O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Categoria: Mikao Usui

Mikao Usui um homem de grandes virtudes e méritos

Masayuki Okada, Doutor em Literatura, membro da Associação do Mestre Mikao Usui, escreveu as palavras de “O Memorial Das Grandes Realizações do Mestre Usui”, que pode ser visto no Templo Saihoji, em Tóquio.

Ele inicia as palavras deste memorial, escrito em Fevereiro de 1927, da seguinte forma:

Chamamos àquele que obteve a qualidade e a força mental, em si mesmo, trabalhando arduamente, um homem de virtude e àquele que espalhou um caminho de salvação e ajudou muitas pessoas um homem de excelência. Um grande apóstolo é o único que tem esta virtude e esta excelência. Desde tempos antigos, muitas grandes pessoas como homens sábios, filósofos, autores de estudos ou religiões eram assim, e o Mestre Usui também era um deles.O Mestre foi o fundador de um método «de como promover a saúde do seu corpo e mente, usando a energia espiritual do Universo (Reiki)». Ao ouvir falar da sua reputação, muitas pessoas vieram ter com ele de todos os lados e desejaram aprender ou ser tratadas por ele. Ele era muito popular… O seu nome era Mikao Usui, também conhecido como Kyoho. Nasceu na aldeia de Taniai, Yamagata, na província de Gifu, e era antepassado de Tsuname Chiba, que foi general do exército entre o final do período Heian e o início do período Kamakura. O seu pai era chamado Taneuji, conhecido como Uzaemon, e a sua mulher vinha da família Kawai. Nasceua 15 de agosto de 1865. Desde criança que estudava arduamente e a sua habilidade era superior à dos seus amigos.

As virtudes e Méritos de Mikao Usui

Sabemos que o Mestre Usui teve milhares de alunos e que viajou entre muitas terras, mas não foi por isso que ele foi considerado uma pessoa de virtudes e méritos, mas sim por ter fundado um método “de como promover a saúde do corpo e da mente”, através de Reiki. Mesmo este método terapêutico, pode ser comparado a centenas de muitos outros onde as mãos são colocadas para que aconteça um fluxo de energia, mas as virtudes e méritos vêm de algo muito mais profundo – a filosofia de vida, a missão do método e o seu conceito sobre a prática e aquele que pratica.

As virtudes e méritos pela filosofia de vida

Quando alguém cria uma filosofia de vida que visa a “melhoria do corpo e da mente” e promove um caminho de autodescoberta e aprimoramento interior, essa é uma pessoa de mérito. Os cinco princípios que o nosso Mestre Mikao Usui legou começam pela constatação do momento presente, só por hoje:

  1. Sou Calmo;
  2. Confio;
  3. Sou grato;
  4. Trabalho honestamente;
  5. Sou bondoso.

Estes princípios são como uma bússola que nos guia pela vida, eles promovem a harmonia, a confiança, a compreensão pelas lições de vida, a honestidade e uma vida bondosa.

As virtudes e méritos pela missão do método

Algo que nos faz refletir bem sobre todas as atitudes que tomamos é a definição do método que praticamos. Dizia o Mestre Usui:

A missão do Usui Reiki Ryoho  é guiar para uma vida pacífica e
feliz, curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa.

Assim, um praticante de Reiki precisa definir a sua vida não para criar conflitos, mas para construir a paz, não para levar sofrimento aos outros, mas para os aliviar dele. Alguém que contrói um método assim, é uma pessoa de grande virtude e mérito.

As virtudes e méritos pelo conceito sobre a prática e aquele que pratica

Reiki não é apenas aplicar as mãos e deixar fluir energia. Esse é um entendimento superficial, pois para nos ligarmos a esse fluir, precisamos compreender o seguinte.

Dizia o Mestre Usui:

A lei natural do Grande Universo e cada espírito humano, como
Pequeno Universo, devem ser constantemente unidos, existindo como um.

E mais ainda:

Tudo no Universo é produzido e desenvolvido pelo magnífico Reiki, que preenche o Grande Universo. Os humanos são um microcosmos que obtêm o Grande Espírito do macrocosmos; todos têm uma parte deste Grande Reiki no seu corpo. Assim, devemos sempre tentar cultivar a espiritualidade para que possamos receber o mais possível o Grande Reiki do Universo.

Assim, observamos que o Mestre Mikao Usui era um homem extraordinário, um observador da natureza e, como tal, um entendido na relação entre homem e universo, na relação entre todas as coisas. Era um homem de virtudes e méritos.

Comemorar os ensinamentos do Reiki – 9 de Março

A 9 de Março de 1926, faleceu o fundador do Usui Reiki Ryoho – Mikao Usui. Crê-se que tenha sido do seu segundo AVC, em mais uma viagem que fazia para levar os seus ensinamentos a outras terras, no Japão.

Comemorar Mikao Usui e os ensinamentos do Usui Reiki Ryoho

Apesar da morte não trazer razões para comemorar, traz-nos muitas vezes a reflexão, o olhar interior e a revisão de vida. É isso mesmo que devemos fazer também em relação a esta data… todos os praticantes de Reiki.

Assim, para este dia, porque não cada um por sua iniciativa, ou mesmo formando grupos, prestar homenagem aos ensinamentos do Reiki e daquele que nos trouxe a “Arte Secreta de Convidar a Felicidade” – Mikao Usui.

Mais ainda, podemos estender esta homenagem dos ensinamentos, a todos os mestres de Reiki, que ao longo dos tempos têm vindo a ensinar o método.

Exemplo de como agradecer os ensinamentos do Usui Reiki Ryoho

  • Coloca as mãos em gassho e pratica, durante algum tempo, a técnica Gassho Kokyu Ho;
  • Quando quiseres, leva as mãos em gassho à terceira visão;
  • Faz o teu agradecimento que pode ser algo como:
    • Agradeço à Energia, por todo o bem que me traz e ajuda a levar aos outros;
    • Agradeço ao Mestre Usui, pela sua sabedoria e ensinamentos;
    • Agradeço a todos os Mestres, pelos seus ensinamentos e prática;
    • Agradeço a mim mesmo, pela predisposição de praticar;
  • Caso estejas com outros colegas, curvem-se em agradecimento uns aos outros, ou caso estejas sozinho, curva-te em agradecimento a tudo o que indicaste e sentiste.

O agradecimento é uma forma de ultrapassarmos a ilusão do ego que considera que fazemos e alcançamos tudo sozinhos na vida, quando na verdade, tudo está interligado e todos precisamos uns dos outros. Compreendendo isto, sabemos que devemos levar uma vida correta, sem engano, compreendendo cada vez mais o que é a prática do Usui Reiki Ryoho. Sabendo que a nossa missão é guiar para uma vida pacífica e feliz, como dizia o Mestre Usui, temos os pilares para todas as nossas acções.

Muito obrigado Mestre Usui, por todos os ensinamentos, muito obrigado a todos os mestres por todos os ensinamentos, muito obrigado a ti, por praticares Reiki.

Caminho do Reiki

O caminho do Reiki é longo e árduo

O caminho do Reiki parece ser muito entusiasmante e algo de incrivelmente fácil e acessível a todos. Como o Mestre Usui dizia, ele é “a arte secreta de convidar a felicidade” e no seu tempo chamava-se Usui Reiki Ryoho no michi – o caminho do método de cura Usui, pela Energia Universal. Mas será que este caminho é assim tão fácil e acessível como se crê?

O caminho do Reiki

Reiki é algo de muito simples e natural. Muitos praticantes dizem que parece algo que já sabiam a vida toda, outros mais cépticos vêm a descobrir mais tarde que é algo que não se racionaliza puramente, mas que se vivencia. Se levarmos as coisas com superficialidade, o caminho do Reiki é algo de tão simples que se torna enfadonho, sem respostas e sem sentido. Fazes os 21 dias de autotratamento, com sorte seguidos, recitas os cinco princípios e aplicas Reiki nos outros. E depois? Depois achas que não há mais nada a fazer e muito possivelmente queres atingir todos os outros níveis muito rapidamente para que possas tratar dos outros, pois são mais importantes que tu mesmo. E este é o caminho curto e superficial.

Tens o caminho do Reiki que é longo. É aquele que te pede esforço, porque na vida, as coisas que são realmente importantes pedem esforço diário até tudo se tornar natural, enraizado como um pinheiro forte na montanha. Este esforço surge porque tens que trabalhar interiormente, compreendendo as tuas questões através dos cinco princípios, entendendo as causas das tuas questões e sabendo como cuidar delas com Reiki, para o teu bem supremo e para o bem supremo de todos. Neste longo caminho, percebes que para cuidar dos outros, tens que primeiro cuidar de ti. Que para realmente saberes cuidar dos outros, tens que ter uma longa experiência antes de te aventurares profissionalmente e que tudo leva o seu tempo. Tudo começa quando, com as mãos em gassho, esvazias a mente, colocas o coração predisposto e recitas os cinco princípios. Este é um caminho de uma vida.

E que caminho do Reiki tu pretendes tomar?

Aquele que é curto e que não te levará a uma transformação, ou àquele que é longo, árduo, mas que te levará à compreensão do que é “Guiar para um Caminho Pacífico e Feliz”?

O Usui Reiki Ryoho foi feito para todos, mas traz-te algumas exigências como compreender quem és, quem os outros são, o que é a vida. É através do Usui Reiki Ryoho que aprendes a trabalhar com Reiki, a energia que está disponível no universo, para tudo e para todos.

O caminho do Reiki é incrível, só o conseguimos realmente perceber quando o vivemos e isso implica entrega, desapego do que não é bom, para que possamos convidar a felicidade. Reiki é e será também aquilo que tu dele fizeres.

Podes ler mais sobre alguns dos ensinamentos do Mestre Usui, para uma prática profunda, no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz, onde poderás descobrir os 125 poemas que ele escolheu para reflexão.

 

O templo Saihoji e a sepultura da família Usui

Sempre houve alguma questão de o Mestre Mikao Usui era ou não Budista e de que escola era. Os seus alunos ainda vivos na década de 80 indicavam que era da escola Tendai, mas a sua sepultura estava num templo Jodo Shu (浄土宗), um dos ramos da escola Tendai, fundada por Honen. Publico neste artigo algumas fotos que permitem compreender essa razão, assim como a localização da sepultura da família Usui.

entrada saihoji joao magalhaes

Placa descritiva da transferência e alteração dos terreno do Templo.

Não houve alteração no chão do templo Yotsua Oiwake após o ana Masashi Aya 20 (1829). Sofreu com o fogo por duas vezes no ano Meiji 13 (1877). No ano Taisho 9 (1921) foi movido da sua posição para a extensão da estrada e alargamento da linha central.

memorial usui silvia joao magalhaes

Memorial do Mestre Mikao Usui

O presente templo e terreno onde a família Usui está sepultada, pertence a um templo Budista da Terra Pura (Jodo Shu). O Mestre Usui era da escola Tendai e foi por causa da realocação dos terrenos do cemitério Tendai, por volta dos anos 60, que hoje em dia se encontra no templo Saihoji. Diz-se que foi erguido um pequeno templo em honra ao Mestre Usui, por alunos seus, mas desconhecida a sua localização.

memorial usui joao magalhaes

Localização do memorial e sepultura da família Usui

templo saihoji usui joao magalhaes

Localização na secção 22 do Memorial Usui

 

Podes encontrar o Templo Saihoji na 1-4-56 Umesato, Suginami-Ku, Tokyo. Em Reiki Guia para uma Vida Feliz, encontrarás mais informações sobre como lá chegar.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén