre a prática da terapia Reiki, aconselhado para todos os níveis, se bem que com uma maior profundidade para quem já tem o nível 2 e nível 3 de Reiki. Além do texto original do Manual da Terapia Reiki (a partir da página 339), irás também encontrar grelhas ordenadas sobre práticas terapêuticas para as doenças mais comuns, com as indicações do Mestre Usui, Mestre Hayashi, Mestre Takata e também as que estavam incluídas no Manual da Terapia Reiki.

Na riqueza deste manual, transcrevo-te algo que considero bastante valioso:

Três causas de doença

1. Hereditária: doenças que são causadas pelo sangue dos teus familiares e antepassados. (Eu lamento isto.);

2. Mente: se te preocupas demasiado, tornas-te doente. Neste caso, trata-se de uma mente doente, não de uma doença. Resulta de te esqueceres da preciosidade que é a vida dada pela Mãe Natureza e por seres confundido por muitos conceitos e pensamentos;

3. Ambiente envolvente: doenças causadas por outras pessoas ao tratarem-te, apesar de não teres nenhuma doença séria. Estas pessoas tendem a dizer-te coisas do género: «Não tens uma constituição forte» ou «Olhas para baixo; deves ter alguma coisa de errado», e fazem-te sentir que estás doente. Ficas convencido de que tens uma doença séria.

O que é indicado no Manual da Terapia Reiki

A terapia Reiki é única — uma descoberta maravilhosa e uma luz para aqueles que estão a sofrer — e deverá ser divulgada a todos no mundo, especialmente entre os seres humanos. Assim, em Harajuku, Tóquio, o Mestre Usui ensinou as lições espirituais aos seus discípulos.

  • A ética da nossa associação;
  • História da nossa associação;
  • Organização da nossa associação;
  • Os nossos métodos de terapia Reiki;
  • Como fortalecer a tua energia espiritual;
  • Os ensinamentos e regras estritos do Mestre Usui;
  • Os ensinamentos do Mestre Usui;
  • Ensinamentos do Estudo Espiritual;
  • O Corpo move-se em consonância com o Espírito;
  • Tornares-te um grande curador espiritual;
  • O Imperador Meiji e o sr. John Batchelor

  • A capacidade de autocura;
  • Coisas a lembrar para o tratamento;
  • Características da terapia Reiki;
  • A experiência vem de tratar muitas pessoas;
  • A terapia Reiki não funciona só para seres humanos, mas também para todos os seres vivos.

Para te tornares um grande curador espiritual, só tens de continuar a treinar e a aperfeiçoar-te.

Neste manual encontramos autênticas jóias de conselhos e indicações originais, dadas pelo Mestre Usui e seguidas pela restrita associação que ele criou. É uma forma de olhares para o aspecto tradicional, mantendo a devida atenção à diferença cultural e assim podendo tirar o máximo de proveito de tanta sabedoria que se julgava perdida na prática de Reiki.

E Reiki é mesmo um método, é uma forma terapêutica estruturada, que requer disciplina e treino, depois, tudo acontece de forma natural.

Como aplicar Reiki em transplantes

Uma aplicação ainda pouco incomum é a de Reiki em transplantes, ou seja, a aplicação da energia em pessoas que receberam um órgão ou parte do corpo físico que é de um terceiro. Vamos ver como o poderemos fazer de uma forma simples.

A aplicação de Reiki em transplantes presencial ou à distância

Quando uma pessoa recebe um transplante, há todo um cuidado incrível que comprova o avanço maravilhoso da medicina e ciência, para o cuidado da pessoa e para a melhoria da sua saúde e vida. Quando algo estranho, apesar de compatível com a pessoa, é colocado, o nosso corpo poderá ter uma boa reação ou, infelizmente, uma reação de incompatibilidade e, quem sabe se a aplicação de Reiki não poderá ajudar?

Do ponto de vista energético, contemplamos o corpo da pessoa como um todo. Quando algo que não pertence a esse campo energético é colocado, tem que haver um processo de homeostasia, tal como acontece com o corpo físico. Vamos imaginar um rim. É como se todo o corpo tivesse uma energia de cor amarela e o rim fosse de cor azul, parece destoar (estou a falar hipoteticamente) de todo o conjunto. A sua vibração energética, que percebemos através do byosen é também diferente do resto do corpo. Então qual o nosso trabalho?

Aquilo que um praticante de Reiki pode fazer é colocar a intenção de trazer harmonia e equilíbrio a todo o corpo energético da pessoa, para que tudo seja bem aceite, integrado e a pessoa esteja como uma. É como se a energia fosse toda uniforme.

Na prática presencial, não coloques as mãos em cima do local, trabalha mais no campo da aura e vai movimentando as mãos suavemente, como se fosse alisando a energia e tornando-a toda comum.

É também importante visualizares que a energia circula por todo o corpo, saindo pelas mãos e pés, o que ajuda a que a energia não crie inflamações ou estagnações.

Claro que é um processo muito intuitivo, com grande uso da imaginação e visualização, mas este é o conceito da energia – algo de diferente harmonia, no nosso corpo, precisam os dois de ter a mesma harmonia.

Segunda Edição de Reiki Guia do Método de Cura

Em Maio de 2018 a Editora Nascente fez mais uma edição do livro Reiki Guia do Método de Cura, um manual prático para o praticante e terapeuta de Reiki.

Reiki Guia do Método de Cura – porque um manual para terapeutas de Reiki?

Desenvolver a prática de Reiki, ao longo dos vários níveis, para um praticante se tornar terapeuta de Reiki é algo de exigente, demorado e que requer um profundo conhecimento de todo o método Usui Reiki Ryoho.

Se considerarmos que cada nível tem seis meses de prática e que o término da aprendizagem está no nível 3 de Reiki, um praticante pode demorar um mínimo de um ano e meio para alcançar o saber dos níveis que o Mestre Usui indicava para a nossa “Arte Secreta de Convidar a Felicidade”. A diferença entre fazer este percurso ao longo do tempo ou ter uma experiência pontual e lançar-se para o mercado de trabalho pode ser abissal, se pensarmos na missão que o Mestre Usui nos indicou:

A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa.

Isto significa que a nossa prática terapêutica deve ser feita em grande consciência e não apenas colocar o ónus da responsabilidade na pessoa e na “energia”. Não é o terapeuta que cura, mas ele faz um grande trabalho, desde a escuta da pessoa, a uma reflexão cuidada através da nossa filosofia de vida, até mesmo à forma como compreendemos o byosen, a irradiação do desequilíbrio que a pessoa emana.

Ter o entendimento do tipo de tratamentos que fazemos, seguindo as indicações do Mestre Usui, Hayashi e Takata, além da Associação Usui Reiki Ryoho Gakkai, foi um trabalho vastíssimo e exigente, que está compilado neste livro e que te pode trazer grande benefício no entendimento da aplicação terapêutica.

Aqui poderás também encontrar descrições mais detalhadas de outros tipos de byosen além dos comuns, de forma ilustrativa além de dicas interessantes para desenvolveres a tua sensibilidade energética e interpretação através da terceira visão.

Este livro é ainda o primeiro, mundialmente, a ter as indicações da Usui Reiki Ryoho Gakkai sobre conselhos a um Terapeuta de Reiki. Este é um livro ímpar, publicado em japonês, com o título de Usui Reiki Ryoho no Shiori. Se tens interesse em conhecer a perspetiva japonesa da prática de Reiki, esta é uma excelente oportunidade para escutares as palavras do Mestre Usui e os seus ensinamentos.

Este livro é um manual prático fundamental para todos os praticantes e terapeutas de Reiki. Apresenta passo a passo as fases que um terapeuta deve percorrer no caminho para a profissionalização, desde os preceitos desta filosofia, ao estabelecimento de um espaço, à consulta e aos desafios de tratar os outros. Este é, pois, um guia completo que reúne conhecimentos importantes para todos aqueles que procuram ajudar os outros a recuperar a harmonia e o equilíbrio nas suas vidas.

Um livro indispensável que inclui:

  • Instruções para tratamento de diversas doenças e afeções dos
    corpos físico, mental e emocional;
  • Perguntas e respostas comuns sobre a terapia;
  • Ferramentas de apoio ao terapeuta;
  • Sistematização dos tratamentos segundo os Mestres Usui,
    Hayashi, Takata e a Usui Reiki Ryoho Gakkai;
  • Manual do Mestre Usui e Manual de Terapia da Usui Reiki Ryoho
    Gakkai.

