Imperador Meiji
-
O dia das virtudes do Imperador Meiji
No Japão, a 30 de Julho, celebra-se todos os anos o Dia das Virtudes do Imperador Meiji, onde há uma cerimónia xintoísta e a reflexão através dos seus poemas. O Mestre Usui, escolheu 125 poemas do Imperador Meiji para reflexão dos seus alunos e considerava-o tão importante para a filosofia de vida do seu método, o Usui Reiki Ryoho que abriu a sua primeira escola mesmo ao lado do templo Meiji Jingu, em Harajuku, Tóquio. Dentro da categoria de conselhos, podemos encontrar o poema 88. 88 — ÀS VEZESÀs vezes é melhor para as pessoas se as coisas não forem como elas querem. Imperador Meiji Claro que é um tema que…
-
Explicação do poema 5 – Às Vezes, do Imperador Meiji – A Persistência
Até as gotas da chuva podem fazer um buraco numa pedra dura, então não desistas facilmente embora possa parecer difícil! Imperador Meiji A Persistência, no poema 5 do Imperador Meiji No livro e cartas técnicas Reiki para o Corpo e a Mente, encontras também 21 poemas do Imperador Meiji para te auxiliar à prática da reflexão e contemplação através da sabedoria profunda do Imperador Meiji. Neste poema encontramos um paralelo entre a natureza e qualidades que devemos cultivar, como a persistência. Esta persistência não é insistir obstinadamente numa ilusão, ou continuar sempre no mesmo caminho errado, é sim, cultivar a sabedoria através da, harmonia, confiança, gratidão e bondade, levando assim…
-
A arte de contemplar a vida
Meditar faz parte da prática de Reiki, mas por vezes esquecemo-nos que contemplar é uma parte dessa mesma prática. A contemplação traz-nos a capacidade de observar a realidade tal como ela é, mas vendo a beleza que tudo tem através da compreensão. A sabedoria do Imperador Meiji para contemplar a vida No seu poema 74, o Imperador Meiji fala-nos sobre as flores de cerejeira, algo de tão importante na cultura japonesa onde existem festivais e momentos apropriados para a contemplação de tão belas árvores e flores. Neste poema, ele diz: Como é bonito ver as cerejeiras selvagens que parecem nuvens,Mostrando-se através dos pequenos pinheiros…! Imperador Meiji Mesmo nos lugares inesperados…
-
O teu esforço compensa
Ontem um aluno chegou à aula molhado por ter chovido durante o seu caminho na longa subida até ao espaço da Ser. O seu esforço fez-me lembrar um poema do Imperador Meiji. Quando a Sabedoria do Reiki nos fala sobre o esforço Está a nevar,o que quase tira o pouco calor do fogo.Um homem idoso veiosem esperar pelo dia quente. Imperador Meiji O poema 30 do Imperador Meiji, escolhido pelo Mestre Usui, fala-nos do esforço por aquilo que vale a pena, um esforço que por vezes não olha ao conforto para que se alcance o objetivo pretendido. Esforçar para ir a uma aula de Reiki é dizer a si mesmo……
-
Trabalha arduamente, uma perspetiva pelo Imperador Meiji
Trabalha arduamente, é um tema que surge em alguns poemas do Imperador Meiji, assim como podemos ver como sendo o nosso quarto princípio de Reiki. Mas porque os japoneses reforçam tanto este aspecto? E o que será este trabalho que é aplicado no Reiki? A sabedoria do Reiki numa perspetiva do Imperador Meiji com o Trabalha Arduamente O Imperador Meiji era um poeta extraordinário e um observador incomum da vida. O Mestre Usui escolheu 125 poemas para que os praticantes de Reiki pudessem aprofundar o seu discernimento e encontrassem perspetivas para as dificuldades com se deparam na vida. No poema 116, o Imperador Meiji diz “Trabalha arduamente, polindo as tuas…
-
Como Reiki nos faz sentir em casa
Não há melhor sensação que aquela que nos faça sentir em casa. É uma sensação de regresso, de segurança, de conforto, de bem-estar e estar bem. Sentir que regressamos a casa é uma percepção que muitas vezes temos ao praticar… e porque? A sensação de bem-estar e de sentir em casa que Reiki nos traz No seu poema 34 – Pássaros, o Imperador Meiji diz o seguinte: Mesmo um pássaro, a voar livremente no grande céu, nunca se esquece da sua casa. Imperador Meiji Também nós, temos interiormente uma sensação de necessidade de regresso a casa. Este estar em casa, mostra-nos muitas vezes a segurança e o saber que estamos no sítio…
-
A sabedoria do Reiki para a atenção plena
A atenção plena é a prática de estar presente na nossa própria vida. É um dos grandes propósitos do Usui Reiki Ryoho e, para isso, o Mestre Usui trouxe-nos várias ferramentas. A atenção plena, despertada pela sabedoria de Reiki O Mestre Usui escolheu 125 poemas para os seus alunos refletirem nas questões que mais assombravam as suas vidas. Estes poemas eram entoados na prática do Hatsurei Ho como forma meditativa, pois é no espaço vazio da mente que as respostas da nossa intuição se encontram. No caso da atenção plena, podemos encontrar um conselho no poema 124: Olha o que estás a fazer de vez em quando, porque às vezes…
-
O teu trabalho honesto e diligente
Os poemas do Imperador Meiji trazem uma enorme sabedoria para a nossa prática. Eles eram usados pelo Mestre Usui para a reflexão sobre as nossas questões, através de uma poesia simples, profunda e de grande valor interior. No livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz, coloquei explicações para todos os poemas, exceptuando o 64. Agora é hora de o esclarecer. Reiki, trabalho, dever e o poema 64 do Imperador Meiji Todos os jovens foram para a guerra e apenas os anciãos são deixados no arrozal. – Imperador Meiji Numa primeira abordagem, podemos pensar que este poema diz respeito aos tempos de guerra e não é errado pensar assim. Em tempos…
-
Como esquecemos a nossa mente pura
O conceito oriental de mente pura, ou mente primordial, nem sempre é muito claro para nós e este é um dos conceitos mais importantes na prática do Usui Reiki Ryoho. A mente pura, ou mente primordial, será algo inalcançável, ou algo que de alguma forma até já tivemos? A mente pura pela prática de Reiki Refletir sobre mente “pura” pode levar-nos a preconceitos. Pura? Será uma mente melhor que a de todos os outros? Será que só alguns a poderão alcançar? De acordo com a cultura oriental, todos nós possuímos essa mente. Geralmente é a que identificamos em criança. É aquela mente aberta ao mundo, despreocupada e feliz. O imperador…
-
O trabalho, segundo a Sabedoria do Reiki – Os poemas do Imperador Meiji
Muitas vezes sentimos que o trabalho é já um fardo grande demais. Quer seja pelo cansaço das horas, dos anos, quer pelas atitudes com que se convive diariamente. Mas como podemos refletir sobre o trabalho, segundo a prática de Reiki? O trabalho, o quarto princípio e o Imperador Meiji – A Sabedoria do Reiki O quarto princípio de Reiki pede-nos para trabalhar honestamente e, em japonês, significa trabalhar diligentemente. Também no poema 99 do Imperador Meiji, encontramos uma reflexão sobre o trabalho: Não reclames com a idade,pois tens um trabalho.Não dês desculpase continua a trabalhar arduamenteaté que consigas. Imperador Meiji Na cultura japonesa, trabalhar é também estar ocupado, manter-se ativo.…
-
A parábola da bola de cristal
Masayuki Okada vivia em Fukuyama, a sua família era produtora de arroz, há tantas gerações que ficou no seu nome (Okada). Apesar de estar perto do templo Shinshoji, sempre que podia deslocava-se até ao templo Myoo-in onde prestava o seu respeito à Kannon das “onze faces”, que representava o olhar da compaixão para todas as direções. Masayuki sempre gostara muito de observar os caracteres à entrada do templo e trouxe-lhe o desejo de aprender a ler e assim, após muita insistência, o pai anuiu para ir fazer os seus estudos na terakoya da sua aldeia, a escola anexa ao templo budista. A tarefa não foi fácil e todos os caracteres…
-
A parábola da sinceridade e do vendedor de sandálias
Masashiko Yosuke era um vendedor de sandálias em Gifu. Uma arte que já vinha do seu pai, do pai do seu pai e de muitos outros ancestrais. Toda a família apenas se lembra de uma única arte ao longo de todas as gerações – fazer sandálias. Mas Masashiko queria algo mais na sua vida desde muito pequeno. O problema era que esta indecisão o levava a passar tempos e tempos deitado de barriga para o ar… Pensava o que queria ser, o que queria fazer, mas nunca conseguia perceber o que… apenas ali ficava. O pai obrigava-o a fazer sandálias… mas tudo o que fazia era de péssima qualidade. Os…
-
Como usar os Poemas do Imperador Meiji em A Sabedoria do Reiki
Em 2021 a Editora Nascente publicou A Sabedoria do Reiki, um pequeno livro que contém em cartas os 125 poemas do Imperador Meiji e também dois postais, um com a fotografia do Mestre Usui e outro com a fotografia do Imperador Meiji. E como podemos nós, praticantes de Reiki, usar estas cartas? A Sabedoria do Reiki pelos Poemas do Imperador Meiji Os poemas do Imperador Meiji eram usados na prática de meditação nas aulas do Mestre Usui. Então é uma ferramenta muito importante para também compreendermos questões e alcançarmos sabedoria. Os poemas nada têm a ver com adivinhação, mas sim com a tua capacidade de conexão contigo mesmo, com a…
-
A parábola da casa pequena
Sasuke morava numa pequena casa. Era tão pequena que tinha apenas uma só divisória para o casal e os seus dois filhos. A cozinha era um fogo no chão onde todos se sentavam ao redor para comer e estar e à noite, bastava aninharem-se para dormir sentindo o sereno calor que vinha das brasas. Nas noites quentes de verão, a porta ficava aberta e o tranquilo ar que vinha da montanha entrava pela casa. De madrugada, acordavam com o toque do sino para as preces do templo Hiei. Sasuke era um artesão, fazia sandálias e vendia-as na aldeia de Ohara, a esposa Ayumi tomava conta dos filhos pequenos e fazia…
-
A parábola da resiliência
Os poemas do Imperador Meiji ajudam-nos a refletir sobre a nossa vida e o que se passa ao nosso redor. A sua sabedoria pode ajudar-nos a chegar ao entendimento simples que a vida precisa. No poema 122 “Às vezes”, encontramos a parábola da resiliência. A resiliência que a vida nos ensina. As flores cor-de-rosa foram lavadas e maltratadas pelas ondas nas margens do rio, mas ainda assim continuaram a florir.Como é maravilhoso que os nossos filhos tenham superado muitas situações, circunstâncias difíceis, e tenham florido…! Imperador Meiji Fuji nasceu num tempo em que para falar com um amigo distante, teria que o visitar, ou escrever uma carta. O seu pai…