O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Categoria: Dia da consciência

Sorrir e crescer, na elevação da consciência

Quando olhamos para dentro nem sempre sorrimos, ou nos sentimos elevados. Sombras, passados, tristezas, feridas. Elevação da consciência - Tao do ReikiQueremos a elevação da consciência como um desamarrar de âncoras e um afastar para um outro longínquo e mais rico porto. Mas, será esse o melhor caminho?

“Desista de procurar. Está aqui.” – Yoka Daishi (Shodoka)

A consciência está dentro de nós, a elevação da consciência está dentro de nós. Não é o sítio que importa mas a nossa predisposição.

“É melhor viajar bem do que chegar.” – Buddha

E como arranjar essa predisposição?

A elevação da consciência

Na prática de Reiki devemos fazer regularmente o autotratamento, é ele que nos traz equilíbrio em todos os corpos. Nesse caminho de purificação, vamos encontrando as tais sombras e feridas. Quando ainda não estamos estruturados, fugimos. Quando nos sentimos preparados, continuamos. É por isso que o autotratamento não deve ser feito sem a disciplina constante dos cinco princípios – a nossa prática de elevação da consciência, de rectificação de hábitos. São os cinco princípios que nos trazem o tempo interior, a predisposição para a mudança.

“Todos os maus actos surgem por causa da mente. Se a mente for transformada, como poderiam os maus actos permanecerem?” – Buddha

Observando este ensinamento de Buddha, podemos fazer um paralelo à nossa prática. Mudar, transformar a mente. No Reiki, quando se transforma a mente transforma-se o coração. Mente Limpa e Coração Predisposto. Funcionam ambos em sintonia. Por isso é que a prática de Reiki pode trazer alegria.

Praticando os cinco princípios de Reiki, no Gassho, trazemos iluminação e gratidão sobre todas as coisas. Compreendemos que mexemo-nos mais quando as coisas acontecem, quando há um impacto negativo na nossa vida. Muitas vezes este aspecto do poema 11 do Imperador Meiji é uma verdade:

11 – Em Geral

Se o teu passado
É abastado
E sem problemas pessoais
As tuas obrigações humanas
São facilmente esquecidas

dia-da-consciencia-tao-do-reikiSigo o princípio de todas as quartas-feiras praticar o Dia da Consciência. É como se fosse o atingir de um pináculo de onde contemplo todo o caminho. Paro, reflicto, sinto. Mudo o que tenho a mudar. Procuro orientação e cuido mais ainda de mim. Para elevar a consciência é também preciso ter uma visão do tudo que nos rodeia, não perdendo o centro que somos. Experimentem praticar a meditação do Karuna Metta, pratiquem a compaixão em vocês mesmos. A maior alegria que podemos ter é a de encontrar a nossa própria sombra… ela é a nossa metade perdida.

Dia da consciência

A solidão é a doença do nosso tempo

A solidão é o ser doente do nosso tempo. Nós sentimo-nos muito sós, mesmo se estamos rodeados de muitas pessoas. Estamos sozinhos juntos.

Há um vácuo dentro de nós e não nos sentimos confortáveis com esse tipo de vácuo, então tentamos preenchê-lo através da conexão com outras pessoas. Acreditamos que quando nos conectamos com outras pessoas o sentimento de solidão vai desaparecer. E a tecnologia nos provê vários mecanismos para nos conectarmos, para nos mantermos conectados, e nós nos mantemos conectados mas continuamos a sentir-nos sós. Nós vemos emails várias vezes ao dia, nós mandamos emails várias vezes ao dia, nós publicamos mensagens diversas vezes no dia, queremos partilhar o que vemos, e estamos ocupados, ficamos ocupados o dia todo para nos conectarmos, mas isso não ajuda, não reduz a quantidade de solidão em nós.

Read More

Dia da consciência

Celebrar o dia da Consciência

Hoje celebramos mais um dia da consciência. Um dia de auto-cuidado, de olhar para dentro. É tempo de parar, reavaliar os alicerces, fortalecer a integridade, bondade, compaixão e amor incondicional. Primeiro começamos connosco só depois poderemos ir ao encontro dos outros.

Dia da consciência

“Tal como uma flor que parece linda e colorida mas não tem perfume, assim também são as palavras sem frutos de um homem que as fala mas não as realiza.” – Buddha

Neste dia da consciência, vamos dedicar-nos ao auto-tratamento, à prática dos cinco princípios e a fazer algo por nós. O que será tirar uma hora do dia, exclusivamente para nós?

Experimentem caminhar, encostem-se a uma árvore e pratiquem o Hesso Chiryo. É simples e bonito fazer algo por nós.

“Não existe ninguém no universo de quem gostemos mais do que de nós mesmos.A mente pode viajar em milhares de direções, mas não encontrará ninguém maios amado.No momento em que vemos o quanto é importante amar a nós mesmos,deixamos de causar sofrimento as pessoas.” – Thich Nhat Hanh

O dia da consciência celebra-se todas as quartas-feiras.

Primeiro dia da consciência

dia-da-consciencia-that

Hoje celebramos o primeiro dia da consciência. Seguimos os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, que observando o esforço e cansaço dos voluntários que apoiavam os carenciados, instituiu o Dia da Consciência para que se pudesse promover a plena consciência e o auto-cuidado. Sem estar pleno de si e equilibrado, quem cuida dos outros apenas encontrará desgaste.  “Sorria, respire e vá devagar.”

Assim, nesta quarta-feira, vamos promover pequenos tempos para nós mesmos. Quer seja no estar connosco, na prática de técnicas de elevação de consciência (como o Nentatsu), na prática dos cinco princípios, no auto-tratamento. Só por hoje, vamos cuidar de nós pois assim cuidaremos melhor dos outros. A bondade que recitamos nos Gokai, deve ser em primeiro lugar praticada em nós mesmos.

Sri Sri Ravi Shankar diz “Tudo no que esteja focado, crescerá”. Por isso hoje, vamos fazer crescer em nós a consciência, a paz interior, o equilíbrio. Se estivermos bem, o mundo estará melhor.

O dia da consciência será celebrado todas as quartas-feiras.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén