O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Categoria: Imperador Meiji

Poemas do Imperador Meiji para celebrar o nascimento do Mestre Mikao Usui

A 15 de Agosto de 2018, celebraremos o 153º aniversário do Mestre Mikao Usui e porque não observarmos alguns poemas do Imperador Meiji para reflexão, meditação e homenagem?

Três poemas do Imperador Meiji para celebrar o 153 aniversário de Mikao Usui

Um antigo poema japonês dizia:

Depois de o nevoeiro se levantar, a luz vem. Mas a Lua já está no céu. Cultivar a mente pela verdadeira natureza das coisas faz-nos crescer imensamente.

Os ensinamentos do Mestre Usui são como a Lua, ele estão presentes no universo, são universais, apenas as nuvens e nevoeiro do nosso céu nos impedem por vezes de ver e entender.

Na sua sabedoria, escolheu 125 poemas para refletirmos e fazermos essas nuvens se levantarem da nossa mente, tornando os pensamentos mais claros e o coração mais puro.

Assim, recolhe-te, se quiseres acende um incenso de homenagem ao Mestre Usui. Pratica a técnica Gassho Kokyu Ho e quando tiveres a tua mente limpa, então recita o poema que aches mais importante para sentires a tua união com a energia. Quando tu alcanças essa união com a energia, estás também em união com os ensinamentos do Mestre Usui.

2 — CÉU
Como gostaria de ter a mente como um grande céu azul claro…!

100 — MESTRE
A casa aguenta-se firme graças ao pilar central. A razão pela qual as
famílias prosperam é porque existe um mestre, um líder da casa.

68 — BOLA DE CRISTAL
Não penses que a bola de cristal não é brilhante. Apenas não a poliste
suficientemente. As pessoas precisam de treinar mais arduamente para
mostrarem a sua capacidade ou qualidade.

Os poemas do Imperador Meiji são também uma boa forma de honrares os ensinamentos do Mestre Usui. Nós, praticantes de Reiki, não veneramos ninguém, mas homenageamos quem nos indicou:

A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa própria.

Poderás ler os 125 poemas do Imperador Meiji e a reflexão sobre a Filosofia de Vida no Usui Reiki Ryoho no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz.

Celebrar o Dia das Virtudes do Imperador Meiji

No dia 30 de Julho de 2018 celebramos o Dia das Virtudes do Imperador Meiji, no CENIF. Tivemos como poema de reflexão o décimo oitavo, escolhido pelo Mestre Usui.

18 — PIRILAMPO PERANTE A LUA

Um pirilampo esconde-se no canavial, deixando a Lua brilhar na lagoa.

As lições de um Dia das Virtudes

Celebrar o dia das virtudes é por um lado reconhecer os méritos que alguém construiu e alcançou e por outro lado, colocá-los ao serviço de todos, da humanidade.

Quando o Mestre Usui nos indicou 125 poemas para refletirmos, ele queria tornar real o que indicava nos preceitos “A arte secreta de convidar a felicidade” e “para a melhoria da mente e do corpo“.

O décimo oitavo poema trouxe-nos grandes reflexões interiores, o saber que cada um tem a sua luz, que com amor próprio e auto-estima, é capaz de também deixar brilhar o outro quando é mais necessário.

Refletimos ainda sobre a necessidade de nos tornarmos melhores de pessoas, de nos formarmos como pessoas em tudo aquilo que aprendemos e não apenas técnicos especializados. Reiki é um caminho longo, umas vezes duro, outras vezes simples, mas sem dúvida, um caminho que nos leva por uma vida mais pacífica e feliz. O Dia das Virtudes do Imperador Meiji é sem dúvida um dia importante para a prática da filosofia de vida no Usui Reiki Ryoho.

Todos ainda receberem Reiju.

Um muito obrigado à participação do professor Mauro Nakamura.

Como estudar os poemas do Imperador Meiji

O Imperador Meiji (明治天皇) viveu entre 1852 e 1912 e realizou a transição de um Japão feudal e fechado, para um Japão moderno e aberto ao ocidente, ao mundo. Além deste grande progresso que cultivou, era também um homem muito literário, um poeta com milhares de poemas escritos. Este imperador foi tão importante que no Japão, a 30 de Julho, é sempre celebrado O Dia das Virtudes do Imperador Meiji.