Edição esgotada de Reiki Guia do Método de Cura

Surgiu em Março de 2017 o livro Reiki Guia do Método de Cura, uma edição mais direcionada para aqueles que procuram desenvolver a prática de Reiki com orientação terapêutica e com pouco menos de um ano ficou a primeira edição esgotada a quem agradeço muito profundamente a todos os leitores, assim como a todos os que colaboraram na sua edição, com 3000 exemplares.

Reiki Guia do Método de Cura

Nestas mais de 380 páginas dedicadas ao Método de Cura criado pelo Mestre Mikao Usui, o Usui Reiki Ryoho, partilho contigo reflexões sobre o caminho de um praticante de Reiki para se tornar terapeuta, os conceitos terapêuticos do Método, cuidados a ter, os conceitos da energia e dos vários corpos energéticos, as abordagens de protocolo à prática, além da muito necessária ética.

É um livro que ainda tem uma pérola muito preciosa, que é a tradução do Manual da Usui Reiki Ryoho Gakkai, sobre a terapia Reiki, que viu pela primeira vez publicação no ocidente, ilustrando os conceitos tradicionais da prática terapêutica, com lições muito valiosas.

Este é um livro que não se fica por conceitos, mas que te pode estimular à prática, à compreensão da profundidade do método Usui Reiki Ryoho e, sem dúvida, a ter uma abordagem muito positiva no tratamento de outras pessoas e também de ti mesmo.

Foi muito complexo ter escrito este livro, deu muito trabalho de revisão devido ao tipo de estrutura que quis criar para os tratamentos, onde se pode ler comparativamente as abordagens do Mestre Usui, Hayashi e Takata.

A minha profunda gratidão a ti, ao Grande Universo e sem dúvida ao Mestre Usui, por nos ter dado a todos este método.

Temas do livro Reiki Guia do Método de Cura

  • As bases do Mestre Usui para um método de cura
  • I — O CAMINHO DO TERAPEUTA DE REIKI
    • A aprendizagem
    • Quinze reflexões para um caminho universal
    • A preparação
    • A profissão de terapeuta
    • A profissionalização e valores — uma reflexão
    • A postura de um terapeuta
  • II — O REIKI COMO TERAPIA
    • O objetivo da terapia Reiki
    • Como explicar o que é o Reiki
    • Sensações de um paciente
    • O esclarecimento
    • O processo terapêutico
    • Passos de uma consulta
    • Ferramentas para um terapeuta de Reiki
    • Perguntas e respostas sobre o caminho terapêutico
    • Respostas a perguntas colocadas por pacientes
  • III — O TRATAMENTO E O CORPO ENERGÉTICO
    • O byosen
    • Chacras
    • A aura
    • Tipos de energia
    • A aplicação de Reiki
    • Formas de tratamento
  • IV — CUIDADOS DO TERAPEUTA 
    • Cuidados a ter
    • A proteção
    • Fatores de influência na recetividade
  • V — O CORPO E O TRATAMENTO
    • A homeostasia
    • O corpo físico
    • O corpo mental
    • O corpo emocional
    • O corpo espiritual, a essência e o karma
    • Conhecer a dor
  • VI — TRATAMENTOS COMUNS
    • A terapia dos três corpos
    • O tratamento de questões comuns
  • VII — GUIA DO MÉTODO DE CURA 
    • Ryoho Shinshon
    • Usui Reiki Ryoho Hikkei
    • Código Deontológico do Terapeuta de Reiki
    • Manual da Terapia Reiki

Como visitar um familiar e aplicar Reiki no hospital

Se tiveres um familiar doente e quiseres aplicar Reiki no hospital há algumas dicas muito importantes que deves seguir e também uma atitude.

A aplicação de Reiki no hospital a um familiar

Para fazeres a aplicação de Reiki no hospital ao teu familiar, verifica em primeiro lugar o horário de atendimento a que possas estar presente. Se o quarto não for privado, fala com a enfermeira, pergunta se podes ter alguma privacidade com o teu familiar e possivelmente irão correr as cortinas. Poderás também indicar que gostarias de aplicar Reiki a ele durante esse tempo.

Lembra-te que não deves mexer em quaisquer instrumentos que estejam presentes, assim como tubos, acessórios ou mesmo na cama sem pedir autorização a um enfermeiro.

