Nível 2 - Okuden
-
Como o nível 2 de Reiki te pode ajudar numa mudança positiva de vida
Se o nível 1 foi a base para a prática, o Nível 2 de Reiki pode ajudar-te numa mudança positiva de vida. Mas será isto apenas marketing, ou há mesmo um caminho neste método que nos ajuda a aprimorar a Arte Secreta de Convidar a Felicidade? O nível 2 de Reiki como mudança positiva de vida Com o nível 2 de Reiki terás completado um ano de prática, de vivência, dentro da filosofia de vida do Mestre Usui, do teu autocuidado, desintoxicação energética e construção de algo mais positivo na vida. Este nível propõe-te um olhar cuidadoso sobre as questões que começaste a sentir que precisas tratar e oferece-te as…
-
Usar o Honshazeshonen para auxílio a dormir melhor
O Honshazeshonen é um símbolo que aprendemos no nível 2 de Reiki, dedicado à aplicação do tratamento ausente, ou envio de Reiki, como chamamos no ocidente. Mas será que poderá ter outras aplicações como nos ajudar a dormir melhor? O Honshazeshonen para dormir melhor O terceiro símbolo de Reiki é, muitas vezes, uma dor de cabeça para muitos praticantes, por ser difícil de desenhar ou memorizar. Mas a sua aplicação é algo muito benéfico e, por isso mesmo, devemos empenhar-nos a treiná-lo cada vez mais. Uma das suas aplicações interessantes é no apoio ao sono e ao dormir melhor. Como este é um símbolo dedicado ao tratamento ausente, não te…
-
Porque o nível 2 de Reiki e estarás preparado?
O nível 2 de Reiki é chamado de Okuden, os segundos ensinamentos e está focado no aprofundamento da nossa filosofia de vida e prática terapêutica, ajudando-nos a trabalhar maus hábitos e ainda a enviar Reiki à distância, além de muito, muito mais. Porque um praticante deve continuar para o nível 2 de Reiki Muitas vezes sentimos a frustração de não saber como cuidar de determinadas questões que nos assolam a mente, ou mesmo, de alguma forma, mesmo que mínima, ajudar quem gostamos ou quem está em sofrimento e longe do nosso alcance. Esta é uma das premissas que nos traz o nível 2 – o tratamento ausente e técnicas que…
-
Como fazer um autotratamento do nível 2 de Reiki
O autotratamento do nível 2 de Reiki é uma prática de continuidade da tua aprendizagem do nível 1, mas que pode ser aprofundada com as técnicas e os símbolos que começas agora a trabalhar, esta é uma oportunidade muito interessante de desenvolveres o teu autoconhecimento e também um sentir de bem-estar. O autotratamento do nível 2 de Reiki No nível 1 de Reiki explico que podes tratar o que sentires que está em desequilíbrio, como o Mestre Usui ensinava, ou que podes fazer as várias posições ao longo do corpo como a Mestre Takata ensinava. Com o nível 2, podes usar o Chokurei nos locais onde sentes o byosen. Esta…
-
Porque começar o dia com envio de Reiki à distância
Se costumas acordar cedo, começar o dia com envio de Reiki à distância pode ser uma prática eficiente para ti e também para quem receba. E porque é que será assim tão positivo? Começar o dia a enviar Reiki Quando acordamos, estamos ainda com poucas ligações energéticas e a mente poderá estar descansada, se a noite for repousante. De manhã, também os receptores do envio de Reiki estarão possivelmente nas mesmas condições. Assim, se deixarmos fluir a energia este processo poderá ser tão agradável para nós, como para a pessoa que recebe. É como estarmos “frescos” para um dia e aproveitarmos para começar logo a fazer algo que é tão…
-
O teu voluntariado cinco minutos por dia com o envio de Reiki
Por vezes queremos muito ajudar com o voluntariado, mas nem sempre conseguimos ter a flexibilidade de horários ou mesmo a disponibilidade para algo com mais frequência. No entanto, existe uma prática que nos pode ajudar a realizar este sentido de doação que bate no coração de todos os praticantes de Reiki. O envio de Reiki como impulsionador do voluntariado Aplicarmos Reiki em presença a uma pessoa tem o fator muito importante do toque, da proximidade, do consolo e muitas vezes até do sentir de “humanidade”, no entanto, não sendo possível, podemos ajudar com a técnica Enkaku Chiryo, o tratamento ausente, que habitualmente chamamos de envio de Reiki. Então como realizares…
-
Como enviar Reiki para um pesadelo
Se tiveste um pesadelo podes enviar Reiki para ajudar no alívio dessa energia e até quem sabe na compreensão do seu surgimento. Um pesadelo tanto pode ser apenas uma mistura confusa da nossa mente ou até algo que necessita de resolução. O tratamento de um pesadelo com Reiki Este tipo de tratamento não precisa ser formal, ou seja, não tens que realizar uma série de técnicas e procedimentos para o fazer. Ele pode ser realizado logo no preciso instante em que acordas e consegues perceber que é algo que precisa ser tratado. Assim, quando quiseres, visualiza que tens esse pesadelo entre as mãos. Visualiza o início do envio de Reiki…
-
Parei com o nível 2 de Reiki, como faço para regressar à prática?
O nível 2 de Reiki é para mim dos níveis mais importantes. Ele é aquele que traz os grandes recursos terapêuticos que ficam para uma vida e a oportunidade de nos trabalharmos profunda e interiormente. Assim como o nível 1 de Reiki nos traz as bases fundamentais, o nível 2 expande a consciência para o cuidar. Mas se pararmos de praticar… o que acontece e como podemos retomar? Regressar à prática do nível 2 de Reiki O nível 2 de Reiki traz-nos símbolos e novas técnicas, mas antes de tudo isso, desenvolve a tua ligação à energia e a melhor forma de o fazeres é através dos cinco princípios –…
-
Envio de Reiki para a família
Com o nível 2 de Reiki aprendemos a técnica de envio de Reiki, o que nos permite fazer inúmeras práticas incríveis e abre os nossos horizontes no sentido de nos cuidarmos e até cuidarmos dos outros. Uma das formas que podem ser usadas para esta técnica é, por exemplo, o envio de Reiki para a família. Como fazer o envio de Reiki para a família Já sabes que são muitas as formas de aplicar esta técnica e cada Mestre poderá ensinar de forma diferente, segue sempre a forma como te ensinaram. Vamos fazer este envio de uma forma completa, pelo que começamos com a limpeza do espaço onde estamos. Realiza…
-
Honshazeshonen
O símbolo que é utilizado na técnica de “Tratamento Ausente”, o Honshazeshonen, continua a ser um grande mistério se não olharmos atentamente para o seu significado profundo… O que ele realmente nos quer transmitir e como está ligado à profundidade do Usui Reiki Ryoho? O Honshazeshonen e o seu significado Em japonês, a frase escreve-se da seguinte forma 本者是正念 e é conjugada através de uma ligação de traços que não é comum para qualquer japonês, ou seja, o Mestre Usui tinha um excelente conhecimento não só da caligrafia, mas de sentidos profundos que as frases podem trazer a quem as diz e vê. A frase, ou como é dito em…
-
Quando ganhamos medo de conduzir, como podemos auxiliar com Reiki
Algumas circunstâncias podem levar-nos a ter medo de conduzir, e pode mesmo ser algo que surge com o tempo e não algo que sempre sentimos. Este medo pode até não ser completamente compreendido por nós próprios e pode parecer que não há razão alguma para o ter… mas como o tratar? Tratar o medo de conduzir pela prática de Reiki Quando surge um medo como o medo de conduzir em determinada altura da nossa vida, nem sempre é claro perceber porque acontece. Então, há um conjunto de práticas que podemos fazer para ajudar a tomar consciência do porque tal acontece. Por exemplo, experimenta enviar Reiki para a situação… visualiza-te a…
-
Como fazeres a tua prática diária no nível 2 de Reiki
O nível 2 de Reiki, os segundos ensinamentos, trazem-nos muitas ferramentas para desenvolver a nossa prática de Reiki. Não só novas técnicas, mas também símbolos que nos ajudam a ter outras percepções e a lidar com a energia de uma forma diferente. Um nível 2 de Reiki traz-nos também novas formas de trazemos a prática ao nosso dia-a-dia. A prática diária com o nível 2 de Reiki Antes de mais não quero que fiques com stress ao pensar que tens que praticar todos os dias sem falha. Trazer a prática de Reiki ao nosso dia-a-dia, não é apenas o autotratamento, vamos explorar várias vertentes: Autotratamento Tenta fazer o autotratamento completo…
-
A transformação do nível 2 de Reiki, o continuar da prática
O nível 2 de Reiki é chamado de Okuden, os segundos ensinamentos, ensinamentos intermédios ou interiores. É mais uma etapa de transformação para os praticantes de Reiki. Para compreender melhor esta passagem de nível e não cair em receios infundados, precisamos relembrar o propósito que o Mestre Usui nos colocou. A tua prática para o nível 2 de Reiki O Mestre Usui chamou ao seu método “Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho“, o método de tratamento pela Energia Vital do Universo de Usui, para a Melhoria do Corpo e da Mente. Com os primeiros ensinamentos, o Shoden, o praticante trabalha os aspectos que o impedem de ter uma “vida pacífica…
-
Envio de Reiki – algumas perguntas e respostas
A prática de envio de Reiki, aprendida no nível 2 de Reiki, tem vindo a ser cada vez mais utilizada e popularizada, principalmente após o contexto do confinamento necessário durante a pandemia causada pelo COVID-19. Por isso, é natural que muitas mais questões tenham sido levantadas pelos praticantes de Reiki. Aqui ficam algumas perguntas e respostas que mais têm surgido. O envio de Reiki De onde surgiu a técnica? De uma das práticas tradicionais do xintoísmo (o caminho dos deuses), uma prática espiritual japonesa, onde o sacerdote recolhe pequenas folhas de papel com o nome, data de nascimento e condição física da pessoa que não pode assistir a determinada cerimónia…
-
Pratica o envio de Reiki sem apego
O envio de Reiki pode vir de um desejo muito bonito de querer auxiliar alguém, mas por vezes, a interferência do desejo pessoal pode fazer com que não funcione muito bem. Como fazermos o envio de Reiki sem nos apegarmos A prática de enviar Reiki é chamada de Enkaku Chiryo, o tratamento ausente, usada como caso excepcional, mas tão presente nestes tempos de necessidade. No entanto como distinguir a intenção de um desejo pessoal que tenhamos? O desejo por si, não é bom nem é mau. É uma vontade, um querer. Mas quando este querer se volta para um interesse ou objetivo muito pessoal, como por exemplo “que eu fique…