Nível 3 - Shinpiden
-
Será que só podes enviar Reiki para muitas pessoas quando aprenderes o Daikomyo?
De onde surgiu o Daikomyo, o quarto símbolo que é aprendido no terceiro nível de Reiki? Será que foi uma influência do Johrei (浄 霊) criado por Meishu-Sama (Mokiti Okada) no tempo do Mestre Usui? Ou por influência de uma das alunas de Takata? E para que serve? O uso do Daikomyo “A Grande Luz Brilhante” ou “A Grande Iluminação” são significados para o quarto símbolo que conhecemos na prática tradicional. Ao longo do tempo, o símbolo foi sofrendo alterações, para uns porque não sabiam desenhá-lo, para outros que sentiram querer alterar a sua energia. O símbolo Daikomyo, serve como recurso de aprofundamento da nossa ligação à Energia Vital do…
-
O que é o nível 3 de Reiki – o Shinpiden
Os “Ensinamentos Misteriosos” é o nome japonês do nível 3 de Reiki, não porque algo de inalcançável é ensinado, mas sim porque vamos ainda mais aprofundar as aprendizagens do nível 1 e 2, na direção do nosso próprio entendimento e dos outros também. O que é o nível 3 de Reiki Aprendeste as bases do método Usui Reiki Ryoho com o nível 1 e como cuidar de ti e dos teus familiares. Com o nível 2 surgem as grandes ferramentas como a técnica para a mudança dos hábitos e o envio de Reiki (o tratamento ausente). Começamos a olhar a filosofia de vida como forma terapêutica, algo que é então…
-
Roteiro bibliográfico de estudo para o nível 3 de Reiki
O que é o nível 3 de Reiki? Após o Okuden, os segundos ensinamentos a que costumamos chamar de nível 2, encontramos o Shinpiden, os “ensinamentos misteriosos” (em japonês), que corresponde ao nosso nível 3 de Reiki. Neste nível, vamos aprofundar toda a nossa prática na (re)descoberta do nosso próprio eu, das causas e condições que bloqueiam a nossa coerência e presença na vida, assim como as formas terapêuticas de cuidar do outro e abordar o conceito de uma consulta de Reiki. Roteiro bibliográfico de estudo para o nível 3 de Reiki O nível 3 de Reiki irá exigir um pouco mais de ti. Além de um olhar para ti…
-
Como desenvolver a prática do símbolo do terceiro nível de Reiki
Com o nível 3 de Reiki, o Shinpiden, aprendemos o Daikomyo, que em japonês quer dizer Grande Luz Brilhante. O seu propósito é o de nos aproximar da coerência a nós mesmos a da vida, mas como poderemos desenvolver a prática deste símbolo? A prática do símbolo do terceiro nível de Reiki Estes mesmos conceitos podes aplicar para qualquer outro símbolo, como forma de o conhecer mais profundamente. Reiki é simples, mas requer um treino empenhado, diário e uma vivência que nos guia para “uma vida pacífica e feliz“. Se quiseres saber mais sobre a aplicação do símbolo e da prática de Reiki para o teu desenvolvimento pessoal, podes ler…
-
Imaginação ou atenção plena num tratamento de Reiki?
Quando estamos a aplicar um tratamento de Reiki, são entre 20 a 40 minutos sempre a deixar fluir a energia, mas o que está a fazer a nossa mente a fazer? Será preciso imaginarmos alguma coisa? Precisamos estar no vazio? O que fazemos? Num tratamento de Reiki o que fazemos com a nossa mente? A quietude é um estado natural ideal para a prática de Reiki, o que quer dizer que a nossa mente precisa também ela de estar permeável à energia. No livro Reiki Guia do Método de Cura, encontrarás a tradução do livro de Terapia Reiki da Usui Reiki Ryoho Gakkai, e lá é indicado que quando uma…
-
Sobre os símbolos de Reiki
O Mestre Hiroshi Doi, um dos membros da Usui Reiki Ryoho Gakkai e fundador do Gendai Reiki Ho, ou Método Moderno de Reiki. O seu percurso com a prática de Reiki foi através da Mestre Mitsui que ensinava a “Radiance Technique” de Barbara Ray (aluna de Takata entre 1970 e 1980). No entanto, no seu percurso, descobriu que a prática de tratamento pelas mãos (Teate) que aprendeu com o Mestre Ohta, tinha como origem os ensinamentos do Mestre Sasaki, membro principal da filial de Hiroshima da Usui Reiki Ryoho Gakkai. Assim, ele continuou o seu percurso recebendo Reiju da Mestre Koyama e também aprendeu o sistema ocidental que se chama…
-
Reiki a tempo inteiro? Como tomar uma boa decisão
Ao aprendermos Reiki vamos sentindo que há algo que parece fazer um sentido incrível à nossa vida. É algo de extraordinário, que ressoa em nós, poderá ser o tratar os outros ou até mesmo ensiná-los. Mas, como em tudo, começa a parecer que não temos tempo para o que queremos fazer e que, se calhar, faz sentido deixar o trabalho para estar na prática de Reiki a tempo inteiro. Será essa uma boa decisão? As exigências de trabalhar na prática de Reiki a tempo inteiro Sem dúvida que não podemos cair na ilusão de que se vamos trabalhar no que gostamos, que ainda para mais tem uma filosofia de vida,…
-
A intenção e os símbolos de Reiki
A partir do nível 2 de Reiki, o Okuden, iniciamos a prática dos símbolos de Reiki. Os símbolos são meras representação gráficas estilizadas ou em forma de kanji, que colocam determinados atributos à energia no seu todo. Que intenção colocar ao aplicar os símbolos de Reiki A intenção é um foco à energia, por exemplo, se estou a trabalhar e tento concentrar-me em determinada tarefa, tenho uma intenção “implícita” de que quero estar concentrado nos meus afazeres, ou ainda, se estou a correr, tenho a intenção “implícita” de que quero correr até ao fim e a intenção explícita de o fazer em determinado tempo (apenas exemplos). Os símbolos de Reiki…
-
Como te preparares para iniciar o nível 3 de Reiki
Já terminaste o nível 2 e então como te poderás preparar para começar este novo percurso no nível 3 de Reiki? O nível 3 de Reiki continuará a ser um percurso de desenvolvimento pessoal, não podemos separar este aspecto daquilo que é “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade”, ou seja, o percurso interior que necessitamos fazer para compreender as causas dos nossos bloqueios e o que necessitamos para ter uma vida mais pacífica e feliz. O nível 3 será caracterizado por um maior aprofundamento das questões pessoais e, por outro lado, pela aprendizagem da prática profissional, que não se torna obrigatória. Muitos praticantes aprendem apenas para si, para melhorar…
-
O nível 3 de Reiki como desenvolvimento pessoal
O que será realmente o nível 3 de Reiki e será que todos os praticantes podem chegar a esse nível? Qual o foco deste nível chamado de Shinpiden e porque há-de haver a necessidade de mais um passo no caminho do Usui Reiki Ryoho? O nível 3 de Reiki e a progressão na vida e caminho do praticante de Reiki O nível 1 de Reiki, o Shoden, é o despertar, a estruturação e clarificação da aprendizagem que acompanhará o praticante até ser Mestre de Reiki. Com o nível 2 de Reiki, o Okuden, o praticante segue os “segundos ensinamentos”, ou seja, é uma progressão natural do primeiro nível e auxiliará…
-
Cuidados a ter em relação a pessoas com doença para Mestres e Terapeutas de Reiki
As terapias complementares começam a ter cada vez mais um papel presente na saúde dos portugueses e já muitos recorrem aos serviços de Terapeutas de Reiki para o auxílio na profilaxia, manutenção e cuidado do bem-estar. Apesar da validade de formação que Mestres e Terapeutas de Reiki têm é necessário uma enorme atenção com a forma de tratar um utente ou aluno, que esteja a passar um momento de cuidado com uma doença. Os cuidados que Mestres e Terapeutas de Reiki devem ter com a forma de abordar pessoas com doença Para se tornar Mestre de Reiki, um praticante deve ter todos os seus níveis efectuados, assim como aprender a…
-
E depois do nível 3 de Reiki o que fazer?
Demoramos cerca de um ano e meio a terminar o nível 3 de Reiki e, por vezes, bem mais tempo do que isso, principalmente a desenvolver a prática do nível 2 de Reiki, mas o que poderemos fazer como praticantes após terminarmos esta etapa? Um percurso possível após o nível 3 de Reiki O nível 3 de Reiki é um patamar muito interessante para a nossa experiência terapêutica e de filosofia de vida. É um nível onde revemos todos os conceitos do nível 1 e 2 de Reiki e onde aprendemos a aprofundar a arte terapêutica do Usui Reiki Ryoho. Além disso, é uma experiência única no nosso desenvolvimento pessoal…
-
Depois de receber Reiki não fazer Reiki
Pode parecer um contrassenso mas, depois de receber Reiki em algumas circunstâncias, deves considerar se deves aplicar Reiki a outros. Esta observação é principalmente dirigida para os terapeutas de Reiki. Como decidir se depois de receber Reiki se deve aplicar Reiki a outros A prática de Reiki é extraordinária e no que diz respeito a ser terapeuta de Reiki é uma experiência muito bonita. Mas como qualquer praticante de Reiki, se calhar ainda com mais “obrigação”, um terapeuta de Reiki deve receber Reiki de outro terapeuta. A necessidade de receber Reiki de outra pessoa vem de termos uma outra perspetiva sobre as questões que temos, além de que muito tempo…
-
Reiki para largar a fralda
Largar a fralda pode ser muito complicado para algumas crianças. Claro que é preciso haver um auxílio de profissionais da área, para que tudo possa ser bem compreendido e com a tua prática de Reiki, podes também auxiliar. Aplicar Reiki para largar a fralda A questão com o largar a fralda pode depender de muitas situações. Casos consultes um psicólogo usa também essa sabedoria para a tua aplicação de Reiki. Tenta primeiro aplicar o byosen com a intenção de perceber onde podem estar os bloqueios; Aplica Reiki, para que flua por todo o corpo da criança e principalmente nas partes onde sentiste os bloqueios; Tenta perceber como estão os chakras…
-
CENIF arranca com Curso Profissional de Terapeuta de Reiki para praticantes de nível 3
De 9 de Setembro a 3 de Março, o CENIF Amadora irá realizar um Curso Profissional de Terapeuta de Reiki, para os praticantes de qualquer sistema com o nível 3, desde que realizado presencialmente. Porque um Curso Profissional para Terapeutas de Reiki Presentemente a prática de Reiki encontra-se cada vez mais alargada a pessoas das mais variadas formações, assim como a oferta da sua prática terapêutica, quer profissionalmente, quer em regime de voluntariado. Um Curso Profissional vem trazer um reforço aos praticantes de Reiki de nível 3 que pretendam aprofundar a sua arte terapêutica, assim como ter componentes profissionais para o atendimento, diagnóstico no campo do Reiki e aplicação técnica…