Mas e se apenas tens o nível 1 de Reiki?

Acima de tudo, aprendemos que Reiki é uma energia universal para o equilíbrio e harmonia da pessoa, que em primeiro lugar aplicamos em nós e que no primeiro nível poderemos aplicar nos familiares e amigos mais próximos, por estarmos já habituados à sua energia.

Por isso, quando fores aplicar Reiki no hospital a um familiar, lembra-te de ir com uma atitude de cinco princípios:

  1. Só por hoje, sou calmo – Vou aplicar Reiki dentro do meu saber, com harmonia e para a harmonia da pessoa;
  2. Confio – Entrego-me à prática e deixo apenas a energia fluir. Se os pensamentos surgirem… entrego-me aos cinco princípios e ao fluxo da energia;
  3. Sou grato – Agradeço pela oportunidade de estar a tratar do meu familiar no hospital, desejo o seu Bem Supremo e espero que tudo corra em harmonia e equilíbrio;
  4. Trabalho honestamente – Sei que estou a fazer uma boa prática e vou fazer todas as vezes que possa, presencialmente ou à distância;
  5. Sou bondoso – Tratarei todas as pessoas no hospital respeitosamente, assim como terei respeito por mim mesmo, ou seja, caso me seja difícil lá aplicar Reiki, não me irei recriminar por isso, farei sempre o melhor e o mais correcto.

A aplicação de Reiki por si, a forma de aplicar, será uma grande demonstração do conceito de montanha e bambu, ou seja, tens que ser forte, equilibrado e ao mesmo tempo flexível e resiliente. O que isto quer dizer é que tens que te preparar para um ambiente onde a energia pode estar mais em desequilíbrio, poderás ter que fazer a tua limpeza na casa de banho, trabalhar muito a respiração como se estivesses a fazer o Joshin Kokyu Ho e ser flexível nas posições.

As posições têm que ser muito adaptadas. Por exemplo, a questão está na cabeça, mas só consegues ter as mãos num braço. Não há problema algum, deixa a energia fluir nessa posição, que ela irá circular pelo corpo. A tua visualização criativa também irá ajudar.

Lembra-te de visualizar a energia a fluir por todo o corpo, saindo pelas mãos e pelos pés. No caso de sentires um byosen mais agressivo, não deixes a mão ficar no local, verifica o enraizamento e afasta as mãos, para teres mais segurança.

Confia.

Lembra-te que fazer Reiki no hospital envolve muito respeito por todos os que lá estão, por isso mesmo, quanto melhor tratares as pessoas, mais aceite é. Se não tiveres privacidade, coloca apenas uma mão onde for possível, discretamente, ou mesmo as duas mãos. Não necessitas fazer símbolos com as mãos ou gassho, tudo podes trabalhar na mente e assim estás a respeitar as crenças daqueles que possam estar no quarto e possam não compreender o que estás a fazer.

Os conselhos de Buda para tratamentos

Ao que se sabe, Buda estudou várias formas de tratamento, o que o levou a conhecer a natureza das doenças e a sua cura. Para o desequilíbrio do ki aconselhava manteiga clarificada, mas a sua verdadeira especialidade era a doença, o desequilíbrio mental.

Os ensinamentos de Buda na medicina

Algo que para Buda era muito importante, era não apenas tratar a parte física, médica, mas muito principalmente o estado de infelicidade. No estado da saúde mental, ele considerava a ganância, a raiva e a ignorância como as mais graves enfermidades psicológicas (os três venenos). Buda ensinou que a ignorância podia ser curada pela contemplação da impureza; a raiva pela contemplação e prática da bondade; e a ignorância pela contemplação da verdadeira natureza de todas as coisas e pelo cultivo da sabedoria.

No sura do diagnóstico do Buda, explicou que ao atender o paciente, o procedimento médico deve ser feito em quatro etapas:

  1. Descobrir a origem da enfermidade;
  2. Procurar compreender a doença profundamente;
  3. Receitar o medicamento adequado para a cura;
  4. Curar a doença completamente e de forma a prevenir a sua recorrência.

Além disso, um bom médico deve basear as suas acções num coração generoso, vendo os pacientes como se fossem amigos queridos.

Identificou ainda cinco práticas a serem adotadas pelos enfermeiros:

  1. Garantir que os pacientes sejam atendidos por médicos competentes e de bom coração;
  2. Despertar mais cedo e dormir mais tarde do que os pacientes, permanecendo sempre atento às suas necessidades;
  3. Conversar com os pacientes com voz doce e compassiva caso eles se encontrem deprimidos ou ansiosos;
  4. Nutrir os pacientes com a quantidade correta de alimentos adequados e na frequência indicada, de acordo com o tipo de enfermidade e segundo as intruções médicas;
  5. Usar de habilidade e desenvoltura para falar aos pacientes sobre dharma, instruindo-os sobre os cuidados adequados a serem dispensados ao corpo e à mente.

E Buda ainda se dirigiu aos pacientes, aconselhando-os para uma cura rápida e completa:

  1. Seja cuidadoso e selectivo no que diz respeito aos alimentos;
  2. Alimente-se a intervalos adequados;
  3. Mantenha contacto frequente com médicos e enfermeiras, mostrando-lhes sempre gentileza e cortesia;
  4. Conserve uma perspectiva optimista e esperançosa;
  5. Seja gentil com os seus cuidadores, tendo consideração por eles.
Reiki Guia do Método de Cura

Guia de Apoio de Reiki Guia do Método de Cura

Se já tens o livro Reiki Guia do Método de Cura, então podes enviar-me um email ou mensagem por facebook através da página O Tao do Reiki para teres um pequeno guia sobre o tratamento dos chacras no nosso complexo energético do peito.

Envia-me uma foto com o livro e um pequeno comentário do mesmo. 🙂

Os Chacras do peito e Reiki Guia do Método de Cura

Reiki Guia do Método de Cura é um livro dedicado à prática ou arte terapêutica com Reiki. Além das várias técnicas, aprofundamento do byosen, ou emanação da doença, verás ainda em pormenor o trabalho com a aura. Assim, conhecer um pouco mais estes chacras secundários que compõem a região cardíaca, irá ajudar-te a compreender melhor alguns sentimentos que temos ou que aqueles que nos procuram têm.

Reiki, ao nível terapêutico, implica uma grande disciplina, intuição e dedicação de longo tempo. Sem dúvida que vale a pena todo o esforço que fizeres para ti e para os outros, durante anos.

Reiki Guia do Método de Cura

Reiki Guia do Método de Cura – um livro para praticantes e terapeutas de Reiki

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”Row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

O Mestre Usui entregava aos seus alunos um manual, ao qual era dado o nome de Usui Reiki Ryoho Hikkei, que poderás encontrar em O Grande Livro do Reiki. Nesse manual, ele indicava várias formas de tratar doenças comuns, era um Guia do Método de Cura.

 

Reiki Guia do Método de Cura

Durante vários anos estudei os métodos de cura do Mestre Usui, Hayashi e Takata. Em 2014, recebi o guia da Usui Reiki Ryoho Gakkai, a associação de Reiki do Mestre Usui e assim foi feito um trabalho de compilação destes saberes, que se revelou exigente e profundo. Mas, fazer um livro sobre o Método de Cura, do Usui Reiki Ryoho, não faria sentido se não pudesse servir para apoiar também os praticantes e terapeutas profissionais. Assim surgiu este livro, que envolve anos de prática, de estudo e partilha, para que tu também possas partilhar com os outros e fazer crescer ainda mais o Usui Reiki Ryoho.

Ao longo do livro encontrarás uma estrutura para o teu futuro ou presente trabalho como terapeuta, o código deontológico que nos orienta, várias ferramentas de trabalho para aplicares no decurso da consulta com os teus utentes e claro, as indicações para que te possas desenvolver em cada um dos teus níveis de prática, tendo em conta esta parte terapêutica do Reiki.

É um livro que conjugarás muito bem com O Grande Livro do Reiki e a profundidade do Reiki Guia para Uma Vida Feliz, eles forma uma espécie de família e trilogia para te apoiar em todo o teu percurso de praticante.

A quem é destinado

Reiki Guia do Método de Cura é um livro para todos os praticantes de Reiki, de qualquer nível e sistema.

Reiki Guia do Método de Cura

Algumas perguntas e respostas sobre o livro

Neste livro encontrarás ainda 49 perguntas frequentes que os terapeutas costumam fazer e 21 perguntas que os utentes costumam colocar. Para que possas compreender o objectivo do livro, deixo-te algumas respostas a perguntas que possas vir a ter e no livro encontrarás explicações mais detalhadas.

[/et_pb_text][et_pb_accordion admin_label=”Accordion” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [et_pb_accordion_item title=”Será que este livro é só para terapeutas de Reiki ou para quem quer vir a ser?”]Não, o livro está mesmo feito até para quem tem o primeiro nível, pois irá apoiar no desenvolvimento da sensibilidade à energia e na compreensão do que é a prática de Reiki, no campo terapêutico.

[/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Poderei aplicar em mim mesmo algumas das sugestões de tratamento?”]Sim, como o Mestre Usui dizia “Se não pode curar-se a si mesmo, então como pode curar os outros?”. Então, em primeiro lugar, usa estes saberes para ti mesmo, irás ver que fará depois todo o sentido ao aplicares nos outros.

[/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Poderá ser um livro interessante para Mestres de Reiki?”]Sem dúvida que sim porque será um auxiliar ao ensino da terapia e do desenvolvimento da percepção do byosen, aura e corpo energético.

[/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Será que seguindo as indicações irei conseguir curar doenças?”]Na prática de Reiki não existe uma promessa de cura e muito menos através de um livro. Tudo o que é indicado são formas para que possas criar condições para levares a harmonia e equilíbrio a ti mesmo e aos outros.

[/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Será que basta uma consulta de Reiki para resolver questões?”]Em alguns casos, a pessoa desperta a consciência para o seu problema, ou encontra a harmonia e equilíbrio da sua questão, para outros não, poderá ser um processo no caminho terapêutico que irá requerer muito tempo.

[/et_pb_accordion_item] [/et_pb_accordion][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Outros livros de Reiki para apoio

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_blurb admin_label=”Blurb” title=”O Grande Livro do Reiki” url=”https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2015/04/o-grande-livro-do-reiki-joao-magalhaes/” url_new_window=”off” use_icon=”off” icon_color=”#7EBEC5″ use_circle=”off” circle_color=”#7EBEC5″ use_circle_border=”off” circle_border_color=”#7EBEC5″ image=”https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2015/04/facebook-o-grande-livro-do-Reiki-1.jpg” alt=”O Grande Livro do Reiki” icon_placement=”top” animation=”top” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_icon_font_size=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Manual para todos os níveis de Reiki, de qualquer sistema e um auxiliar para quem não é praticante de Reiki e pretende esclarecimentos ou um apoio a preparar-se para a prática.

[/et_pb_blurb][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_blurb admin_label=”Blurb” title=”Reiki Guia para Uma Vida Feliz” url=”https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2016/03/livro-Reiki-Guia-para-uma-Vida-Feliz.jpg” url_new_window=”off” use_icon=”off” font_icon=”%%141%%” icon_color=”#b382d6″ use_circle=”off” circle_color=”#7EBEC5″ use_circle_border=”off” circle_border_color=”#7EBEC5″ icon_placement=”top” animation=”top” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_icon_font_size=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” image=”https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2016/03/livro-Reiki-Guia-para-uma-Vida-Feliz.jpg” alt=”Reiki Guia para Uma Vida Feliz”]

Um livro essencial para aprofundar a Filosofia de Vida e os saberes profundos do Mestre Usui, Hayashi e Takata. Um manual útil para desenvolver cada nível de Reiki.

[/et_pb_blurb][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_blurb admin_label=”Blurb” title=”Reiki para o Corpo e a Mente” url=”https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2016/10/reiki-para-o-corpo-e-a-mente-cartas-tecnicas/” url_new_window=”off” use_icon=”off” icon_color=”#7EBEC5″ use_circle=”off” circle_color=”#7EBEC5″ use_circle_border=”off” circle_border_color=”#7EBEC5″ image=”https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2017/01/facebook-reiki-para-o-corpo-e-mente.jpg” icon_placement=”top” animation=”top” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_icon_font_size=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Cartas técnicas e livrinho explicativo para aplicares, de forma muito prática, a filosofia de vida e as técnicas mais importantes de Reiki no teu dia-a-dia.

[/et_pb_blurb][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Uma introdução a Reiki Guia do Método de Cura

[/et_pb_text][et_pb_testimonial admin_label=”Testimonial” author=”Jorge Coelho Lopes” job_title=”Editor” company_name=”Mundo Melhor” url_new_window=”off” quote_icon=”on” use_background_color=”on” background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” portrait_url=”https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2017/01/15822835_1299715513384231_7932139155413525787_n.jpg”]

Esta nova obra de João Magalhães, Reiki: Guia do Método de Cura, leva-nos a sentir toda a grande amplitude espiritual implícita no Reiki como filosofia de vida, e a conhecer os inúmeros e cruciais detalhes técnicos indispensáveis para uma correta prática do Reiki.
Assistindo hoje a uma nova consciencialização coletiva da humanidade, na qual os valores e os paradigmas mudam, onde as medicinas e terapias complementares crescem e ocupam o seu devido e real espaço, testemunhamos que terapeutas de Reiki já aplicam tratamentos em hospitais e clínicas médicas.
Perante a inequívoca constatação de que somos energia, a presente obra é um livro imprescindível para os novos, atuais e futuros terapeutas de Reiki. E porque não estender a todos os profissionais da saúde, sobretudo aqueles que, tendo uma mente livre e aberta, querem naturalmente evoluir e aperfeiçoar-se?
O caminho de um terapeuta de Reiki, assim como de qualquer ser humano, pode ser construído em plena consciência, criando harmonia interna, equilibrando as diversas necessidades, quereres e desejos não colmatados, com um propósito que seja superior a qualquer necessidade individual. Neste sentido identifico-me com a citação «[…] o verdadeiro terapeuta deve estar sempre a “terapeutizar-se”».
Nas páginas deste livro, encontramos os ingredientes necessários que nos levam à reflexão, à introspeção, ao contacto com a sabedoria oriental, ao conhecimento e sobretudo ao acesso a um profundo, completo e detalhado guia de ferramentas, procedimentos, protocolos, referências, patologias e técnicas de prática de Reiki, procurando a cura, o bem-estar físico, emocional e psíquico do ser.

Conhecedor do perfil do autor, naturalmente o João Magalhães brinda-nos com pormenores, estrutura, organização, método e rigor, neste livro que nos acompanhará durante muitos anos com boas e profícuas leituras, contribuindo para o incremento dos benefícios do Reiki na nossa vida.

[/et_pb_testimonial][et_pb_testimonial admin_label=”Testimonial” author=”Tânia Martins” job_title=”Jornalista e Editora” company_name=”Revistas Zen Energy e Reiki & Yoga” url_new_window=”off” quote_icon=”on” use_background_color=”on” background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” portrait_url=”https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2016/10/tania-martins.png”]

Mais um livro notável do João Magalhães, agora com um manual prático para terapeutas de Reiki, um guia que auxilia o percurso como terapeuta e a refletir sobre os próprios passos no caminho para a profissionalização.
Para quem é ou pretende tornar-se terapeuta de Reiki, este é o livro ideal para adquirir conhecimentos e técnicas para o autotratamento e tratamento a outros. Ser terapeuta de Reiki é ter uma profissão onde se leva a harmonia e o equilíbrio ao próximo. É promover a saúde através de uma prática holística e ajudar a transformação pessoal daqueles que procuram um terapeuta. Uma perspetiva que o autor partilha ao longo das páginas deste livro.
O método Reiki é uma terapia encantadora que nos proporciona mais qualidade de vida, saúde e paz de espírito. Muito mais do que uma técnica de tratamento, o Reiki é um caminho de transformação interior que aumenta a nossa energia a todos os níveis e nos torna mais sensíveis, amorosos e saudáveis. Contribui para o nosso bem-estar, para encontrar uma vida feliz e pacífica.
Por todas estas razões, recomendo o livro Reiki: Guia do Método de Cura, certa de que o leitor será envolvido pelo universo Reiki, identificando-se com a sabedoria deste método de cura natural. Pessoalmente, fiquei rendida a este novo livro. Uma das caraterísticas mais notáveis no trabalho desenvolvido pelo autor é a sua sensibilidade apurada, permitindo-lhe perceber os estados emocionais das pessoas e contribuir, através do Reiki, para o desbloqueio dos mesmos.
Diz-se que o verdadeiro Mestre não é aquele que tem mais conhecimento mas aquele que transmite mais conhecimento aos seus discípulos. O bom Mestre é aquele que cria bons Reikianos. E o João Magalhães, para mim, é um dos melhores Mestres de Reiki que conheço. A sua dedicação em iniciar outras pessoas e a despertar nelas o conhecimento que todos possuímos faz dele uma pessoa muito especial. Quanto mais bons Mestres existirem no mundo, melhor será para o planeta e para a Humanidade.
Do fundo do meu coração, obrigada, João, pela pessoa extraordinária
que és e por deixares contribuições positivas para todos nós.

[/et_pb_testimonial][et_pb_testimonial admin_label=”Testimonial” author=”Sílvia Oliveira” job_title=”Directora” company_name=”CENIF” url=”http://www.cenif.com” url_new_window=”on” quote_icon=”on” use_background_color=”on” background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” portrait_url=”https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2015/04/silvia-oliveira-super-reikinho.jpg”]

Para mim é uma grande alegria ver este livro publicado. Quando o recebi para ler, veio-me logo como recordação as nossas longas conversas sobre a melhor forma de ajudar os outros.
Sei que este é um livro com muito trabalho de investigação, de partilha de experiências e muitas alegrias! Sim, porque sempre que sentimos que, de uma forma ou de outra, conseguimos ajudar quem nos procura enquanto terapeutas de Reiki isso é sem dúvida alguma uma grande alegria.
Antes de sermos terapeutas de Reiki somos praticantes e temos a consciência da importância dos Cinco Princípios na nossa vida e que para estarmos bem para os outros temos mesmo que primeiro estar bem com nós próprios.
Perceber que sermos praticantes de Reiki não nos impede de ficarmos doentes é tomarmos consciência da nossa humanidade, da nossa fragilidade. E que a nossa doença muitas vezes nos ajuda a compreender melhor os outros.
Um terapeuta de Reiki não é só aquele que usa todas as técnicas de Reiki mas também aquele que trabalha com o coração. Cada pessoa que está à nossa frente é única e merece todo o nosso respeito e amor. É tão bom ver as pessoas a despertar e ter uma enorme vontade de fazer Reiki a outros. Mas quase sempre nos surgem tantas dúvidas, tantas inseguranças.
Será que estou a fazer bem? Será que é normal o que estou a sentir? Como posso explicar o que é Reiki a quem me procura? Que valores devo cobrar?
Estas são algumas das muitas questões que nos surgem e nem sempre é fácil encontrar quem nos possa orientar.
Este livro é sem dúvida um excelente guia para nos auxiliar na nossa prática, com uma leitura muito fácil e que nos ajuda a esclarecer muitas das nossas questões.

[/et_pb_testimonial][et_pb_text admin_label=”Text” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Índice

INTRODUÇÃO
As bases do Mestre Usui para um método de cura
I — O CAMINHO DO TERAPEUTA DE REIKI
A aprendizagem
Quinze reflexões para um caminho universal
A preparação
A profissão de terapeuta
A profissionalização e valores — uma reflexão
A postura de um terapeuta
Resumo
II — O REIKI COMO TERAPIA
O objetivo da terapia Reiki
Como explicar o que é o Reiki
Sensações de um paciente
O esclarecimento
O processo terapêutico
Passos de uma consulta
Ferramentas para um terapeuta de Reiki
Perguntas e respostas sobre o caminho terapêutico
Respostas a perguntas colocadas por pacientes
Resumo
III — O TRATAMENTO E O CORPO ENERGÉTICO
O byosen
Chacras
A aura
Tipos de energia
A aplicação de Reiki
Formas de tratamento
Resumo
IV — CUIDADOS DO TERAPEUTA
Cuidados a ter
A proteção
Fatores de influência na recetividade
Resumo
V — O CORPO E O TRATAMENTO
A homeostasia
O corpo físico
O corpo mental
O corpo emocional
O corpo espiritual, a essência e o karma
Conhecer a dor
Resumo
VI — TRATAMENTOS COMUNS
A terapia dos três corpos
O tratamento de questões comuns
Resumo
VII — GUIA DO MÉTODO DE CURA
Ryoho Shinshon
Usui Reiki Ryoho Hikkei
Código Deontológico do Terapeuta de Reiki
Manual da Terapia Reiki
NOTAS FINAIS
POSFÁCIO
AGRADECIMENTOS
BIBLIOGRAFIA

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén