Compaixão
-
Curso para a autocompaixão – Agosto 2024
Curso para a Autocompaixão: Um Caminho para a Força e Paz InteriorDias 22 de Agosto de 2024, às 19h30 de Portugal(vagas limitadas) Com João Magalhães Inscrição gratuita aqui… Introdução ao Curso para a Autocompaixão A compaixão é a chave para o bem-estar, tanto para nós mesmos como para os outros. É a capacidade de reconhecer e aliviar o sofrimento, com gentileza e compreensão. Quando cultivamos a compaixão, tornamo-nos mais resilientes, mais tolerantes e mais conectados com o mundo à nossa volta. Neste curso, terás a oportunidade de: Benefícios da Autocompaixão: Meditação Metta A Metta, também conhecida como meditação do amor benevolente, é uma prática que nos ajuda na tomada de…
-
Diálogo inter-religioso: KAICIID entrega diplomas a bolseiros que integraram programa de promoção de paz nas comunidades
Cerimónia marcada pela graduação do primeiro bolseiro português Lisboa, 05 dez 2023 (ECCLESIA) – O Centro Internacional de Diálogo (KAICIID) organizou esta segunda-feira, em Lisboa, a cerimónia de graduação de 69 bolseiros do Programa de Fellowship (programa de bolsas) de desenvolvimento de capacidades para cultivar líderes a promover a paz nas suas comunidades através do diálogo inter-religioso e intercultural. Na edição de 2023 estiveram representadas 12 confissões religiosas, incluindo um bolseiro samaritano. Os alunos viajaram de todos os cantos do mundo para Lisboa e pela primeira vez um português foi graduado pelo programa que foi lançado em 2015. “Há muito mais do que a perspetiva e a crença que nós…
-
Dia Mundial da Compaixão
Aliviar o sofrimento, este é o significado mais direto da compaixão. É também através da alegria e contentamento, aliviar a dor e sofrimento do outro (慈悲 jihi). A compaixão é então um ação direta feita na direção do outro, mas também de nós mesmos. O que fazer neste Dia Mundial da Compaixão? Vive este teu Dia Mundial da Compaixão com o cumprimento do que tens a fazer, mas tenta levar a tudo o que fazes mais leveza, mais contentamento e entendimento do que te possa trazer sofrimento. Ao mesmo tempo, tenta compreender o sofrimento daqueles que te rodeiam. Sempre que possível, dá uma boa palavra, pensa bons pensamentos, faz boas…
-
Curso para a Autocompaixão
Nos dias 23 de novembro, 30 de novembro e 7 de dezembro às 21h30 de Portugal, iremos realizar o Curso para a Autocompaixão, com João Magalhães, Ana Sofia Tomé e Ana Raquel Manso. Compaixão significa o alívio do sofrimento e este não pode ser feito unicamente na direção dos outros. Se não os integrarmos também para connosco, como o poderemos realizar de forma equilibrada na vida? A compaixão é então um valor único que merece ser vivido para connosco e para com todos aqueles que de alguma forma tocam a nossa vida. Vamos trabalhar várias técnicas para cultivar a autocompaixão e trazer os mais preciosos tesouros para nós, para os…
-
Celebrar a compaixão com workshop “Emoções ComPaixão – A química da Paz e da Felicidade”
Celebramos em Novembro a Compaixão.Com muito amor, estamos a preparar um momento especial em torno deste tema: o Atelier Presencial – “Emoções ComPaixão – A química da Paz e da Felicidade”no próximo dia 04 de Novembro (sábado), entre as 10h30 e as 12h.Este evento é dirigido à Comunidade, crianças (6 anos+), jovens e adultos. Este evento é gratuito e de inscrição obrigatória.Link para inscrição – https://forms.gle/dWoaywADmKvMjyev5 Localização: SER – Rua Emídio Conceição Fernandes, n.º 10, Loja esq, 2700-803 – Amadora
-
Curso para a Autocompaixão em Fevereiro
A 28 de Fevereiro, pelas 20h45 vamos realizar o Curso para a Autocompaixão. Com este curso pretende-se apoiar os participantes a encontrar e reforçar os seus conceitos e atitudes de autocompaixão, além da atitude compassiva pelos outros. O curso compreende ferramentas de desenvolvimento pessoal fundamentados na prática da Autocompaixão. Podes fazer a inscrição aqui… Esta iniciativa surge como reforço ao compromisso do Golden Rule Day, onde se invoca a bondade para com os outros, como gostaríamos de a receber, o que implica em primeiro lugar uma capacidade de bondade para connosco. O Golden Rule Day é celebrado a 5 de Abril e faz parte das iniciativas da Charter for Compassion, da qual…
-
Curso para a autocompaixão, gratuito, para um novo ano
No âmbito do desafio de “Abundância… de doação e bondade“, a 10 de Janeiro, pelas 21h30 vamos realizar o Curso para a Autocompaixão. Com este curso pretende-se apoiar os participantes a encontrar e reforçar os seus conceitos e atitudes de autocompaixão, além da atitude compassiva pelos outros. O curso compreende ferramentas de desenvolvimento pessoal fundamentados na prática da Autocompaixão. Podes fazer a inscrição aqui… Esta iniciativa surge como reforço ao compromisso do Golden Rule Day, onde se invoca a bondade para com os outros, como gostaríamos de a receber, o que implica em primeiro lugar uma capacidade de bondade para connosco. O Golden Rule Day é celebrado a 5 de Abril…
-
Curso para a Autocompaixão
A 17 de Dezembro, pelas 20h45 vamos realizar o Curso para a Autocompaixão. Com este curso pretende-se apoiar os participantes a encontrar e reforçar os seus conceitos e atitudes de autocompaixão, além da atitude compassiva pelos outros. O curso compreende ferramentas de desenvolvimento pessoal fundamentados na prática da Autocompaixão. É realizado um inquérito inicial e final para avaliar a mudança pessoal que o curso traz. Podes fazer a inscrição aqui… Esta iniciativa surge como reforço ao compromisso do Golden Rule Day, onde se invoca a bondade para com os outros, como gostaríamos de a receber, o que implica em primeiro lugar uma capacidade de bondade para connosco. O Golden Rule Day…
-
Cinco passos para um dia mais compassivo
Querer um dia compassivo significa um dia mais leve, com melhor capacidade de resolução e gestão das situações, não só para os outros, mas para connosco também. Ser compassivo é, em primeiro lugar, compreender que existe algum tipo de sofrimento, inquietação, que nos pode desequilibrar ou aos outros. Isso faz parte da nossa vida, assim como parte do nosso crescimento ultrapassar o sofrimento… para muitos é revelador dos seus próprios desafios de vida. Cinco passos, cinco princípios para um dia mais compassivo Na prática de Reiki, o Mestre Usui instruiu-nos com cinco princípios que nos apelam a uma transformação interior. Ele pede para que tenhamos atenção ao sofrimento que nos…
-
Recorda a compaixão por ti
Praticamos Reiki na base de uma filosofia de vida assente em cinco princípios. O último deles fala-nos de bondade e todos se relacionam com a compaixão. Os princípios pedem-nos uma reflexão profunda na nossa vida, mas como o fazer sem sermos autocríticos ou nos afundarmos no que não conseguimos fazer? A compaixão por nós mesmos é a atitude que nos enraiza O que é a compaixão? É o alívio do sofrimento, ou seja é a ação que nos pode tirar de um processo de incoerência que nos inquieta, ou de uma dor que temos. Quando praticamos os cinco princípios fazemo-lo porque? “Para a melhoria do corpo e da mente“, como…
-
A prática da meditação para a bondade
A bondade permite-nos cultivar desapego, assim como ter uma leveza perante as situações exigentes na vida, mas muitas vezes queremos ser bondosos e não sabemos como. Realizar a prática da meditação para a bondade, ou metta, pode ser uma boa solução. A meditação para a bondade Existem várias formas de praticares esta meditação, assim como a escolha das frases. Para as frases, tenta sentir as que te façam mais sentido e aqui fica um exemplo: Começa por fechar os olhos e escutar o teu corpo; Respira profundamente até te sentires mais calmo e permite que a tua respiração regresse a um ritmo natural; Foca-te, com intenção e vontade, nas frases…
-
A autoaceitação
Como é bom, olharmos para nós e sentirmo-nos acolhidos no nosso próprio ser… esta é a autoaceitação. Mas nem sempre o sentimos e muitas vezes encontramo-nos de costas para nós mesmos. Como praticar a autoaceitação em cinco simples passos Aceitar não significa ser permissivo com todas as coisas que erradas que possamos fazer, mas sim ter uma consciência lúcida e evolutiva que vai compreendendo a melhor forma de agir, transformar, pensar, sentir e estar. O que eu sei hoje, não sabia ontem. Por vezes até podemos saber algo há 20 anos, mas a nossa consciência tinha o alcance, a experiência, para enraizar e viver esse saber. Tudo demora o seu…
-
Quando a meditação para compaixão nos traz emoções difíceis
A meditação para a compaixão é um profundo desejo para o bem-estar, segurança, felicidade e alegria. Este desejo deve estar direcionado a nós e aos outros, mas apesar de ser algo bom, pode levantar algum desconforto. O desconforto na meditação para a compaixão Ao fazermos este tipo de meditação temos cinco direções a seguir: Nós mesmos, reforçando a autocompaixão; Um amigo querido ou familiar; A alguém neutro, que não conheçamos; A alguém difícil para nós; A todos os seres sencientes ou mesmo para o planeta. Por vezes é difícil desejarmos algo de bom para nós, ou até mesmo podemos sentir um retorno estranho quando estamos a enviar para pessoas queridas…
-
Trabalhar a ansiedade pela preocupação que temos pelos outros
Por vezes temos tanta preocupação pelos outros que ela provoca-nos ansiedade. Por exemplo, se um familiar nosso vai viajar, ficamos preocupados que algo lhe aconteça e isso pode trazer-nos desequilíbrio. Como trabalhar a ansiedade que surge da preocupação, com compaixão Podemos trabalhar a ansiedade através da meditação para a compaixão. A compaixão significa que queremos o alívio do sofrimento, mas estando preocupados, também nós estamos a sofrer. Por isso mesmo, precisamos em primeiro lugar estar bem. Começa primeiro por ter compaixão por ti Imagina como se fosses um jardim do qual colhes flores para oferecer aos outros. Se não tiveres mais flores, ficas triste e achas que estás a falhar.…
-
A paciência – cinco dias de autotratamento para a compaixão
A prática de Reiki pede-nos paciência. Por um lado o estarmos connosco, com as nossas questões, por outro o estarmos para cuidar, de nós e dos outros. Esta paciência está relacionada com um pedido muito simples, mas profundo que o Mestre Usui nos faz. Só por hoje, sou calmo – a paciência e o autotratamento para a compaixão A compaixão é a ação para o alívio do sofrimento, o dos outros e o nosso. Mas esta ação não é instantânea, ela requer bondade e sabedoria. Uma e outra coisa, apenas surgem através da paciência. Então, se queremos cultivar a compaixão, precisamos também saber cultivar a paciência. Saber aguardar, saber esperar,…