O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Categoria: O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética

Segunda Edição de O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética

Após esgotar a primeira edição em dois meses, o Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética é reeditado em Outubro de 2018 pela Editora Nascente. Este é um livro que pretende conciliar várias perspetivas e abordagens sobre o nosso corpo energético, a sua anatomia e, claro, os nossos centros de consciência vitais – os chakras.

O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética – um guia acessível para todos

Em Portugal temos um desejo incrível de saber, creio ser típico do nosso povo e, como tal, existe também uma profunda espiritualidade e sensibilidade para o sentir. Adquirimos muitas práticas energéticas de forma inconsciente e lidamos com a energia das mais diversas formas. Podemos dizer que no nosso inconsciente coletivo existe uma capacidade gigantesca de ir além do racional. Assim, vamos fazendo tentativas de equilibrar os dois pólos – a razão e o sentir, o mundo científico e empírico com o mundo energético e imaterial.

Ao escrever este livro preocupei-me também com a desconstrução de alguns mitos que, infelizmente, importamos. Pequenas coisas limitadoras que acabam por ser grandes barreiras, quer a nível de conceitos, quer mesmo a nível de práticas. 

A importância dos chakras como centros de consciência

A riqueza de exemplos que este livro tem serve para ilustrar que os Chakras não são apenas centros de energia, eles são muito mais do que isso e têm a oferecer-nos grandes e valiosas lições para o nosso crescimento.

Claro que as nossas culturas são diferentes, mas acredito que somos bem mais ricos quando aprendemos com a diversidade. De certa forma, tudo acaba por estar interligado.

Este é um livro para todos, não só para praticantes de Reiki, mas também para qualquer pessoa que esteja interessada no campo energético e na sabedoria que os nossos centros de consciência têm para nos dar. É um entendimento entre o mundo ocidental e oriental, entre várias culturas que fazem de nós Seres mais completos.

O meu profundo agradecimento a todos os que têm apoiado estas edições portuguesas e a força que sempre têm dado para continuar. Muito obrigado a todos!!!

Ficha técnica de O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética

O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia EnergéticaJoão MagalhãesTerapias AlternativasEditora NascenteJunho 2018384 páginas

Este é o primeiro grande manual de um autor português a sistematizar os conhecimentos sobre os centros vitais do ser humano e todas as questões relacionadas com a anatomia energética.
João Magalhães, autor do bestseller O Grande Livro do Reiki, apresenta nesta obra as questões que se colocam a quem se inicia no mundo dos chakras e pretende saber mais sobre conceitos como enraizamento, aura, prana, kundalini, entre tantos outros. Aqui se aborda a visão ocidental, mais contemporânea, e a visão oriental, mais tradicional, mostrando-se também como o trabalho sobre o campo energético se pode revelar uma autêntica filosofia de vida.
Um livro indispensável que o ajudará a:
– Conhecer em profundidade os chakras principais e também os secundários;
– Aprender técnicas de limpeza e proteção energética;
– Compreender os diferentes mantras e mudras;
– Dominar uma filosofia de vida assente na integridade, na compaixão e na bondade.

Dívidas kármicas – fará algum sentido?

As dívidas kármicas fazem parte de alguns conceitos que adoptamos no ocidente, mas que nem sempre são bem compreendidos, ou até enquadrados. Para se compreender o que são dívidas kármicas temos que compreender o que é o karma e como tudo afinal acontece.

Compreender as dívidas kármicas e o sentido que realmente tem

Karma é um conceito que não faz parte da cultura ocidental, mas sim do hinduísmo e budismo. Significa uma ação realizada (ou mesmo não realizada), mas que tem tudo a ver com a mente e não com um qualquer desígnio misterioso, ou castigo divino.

Se fores alguém que dá confiança aos outros, os empodera, traz esclarecimento, bondade, então estás a gerar boas ações e a tua mente torna-se cada vez melhor, ou seja, bom karma. A mente cultiva e faz crescer boas sementes e cria afinidades. Aquelas que pessoas que foram auxiliadas por uma boa mente, poderão também criar boas ações e desenvolver a sua própria mente, se o quiserem, mas isto não significa que irão ter alguma dívida para com aquela pessoa, pois muitas vezes, o efeito de onda é mesmo assim, vai e depois retorna, mas não a mesma onda que era.

Se fores alguém que apenas cria sofrimento aos outros, que engana, trapaça, manipula, a tua mente está num caminho incorreto, estás a criar más ações e a acumular sofrimento. Se seguires nesta direção de vida, acumulas dívidas, ou seja, és devedor pelo sofrimento causado, mas acima de tudo será a tua própria mente o executor dessas dívidas, ou seja, se criaste sofrimento a uma pessoa, não quer dizer que estejas em dívida para com ela, pois ela também pode ter criado sofrimento a outro. Este tipo de conceito, parece ser de uma complexidade incrível e é, mas podemos simplificar através de um conceito muito simples e que tem origem no budismo – a purificação da mente.

A purificação da mente e as dívidas kármicas

Observa a tua vida e todos os impedimentos, “azares”, situações incómodas e provações que tens tido. Não é fácil, mas tenta fazê-lo. Divide uma folha ao meio, criando duas colunas e em cada linha escreve uma dessas situações.

Agora, em frente a essa linha, na outra coluna, escreve o que achas que pode ter levado a tua mente àquela situação. Por exemplo, “levei uma multa por excesso de velocidade, numa altura em que tinha pouco dinheiro”. Na outra coluna, escreves como estava a tua mente nessa altura. “Tinha a cabeça muito cheia de coisas e não reparei no limite de velocidade, apesar de saber que ali havia um radar, a minha mente não estava clara nem focada, mas sim perturbada por muitos pensamentos”.

Então que “mau karma” foi este?

A falta de concentração e de mente limpa.

Como podes resolver as dívidas kármicas

  1. Como tornar a mente mais purificada?

    Lê bons livros, reflete mais sobre as tuas ações, medita, irá ajudar a esvaziar a mente, a focá-la, a tornar as tuas ações mais positivas.

  2. Como me relacionar corretamente?

    Observa o que tu queres das pessoas e o que tens para lhes dar, será que há um equilíbrio aí? Será que há dependência ou igualdade? Que pensamentos tens e que sentimentos tens sobre essas pessoas? Que expectativa achas que tens sobre o que elas pensam de ti? Será isso realmente importante ou será mais importante viver em harmonia?

  3. Como posso tornar a mente mais positiva

    Regressa a quem realmente és, redescobre-te e observa como o estado pacífico é algo natural em ti, que apenas te distanciaste de ti mesmo. Observa as coisas boas que fazes na vida e valoriza-te, sem desvalorizar os outros. Observa o lado positivo da vida e que cada coisa dependerá também da tua própria mente.

O conceito de dívidas kármicas é usado também no ocidente e temos mesmo que o compreender para que não fiquemos assustados, paralisados ou até para não “cobrarmos” indevidamente a outros, o que afinal possa ser uma questão da nossa própria mente. Uma mente positiva e mais clara, traz sempre uma outra luz a cada questão na nossa vida.

Apresentação na Feira do Livro de Sesimbra

No dia 7 de Agosto de 2018, a convite da Ronda das Letras e da Biblioteca Municipal de Sesimbra apresentei o último livro em lançamento pela Editora NascenteO Grande livro dos Chakras e da Anatomia Energética.

Foi um enorme prazer ter estado presente, agradeço muito a bondade do Rui e de todos os participantes.

Agradeço ainda o bondoso gesto por parte da Biblioteca Municipal de Sesimbra.

Foi um prazer enorme ter regressado a Sesimbra, após mais de uma década sem lá ir e ver o crescimento aprazível e as boas condições para aqueles que lá estão. O acolhimento foi muito afável e bondoso, assim espero ter contribuído para um estar na vida cada vez melhor.

A Feira do Livro de Sesimbra é um evento de muitos anos, que sempre requer um grande esforço e persistência, sendo então congratulado pelos seus visitantes e pela oferta de autores e convidados que incentivam cada vez mais boas leituras e o aprofundamento de saberes.

O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética na CMTV com a Maya e o Nuno Eiró

No dia 24 de Julho estive no programa Manhã CM da CMTV com os apresentadores Maya e Nuno Eiró na apresentação de O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética.

O programa Manhã CM pode ser visto na integra em várias operadoras como a NOS.

O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética é uma referência das perspetivas modernas e tradicionais sobre os nossos centros energéticos e as ideias da anatomia energética.

Leitura de Verão com O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética

A leitura de verão, muitas vezes quer-se leve, alegre, ou então até mesmo construtiva, inspiradora e com tempo, predisposição, para finalmente colocar alguns temas com mais clareza.

O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética como leitura de verão

Em O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética, podes encontrar vários temas que podem ir ao encontro de momentos leves, com exercícios inspiradores, ou mesmo com o aprofundamento de temas que há muito tempo querias abordar.

Então, para a tua leitura de verão, quero dar-te algumas dicas que possam ser úteis com este livro.

Desenvolver a prática sensitiva

Podes aproveitar para fazer alguns exercícios para sentires e interpretares a energia da pessoa, quer dos seus chakras, quer da aura. A partir da página 125 poderás ler algumas dicas interessantes e formas de interpretares o que sentes.

Desintoxicar dos três venenos

Na página 348 podes ler exercícios tibetanos que são muito simples, mas também extremamente úteis para saberes lidar e purificar a tua raiva, apego e ignorância, relativa a situações que viveste ou que vives.

Os chakras segundo a perspetiva hindu

Podes aprofundar o teu saber no significado e representação dos chakras segundo a antiga tradição hindu a partir da página 224, que começa com o conceito primordial da Kundalini. Este sim é um tópico que irá requerer mais atenção, concentração, na tua leitura.

Uma leitura mais contemporânea dos chakras

Se quiseres, podes observar, a partir da página 17, como são os nossos chakras principais e secundários a partir das interpretações ocidentais que incluem também as glândulas endócrinas.

A leitura de O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética não precisa ser feita sequencialmente e podes abordar, primeiro, temas que te sejam mais interessantes. É claro que o todo do livro compõe um determinado saber com um determinado objetivo, mas isso irás descobrir ao longo da tua leitura.

Diverte-te e que a tua leitura de verão seja boa e útil, que te traga momentos duradouros de contentamento e felicidade.

Meditação para as atitudes nos sete chakras

Os nossos sete chakras não são apenas repositórios de energia, mas são também centros de consciência que nos podem auxiliar na nossa mudança de perspetiva e atitude para com a vida.

Os sete chakras e como meditar nas suas atitudes

Os sete chakras representam as várias frequências que temos, assim como as partes da nossa grande consciência. Cada uma das energias que eles produzem, alimentam o nosso corpo físico, mental e emocional, além de também refletirem as coisas que pensamos, sentimos e a própria saúde do corpo físico.

Observando os sete chakras como centros de consciência, podemos trabalhar afirmações que nos ajudem a âncorar atitudes que poderão trazer transformação à consciência e à energia de cada um deles.

Esta meditação irá ajudar-te a desenvolver mais consciência e uma atitude positiva em cada um dos sete chakras principais. É uma meditação de apoio a O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energétical que poderás encontrar a partir da página 149.

Podes ler algumas das páginas de O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética no Issuu e também ver a entrevista feita no programa Agora Nós.

O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética no programa Agora Nós – RTP1

No dia 27 de Junho de 2018 houve a apresentação de O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética no programa Agora Nós, da RTP 1, com Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos:

Poderás ver aqui o programa total Agora Nós do dia 27 de Junho.

Um muito obrigado aos apresentadores, a todos os telespectadores e ainda à equipa da Editora Nascente.

Este livro tem a apresentação de perspetivas ocidentais e orientais (hindus e tibetanas) sobre os chakras e a nossa anatomia energética. Poderás também ler algumas partes do livro através do Issuu.

O grande livro dos chakras e da anatomia energética

O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética

A nossa anatomia energética e o conceito de Chakras que tanto usamos na prática de Reiki e em muitas outras práticas energéticas, são algo que exigem sempre muito aprofundamento. Não podemos dizer que apenas uma forma de encarar os chakras e a anatomia energética pode ser verdadeira, mas quando observamos várias perspetivas, enriquecemos muito o nosso saber e vemos que elas se complementam. Assim, sem pretenções, o Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética apresenta-se como um guia para perspetivas, para o teu desenvolvimento no tratamento e elevação dos centros de consciência que são os Chakras, assim como a compreensão de algumas questões que existem em relação à anatomia energética e o fluxo da energia.

O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética

«O nosso corpo energético é um grande mistério. E é por isso uma aventura de vida incrível partilhar as minhas pesquisas sobre o tema.»

Este é o primeiro grande manual de um autor português a sistematizar os conhecimentos sobre os centros vitais do ser humano e todas as questões relacionadas com a anatomia energética.

João Magalhães, autor do bestseller O Grande Livro do Reiki, apresenta nesta obra as questões que se colocam a quem se inicia no mundo dos chakras e pretende saber mais sobre conceitos como enraizamento, aura, prana, kundalini, entre tantos outros. Aqui se aborda a visão ocidental, mais contemporânea, e a visão oriental, mais tradicional, mostrando-se também como o trabalho sobre o campo energético se pode revelar uma autêntica filosofia de vida.

Um livro indispensável que o ajudará a:
– Conhecer em profundidade os chakras principais e também os secundários;
– Aprender técnicas de limpeza e proteção energética;
– Compreender os diferentes mantras e mudras;
– Dominar uma filosofia de vida assente na integridade, na compaixão e na bondade.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén