O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Categoria: Reiki autotratamento e reflexão

Quando o autotratamento nos traz agitação

Por vezes, ao fazer o autotratamento Reiki podes sentir alguma agitação interior. A agitação pode trazer ainda nervosismo, impaciência e, caso seja feito à noite, poderá até trazer uma noite mais perturbada. Então precisamos ver que a agitação leva à incerteza e esta poderá conduzir ao desconforto.

Ao realizares o teu autotratamento, lembra-te que Reiki é como água num copo com azeite, onde o azeite são as nossas questões. Estas questões virão ao de cima. Então, o que devemos fazer?

Continuar a praticar Reiki.

Quando o autotratamento nos traz agitação

Tratar os efeitos do autotratamento Reiki

Sempre que sintas que o autotratamento trouxe ao de cima situações, verifica o seguinte:

  • Como te tens sentido diariamente?
  • E o teu subconsciente como anda?
  • Tens estado a precisar de espaço pessoa?
  • Tens sentido muita contrariedade?
  • Fizeste o enraizamento?
  • Fizeste as técnicas de limpeza antes de começar?

Em qualquer situação, não penses que o Reiki te está a fazer pior do que estavas. Muito pelo contrário. A energia universal está a ajudar-te a encontrares as situações que tens que trabalhar. Ao trazer de cima a tua ansiedade subconsciente ou irritabilidade, a energia mostra-te que é isso que tens que harmonizar para que te sintas em equilíbrio.

Faz também o enraizamento, mesmo durante o autotratamento. O enraizamento irá permitir que toda a energia mais densa flua para a Terra e que o fluxo de energia não se condense dentro do teu corpo, provocando agitação. Tens que pensar no teu corpo como um canal que tem entrada e saída de energia. Esta realmente tem que circular para que te sintas bem, como se fosse um rio.

Então, o grande truque é mesmo deixares fluir a energia, esvaziares-te desses pesos interiores. Além do fluxo de energia com o autotratamento pratica muito os cinco princípios para que mudes a tua forma de estar e as questões que te fazem sentir mal.

Após terminares o autotratamento, volta a fazer enraizamento, banho seco e chuva de Reiki, irá ajudar-te a limpar esse excesso de energia trabalhado. Se necessário pratica também um pouco de meditação gassho. Para algumas pessoas, fazer Reiki à noite deixa-as despertas. É uma reacção natural do corpo pois este sente-se retemperado. Se assim for, e tiveres feito o enraizamento ao longo do autotratamento, pensa em mudar o teu horário da prática.

21 dias de cinco princípios

Se queres observar a mudança que o Reiki pode fazer na tua vida, então pratica 21 dias de cinco princípios. Os cinco princípios são a base da nossa filosofia de vida e as orientações que o Mestre Usui nos deixou para que possamos caminhar numa vida com mais felicidade, para alcançar uma paz duradoura. A prática constante dos princípios, ajudam-te a compreender as limitações e a promover a tua mudança de consciência. Quanto mais consciente te tornas maior a tua sabedoria e compaixão. Assim, tudo muda na vida.

Os cinco princípios de Reiki

Os preceitos do Reiki

Assim escreveu o Mestre Usui, como preceitos:

Ensinamentos do Usui Reiki Ryoho
para a tua evolução
A arte secreta de convidar a felicidade, a medicina espiritual para muitas doenças.
Só por hoje
Não te zangues
Não te preocupes
Sê grato
Sê diligente
Sê bondoso para com os outros.
De manhã e à noite, senta-te com as mãos juntas e repete
estas palavras alto e com o teu coração.
Para a melhoria da mente e do corpo.
O fundador, Mikao Usui

21 dias de cinco princípios

Para fazeres estes 21 dias, caso possas, realiza também o autotratamento. Se não o conseguires fazer completo, pelo menos coloca uma mão no chakra cardíaco e outra no plexo solar, para harmonizar as tuas emoções.

Recita sempre os cinco princípios, de manhã e à noite, com as mãos em Gassho e pede para que o teu dia seja de acordo com os princípios.

Em cada dia, dá atenção ao princípio que é destacado, observando as tuas acções e o que precisas para que consigas cumprir esse princípio.

Se quiseres, recita ou escolhe um poema do Imperador Meiji para a tua reflexão. Podes usar também as cartas técnicas – Reiki autotratamento e Reflexão, para te ajudar.

Dia 1 a 5 – Sou calmo

Ao longo destes cinco dias, recita sempre os cinco princípios mas faz uma atenção especial sobre «Só por hoje, sou calmo».

Dia 6 a 10 – Confio

Nestes dias o trabalho vai ser sobre «Só por hoje, confio». Pratica os cinco princípios, recita-os de manhã e à noite. Ao longo do teu dia, vai observando na forma como confias em ti na resolução das tuas questões, como confias nos outros e na vida.

Dia 11 a 15 – Sou grato

A gratidão vai ser a tua ferramenta de observação e trabalho ao longo destes próximos cinco dias. Pratica os princípios de manhã e à noite, até mesmo várias vezes por dia mas, coloca a gratidão como meditação para estes cinco dias. Vê de que forma és grato a todas as coisas da tua vida e de que forma a vida te expressa gratidão. «Só por hoje, sou grato».

Dia 16 a 20 – Trabalho honestamente

Serão cinco dias para trabalhar a verdade em todos os aspectos da tua vida. «Só por hoje, trabalho honestamente»,

Dia 21 – Sou bondoso

Neste último dia, faz uma revisão de todo este período… como estiveste? Como estás agora? Que grandes diferenças surgiram na tua vida ao longo deste tempo? Interiorizaste e viveste os princípios? O que falta ainda fazeres?

Que possas compreender, em serenidade, as questões e que os princípios te guiem para a felicidade.

Os cinco princípios de Reiki

Os preceitos do Reiki, que incluem os cinco princípios.

O sentido das coisas com o Reiki

No Retiro para Terapeutas de Reiki procurei ir buscar temas de trabalho às cartas técnicas Reiki, autotratamento e reflexão. Os resultados foram sempre muito curiosos e «coincidiram» não só com os temas propostos como com a própria energia dos participantes e as questões que colocavam. Esta é mais uma das maravilhas da vida e da energia, compreendermos o sentido das coisas.

Read More

Reiki autotratamento e reflexão – Cartas técnicas

Muitos praticantes sentem alguma dificuldade em cumprir os 21 dias de autotratamento e mesmo a perceber como hão-de continuar essa prática ou a reflexão com Reiki, de forma integrada, na sua vida. Resolvemos auxiliar os praticantes com pequenos exercícios que nós costumamos fazer no nosso dia-a-dia e para tal, criamos um conjunto de 44 cartas ao qual chamamos Reiki autotratamento e reflexão.

Read More

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén