Dia da consciência
-
Só por hoje, Trabalho honestamente – Cinco princípios para a nossa Coerência
Conciliar o pensamento com o sentimento é importante, mas nem sempre conseguimos chegar à ação. Podemos idealizar, mas sem dúvida que temos que realizar. A coerência implica também a ação do que se pensa e do que se sente… mas como o fazer? O quarto princípio de Reiki para a coerência Trabalho honestamente, ou trabalho arduamente ou ainda, trabalho diligentemente, são os valores do quarto princípio de Reiki e com ele, o Mestre Usui indicava que devíamos ser diligentes para aquilo que realmente é importante. A coerência é uma das grandes condições para que possamos ter uma vida pacífica e feliz, o que mais pode haver de importante que estar…
-
Sorrir e crescer, na elevação da consciência
Quando olhamos para dentro nem sempre sorrimos, ou nos sentimos elevados. Sombras, passados, tristezas, feridas. Queremos a elevação da consciência como um desamarrar de âncoras e um afastar para um outro longínquo e mais rico porto. Mas, será esse o melhor caminho? “Desista de procurar. Está aqui.” – Yoka Daishi (Shodoka) A consciência está dentro de nós, a elevação da consciência está dentro de nós. Não é o sítio que importa mas a nossa predisposição. “É melhor viajar bem do que chegar.” – Buddha E como arranjar essa predisposição? A elevação da consciência Na prática de Reiki devemos fazer regularmente o autotratamento, é ele que nos traz equilíbrio em todos os corpos.…
-
A solidão é a doença do nosso tempo
“A solidão é o ser doente do nosso tempo. Nós sentimo-nos muito sós, mesmo se estamos rodeados de muitas pessoas. Estamos sozinhos juntos. Há um vácuo dentro de nós e não nos sentimos confortáveis com esse tipo de vácuo, então tentamos preenchê-lo através da conexão com outras pessoas. Acreditamos que quando nos conectamos com outras pessoas o sentimento de solidão vai desaparecer. E a tecnologia nos provê vários mecanismos para nos conectarmos, para nos mantermos conectados, e nós nos mantemos conectados mas continuamos a sentir-nos sós. Nós vemos emails várias vezes ao dia, nós mandamos emails várias vezes ao dia, nós publicamos mensagens diversas vezes no dia, queremos partilhar o…
-
Celebrar o dia da Consciência
Hoje celebramos mais um dia da consciência. Um dia de auto-cuidado, de olhar para dentro. É tempo de parar, reavaliar os alicerces, fortalecer a integridade, bondade, compaixão e amor incondicional. Primeiro começamos connosco só depois poderemos ir ao encontro dos outros. “Tal como uma flor que parece linda e colorida mas não tem perfume, assim também são as palavras sem frutos de um homem que as fala mas não as realiza.” – Buddha Neste dia da consciência, vamos dedicar-nos ao auto-tratamento, à prática dos cinco princípios e a fazer algo por nós. O que será tirar uma hora do dia, exclusivamente para nós? Experimentem caminhar, encostem-se a uma árvore e pratiquem…
-
Primeiro dia da consciência
Hoje celebramos o primeiro dia da consciência. Seguimos os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, que observando o esforço e cansaço dos voluntários que apoiavam os carenciados, instituiu o Dia da Consciência para que se pudesse promover a plena consciência e o auto-cuidado. Sem estar pleno de si e equilibrado, quem cuida dos outros apenas encontrará desgaste. “Sorria, respire e vá devagar.” Assim, nesta quarta-feira, vamos promover pequenos tempos para nós mesmos. Quer seja no estar connosco, na prática de técnicas de elevação de consciência (como o Nentatsu), na prática dos cinco princípios, no auto-tratamento. Só por hoje, vamos cuidar de nós pois assim cuidaremos melhor dos outros. A bondade que recitamos…