A importância dos poemas do Imperador Meiji para a prática de Reiki e como os estudar

«Sem abrires a montanha, como podes ver a flor dourada a brilhar? Não adianta ter um talento sem o usar.» — Imperador Meiji

Como surgiu, pela primeira vez, a referência aos poemas do Imperador Meiji?

No manual que entregava aos seus alunos, o Usui Reiki Ryoho Hikkei, que poderás encontrar em O Grande Livro do Reiki, o mestre Usui indicava os seguintes esclarecimentos sobre o seu método:

P — O que é o Usui Reiki Ryoho?

R — Graciosamente, recebi as últimas injunções do Imperador Meiji. Para alcançarmos os meus ensinamentos, treinarmos e melhorarmos física e espiritualmente e andarmos por um caminho certo como seres humanos, temos, em primeiro lugar, de curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável.

As injunções são as instruções, os ensinamentos do Imperador Meiji e estes vinham, para os japoneses, na forma de poemas. Para os seus alunos, o Mestre Usui escolheu 125 poemas. Estes poemas eram praticados na forma meditativa quando o Mestre realizava o Hatsurei-Ho.

Por exemplo, os alunos liam o seguinte poema:

«Se não fores em frente quando o mundo inteiro está a avançar, vais ficar para trás.» — Imperador Meiji

E no momento da meditação, mantinham em mente estas palavras e aguardavam que a sabedoria do vazio lhes trouxesse iluminação. Para a tua própria experiência, podes encontrar no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz os 125 poemas, a sua categorização e a explicação de cada um deles.

Mais ainda, no Manual da Terapia Reiki, o Mestre Usui indicava os métodos que usava e o primeiro deles era a eliminação dos pensamentos, através da entoação dos poemas do Imperador Meiji.

OS NOSSOS MÉTODOS DE TERAPIA REIKI

1 — Eliminação dos nossos pensamentos

Entoa os poemas do Imperador Meiji e elimina todos os teus pensamentos.

Mais à frente, ele explicava porque se devia recitar esses poemas:

A razão para entoar os poemas do Imperador Meiji

O Imperador Meiji demonstrou ter uma capacidade espiritual excelente, comparativamente com os restantes imperadores. O seu grande caráter era visível na aura da sua enorme virtude, que brilhava para todos como um raio de sol, no seu afeto profundo como o oceano, na sua vontade inamovível e misericordiosa como a da Mãe Natureza.

O segundo propósito do método da terapia Reiki é o de receber a própria energia e o Mestre Usui constata-o da seguinte forma:

2 — Receber energia espiritual

Receber energia espiritual é um ritual e deve ser feito da seguinte

forma:

• Elimina os teus pensamentos;

• Lê os poemas do Imperador Meiji em voz alta e esvazia a tua mente.

Mais uma vez, referindo a importância de ler os poemas do Imperador Meiji, em voz alta.

A categorização dos poemas do Imperador Meiji

Em 2015, quando pedi a tradução do japonês para inglês dos poemas do Imperador Meiji, pude encontrar um novo sentido e valor nestes 125 poemas. Reparei que eles tinham um determinado contexto e ensinamento e, como tal, categorizei esses poemas em quatro pilares, que poderás ler a partir da página 85 do livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz:

  1. Trabalho árduo e aprendizagem;
  2. Família e paternidade;
  3. Conselhos;
  4. Compaixão, valores e elevação.

Desta forma, ao estudares os poemas do Imperador Meiji, poderás fazer o seguinte:

  1. Senta-te confortavelmente e coloca a tua intenção neste aprendizagem;
  2. Por exemplo, vais querer aprender algo mais sobre a compaixão;
  3. E escolhes, dentro desses poemas, o número 18;
  4. Lê em voz alta o poema;
  5. Medita, praticando o Joshin Kokyu Ho;
  6. Sente o que o Universo te exprime, no silêncio, sobre esse poema;
  7. Agradece.

18 — PIRILAMPO PERANTE A LUA

Um pirilampo esconde-se no canavial, deixando a Lua brilhar na lagoa.

A sabedoria dos poemas escolhidos pelo Mestre Usui traz-nos grandes ensinamentos. Escuta-os atentamente e pratica-os.

Dia das Virtudes do Imperador Meiji

No dia 30 de Julho de 2018, celebramos mais uma vez o Dia das Virtudes do Imperador Meiji, um reconhecimento pela grande importância que tem para a prática de Reiki e para o desenvolvimento da nossa filosofia de vida.

Como celebrares o Dia das Virtudes do Imperador Meiji

Esta celebração é um momento meditativo, de introspecção. Poderás faze-lo sozinho ou acompanhado, de forma muito simples:

  1. Acende um incenso em memória do Mestre Usui e outro em memória ao Imperador Meiji;
  2. Coloca uma intenção para uma questão que tenhas;
  3. Escolhe um dos poemas do Imperador Meiji, podes encontrar os 125 poemas no livro Reiki Guia para Uma Vida feliz;
  4. Se quiseres, pratica a meditação Joshin Kokyu Ho, sentado em seiza, ou seja, com a bacia em cima dos pés, posição tradicional japonesa;
  5. Passado algum tempo, recita o poema que escolheste;
  6. Reflete sobre que sabedoria esse poema te trouxe;
  7. Recita também os cinco princípios;
  8. Curva-te em agradecimento.

Exemplos de poemas do Imperador Meiji

autoestima Reiki Poemas do Imperador Meiji

 

Os poemas do Imperador Meiji para a autoestima

O Mestre Usui escolheu 125 poemas do Imperador Meiji, entre milhares de outros que ele tinha, para a reflexão dos seus alunos. Então, usamos estes poemas como “conselhos” de um amigo ou de alguém que nos quer ajudar a ter uma outra perspetiva das coisas.

Refletir sobre a autoestima com os poemas do Imperador Meiji

Poderás escolher um poema por dia, com a intenção de compreenderes melhor as tuas questões de autoestima. Já sabes que isto nada tem a ver com futurologia, mas sim com a tua capacidade interpretativa. Experimentei tirar quatro poemas e vamos interpretá-los como exemplo:

20 — ÀS VEZES

Aprendiz! Não te esqueças de trabalhar arduamente, em vez de te apressares para o progresso.

Perante as tuas questões, não te esqueças de ser diligente, de não desistires de ti mesmo, sem ansiedade, sem pressa, mas com persistência em tanta quantidade quanta a bondade que vais nutrindo por ti mesmo.

119 — COMPORTAMENTO

As pessoas com estatuto elevado na sociedade, como governadores e diretores, devem agir de forma adequada.

Porque a tua autoestima está em baixo? Sentes-te demasiado julgado e criticado por ti mesmo, pelos outros? Se há algo que está errado, o que achas que poderás fazer, não sendo tão crítico?

100 — MESTRE

A casa aguenta-se firme graças ao pilar central. A razão pela qual as famílias prosperam é porque existe um mestre, um líder da casa.

Uma forma de aumentares, resgatares, a tua autoestima, é compreenderes a importância que tens, o teu próprio valor. Este poema é um claro exemplo de isso e merece que seja recordado na mente e no coração.

79 — DESEJO PARA A FLOR

Não vamos lamentar a curta vida das flores de cerejeira. Ao invés, vamos esperar que, embora a primavera acabe em breve, a sua beleza dure mais tempo no rio.

Tudo muda na vida, mas a forma de apreciar a beleza e o valor das coisas depende unicamente de nós mesmos. Vale a pena acreditares em ti mesmo e em te valorizares, dá força a ti mesmo e observa que a vida tem tudo para ti.

Podes encontrar os 125 poemas do Imperador Meiji no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz.

Como usar os poemas do Imperador Meiji para meditação

O Mestre Usui aplicava os poemas do Imperador Meiji num momento muito próprio de uma técnica à qual chamava Hatsurei. Esta é uma técnica essencialmente meditativa, para o empoderamento energético. Numa das partes da técnica, os poemas do Imperador Meiji podiam ser usados para reflexão.

Os poemas do Imperador Meiji em meditação

12 — IRMÃOS

Parece uma tempestade em casa. No entanto, os ramos de uma árvore crescem grossos lá fora. Não discutas. Mantém-te em harmonia. – Imperador Meiji

A melhor forma de aprendermos é praticando e devemos sempre começar com pequenos passos. Eis como podes experimentar aplicar o conceito dos poemas à meditação.

No livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz, poderás encontrar todos os 125 poemas e ainda uma explicação de cada um deles. Se quiseres, abre à sorte e escolhe esse poema que saiu.

E agora, o momento de te preparares para a meditação:

  1. Cria o teu ambiente confortável e se quiseres, usa um alarme para poderes estar entregue à prática. Se estiveres agora a começar, podes experimentar 5 ou 10 minutos;
  2. Tenta decorar o poema que te saiu ou escreve-o numa folha;
  3. Coloca o corpo confortável e as costas direitas;
  4. Sente o ar que entra e que sai pela respiração e aproveita para aliviar alguma pressão interior que sintas;
  5. Leva a atenção até à mente e esvazia-a, como se fosse uma sala, ou como se soubesses que neste momento não te irás incomodar a ti mesmo;
  6. Aplica a respiração do Joshin Kokyu Ho e centra-te nesse fluxo;
  7. Traz para ti a memória do poema, ou lê-o interiormente, mantendo a mente vazia;
  8. Escuta interiormente o que essas palavras te querem transmitir, sem esforço, sem quereres alcançar algo… apenas escuta;
  9. Quando quiseres terminar, agradece.

Esta é uma prática muito simples e assim poderás compreender para que servem realmente os poemas do Imperador Meiji. Vale a pena praticar.

Como aprender os poemas do Imperador Meiji

Os poemas do Imperador Meiji que o Mestre Usui escolheu para reflexão, podem trazer-nos grandes sabedorias. Uns são bastante simples de interpretar, mas outros são complexos.

Como podemos aprender e interpretar os poemas do Imperador Meiji

De 125 poemas há um que me trouxe desafio ao longo de anos e anos, de 125 foi logo o primeiro – a lua.

Embora a Lua de outono não mude desde os tempos antigos, muitas pessoas já passaram neste mundo.

Foi muito estranho refletir sobre este poema e até considerei que tivesse sido mal traduzido, mas não foi. De facto, a sua profundidade tem a ver com a cultura e sociedade japonesa, o que nem sempre é linear de entender. Então como podemos interpretar os poemas do Imperador Meiji?

  1. Coloca uma intenção para o poema que vais tirar, como se fosse um conselho que pedes a um amigo;
  2. Experimenta esvaziar a tua mente de todos os conceitos e crenças, mantém uma mente vazia e aberta para observares o poema;
  3. Tenta compreender o sentido das palavras, para essa tua intenção;
  4. Imagina como estando alguém a ler esse poema para ti e tu apenas escutas;
  5. Se não conseguires compreender, tenta estudar um pouco sobre a cultura japonesa dos finais do século XIX e inícios do século XX, o tempo do Imperador Meiji.

Sem dúvida que os poemas são uma fonte de sabedoria e eles vêm da observação e vivência de uma cultura, por isso mesmo, nem sempre são fáceis de interpretar. no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz, podes encontrar todos os poemas, em japonês e português, uma pequena interpretação e também o contexto histórico do Japão contemporâneo do Imperador Meiji e do Mestre Usui.

Se quiseres, podes também experimentar escrever o poema, por vezes ajuda no alcance da nossa voz interior.

A sabedoria de um Koan nos poemas do Imperador Meiji

Nem sempre os poemas do Imperador Meiji são claros ou directos. Eles surgem-nos quase como um koan 公案, uma afirmação, uma frase, que nos traz uma disrupção com a razão e nos leva a questionar.

Os koan nos poemas do Imperador Meiji

Ao questionares a tua razão, ao procurares uma resposta a uma afirmação para validar a sua veracidade, encontras a “iluminação”, ou a clareza de espírito que te leva a um maior crescimento humano.

É por esta mesma razão que o Mestre Usui escolheu 125 poemas do Imperador Meiji, para que os seus alunos pudessem reflectir, principalmente durante o Hatsurei Ho.

Interpretar um koan do Imperador Meiji

Experimenta interpretar este poema:

O que ele te diz?

  • Vês de uma perspectiva positiva, um reforço para replantares e não desistires das coisas na vida?
  • O que são as ervas daninhas para ti?

A vida traz-nos sempre lições muito valiosas. Se algo aconteceu de errado, é fácil colocar a culpa nos outros, mas perceber a fragilidade que está em nós nem sempre é fácil. Essas são as nossas ervas daninhas e é isso mesmo que temos que trabalhar em nós mesmos.

Podes encontrar os 125 poemas do Imperador Meiji em Reiki Guia para Uma Vida Feliz, com a sua interpretação e uma forma muito interessante de os aplicares às tuas questões de vida.

Lembrar as virtudes do Imperador Meiji – Meiji Tenno Sai

A 30 de Julho, todos os anos, celebra-se o Dia das Virtudes do Imperador Meiji.

Convidamos todos os praticantes de Reiki a neste dia celebrarem com um momento de meditação, recitação dos cinco princípios e reflexão sobre um dos poemas do Imperador Meiji.

No CENIF Amadora, iremos realizar uma pequena meditação dia 30 de Julho das 9h00 às 10h00. Todos são bem vindos.

Um poema de exemplo poderá ser:

3 — ÀS VEZES
3. 暑しともいはれざりけりにへかえる 水田にたてるしづを思へば (を
りにふれて)
Quando pensas sobre os agricultores pobres, que trabalham arduamente
no campo de arroz, no verão quente, como podes reclamar por
estar quente?

O Dia das Virtudes do Imperador Meiji, no Japão

Este dia 30 de Julho, no Meiji Jingu em Tóquio, será celebrada uma cerimónia com a dança sagrada Meiji Jingu Yamato Mai, realizada por um sacerdote xintoísta. Esta dança sagrada será inspirada no seguinte poema do Imperador Meiji.

Meiji Jingu Yamato Mai 

O céu vasto,
estende-se sereno e claro,
tão azul acima,
Oh, pudesse a nossa alma crescer,
E tornar-se tão ampla.

Quando o Japão passava por tempos difíceis, o Imperador Meiji fez um grande esforço para construir um Japão moderno, incluindo o estabelecimento de uma constituição. Quando faleceu em 1912, condolências foram enviadas de todo o mundo. A sua sepultura foi realizada em Fushimimomoyama, em Quioto, mas a pedido da população, foi criado o Meiji Jingu em Tóquio, em 1920.

Reflexões de Reiki para a tua felicidade e crescimento interior – 2 programas para Março de 2016

Compreender e praticar a filosofia de vida ensinada pelo Mestre Usui ajuda-nos no caminho da Arte Secreta da Felicidade. A melhoria do nosso corpo e mente começa pela mudança dos nossos padrões e isso começa com a tomada de consciência. Para isso mesmo, neste mês de Março, criei dois programas gratuitos para receberes por email, para reflexão.

Cinco dias de princípios contigo

Este programa é dedicado à prática diária de cada um dos cinco princípios na observação da vida quotidiana, para que possamos criar relações saudáveis com os outros e assim quem sabe vivermos uma Páscoa de paz, harmonia e felicidade.

De 21 a 25 de Março – Cinco dias de princípios contigo

Os poemas do Imperador Meiji para a tua viagem interior

Nesta altura da Páscoa, alguns alunos do CENIF costumam fazer o caminho de Santiago. É um desafio interior que é sempre acompanhado com Reiki. Este ano vamos trabalhar a reflexão e elevação da consciência com os poemas do Imperador Meiji. Estes são os novos poemas, traduzidos directamente do japonês e introduzidos no livro Reiki Guia para uma Vida Feliz. Se quiseres, aproveita estes dias para uns breves momentos de reflexão e vivência interior, com muito Reiki ♥

De 24 a 28 de Março – Os poemas do Imperador Meiji para a tua viagem interior

 

imperador meiji

Imperador Meiji

Celebrar o dia das Virtudes do Imperador Meiji

A 30 de Julho celebramos o dia das Virtudes do Imperador Meiji. Agradecemos ao Imperador Meiji pelos sábios poemas que tanto nos podem ajudar em reflexão sobre as nossas próprias questões e agradecemos também à sabedoria do Mestre por os ter escolhido.

Foi também um momento de partilha de questões sobre o autotratamento Reiki e daí surgiram várias ideias interessantes como fazer o autotratamento por partes além das partilhas muito enriquecedoras sobre as dúvidas e experiências de cada um. Um praticante enriquece-se mais quando partilha e segue um caminho acompanhado.

Praticamos o Hatsurei-ho, como o Mestre Usui o fazia nas suas aulas e estivemos todos em família e alegria, com muito Reiki. Celebrar as Virtudes lembra-nos a importância da nossa transformação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os poemas do Imperador Meiji e a sua possível origem no Reiki

Toshihiro Eguchi fui um aluno do Mestre Usui, segundo Tenon-in, de 1921 a 1926, cumprindo todos os núveis, chegando a Mestre de Reiki. A sua importância não ficou apenas por ter cumprido todos os níveis mas também é a ele, possivelmente, atribuído o ónus da prática de tratamento pelas mãos e a inclusão dos poemas do Imperador Meiji.

Em 1922, o Mestre Usui tinha o seu dojo (escola) em Harajuku, Tóquio. No manual que compilou para os seus alunos, ele tinha 125 poemas waka, chamados Gyosei, escritos pelo Imperador Meiji. Com esta data chega alguma divergência e nós não temos, ainda, forma de descobrir como foi realmente a história. Terá sido Mikao Usui quem colocou os 125 poemas ou Toshihiro Eguchi, a quem se atribui o Teno Hira Ryoho? Hoje em dia, na Usui Reiki Ryoho Gakkai, os poemas ainda são usados para meditação, pelos praticantes, assim como é prestada homenagem ao Imperador Meiji.

A importância dos poemas do Imperador Meiji no Reiki

“Me ni mienu kami ni mukaite hajizaru wa hito no kokoro no makoto nari keri”

Tu tens uma justa e pura alma
Se não tens nada
Que te envergonhe
Em frente a Deus,
A quem tu não consegues ver.

Os poemas do Imperador Meiji, têm uma enorme profundidade. Não importa o tempo em que foram escritos, neles está contida a sabedoria da vida e ajudam-nos a encontrar respostas a muitas questões. Esta sabedoria, ajuda-nos no objectivo do Reiki, proposto pelo Mestre Usui, o alcance do Satori, da Felicidade e Paz duradoura. Corpo e Mente são trabalhados no Reiki, pela prática de Chiryo (tratamento para o corpo), Reiji ho (orientação) e Gassho Meiso (introspecção e princípios), os três pilares do Reiki. Pela aplicação dos Gainen, os preceitos, a prática dos Gokai, os cinco princípios e a vivência, reflexão, dos poemas do Imperador Meiji, podemos dizer que Reiki é uma Filosofia de Vida.

Imperador Meiji

Imperador Meiji (1852-1912), 122 Imperador do Japão.

Teno Hira Ryoho e Toshihiro Eguchi

Toshihiro Eguchi, em 1923 surgiu com um método de tratamento pelas mãos. Era um método praticamente de cariz religioso, cuja cerimónia vinha de um amigo seu chamado Nishida. Este cerimonial envolvia uma espécie de bênção, a cada aluno. Um pouco como o Reiju (empoderamento) que o Mestre Usui dava aos seus alunos (doka). No Teno Hira Ryoho, os praticantes lêem os poemas do Imperador Meiji e prestam reverência no seu templo, seguindo os preceitos do Shintoísmo. Sentem-se protegidos por Deus (Kami).

Crê-se que em 1927, Toshihiro Eguchi saiu da Usui Reiki Ryoho Gakkai por divergências com o Presidente Ushida. Segundo Hiroshi Doi, mais de 500.000 alunos foram iniciados por Eguchi. Nesta prática, deviam emanar energia, pelas mãos, durante 30 a 40 minutos. Praticavam Gassho e liam os poemas do Imperador Meiji, até como uma forma de cura. É de notar que a Teno Hira Ryoho tinha um carácter nacionalista, daí a reverência ao Imperador, que na altura eram considerados como deuses (kami).

Reiki

Não nos podemos esquecer que tudo o que somos é um resultado de tudo o que nos rodeia. Por isso é natural haver muitas influências em qualquer método que se crie. O mais importante é sim praticarmos Reiki com mente limpa e coração predisposto. Deixarmos crescer em nós o amor incondicional e a compaixão e compreendermos o que é realmente importante na vida. Reiki é isto mesmo e muito mais.

 

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén