O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Categoria: Chujiro Hayashi

Mestre Hayashi – Muito obrigado pelos teus ensinamentos

O Mestre Chujiro Hayashi nasceu a 15 de Setembro de 1880, foi capitão de Marinha, médico e praticante do Usui Reiki Ryoho. Foi graças a ele que Reiki que chegou e tratou Hawayo Takata, a futura Mestre de Reiki que trataria os ensinamentos da Energia Universal para o ocidente.

Um ensinamento a lembrar do Mestre Chujiro Hayashi

O Mestre Chujiro Hayashi falava do Reiki Ryoho, ou o Método de Cura Natural através da Energia Universal, como sendo uma arte. É um reforço às indicações que o Mestre Usui deixou nos seus preceitos:

A Arte Secreta de Convidar a Felicidade.

Então porque praticar o método de Reiki será uma arte?

Porque é um desenvolver de técnica, através da prática, observação e entendimento. Reiki é uma grande experiência, única para cada um de nós, quer no receber, quer no dar. Por isso mesmo, vale a pena nos entregarmos a esta arte e compreender o significado profundo que Reiki tem para nós, através do Usui Reiki Ryoho.

Muito obrigado Mestre Hayashi, por todos os ensinamentos!!!

Tratar o medo com Reiki

O medo tanto nos pode ajudar a ir em frente como pode paralisar-nos, tornando a nossa vida num constante esconder e fugir, sem aproveitar tudo o que a vida nos tem para oferecer.

Como tratar o medo com Reiki

Nem sempre o medo surge ou está presente nas nossas questões como achamos comummente que esteja. Ao tratares questões emocionais, poderás verificar se algum medo ficou latente pela situação passada. Poderás encontrar esse paralelo com as situação de perda de energia acentuada, por exemplo.

Assim sendo, além de fazeres as posições que sentires ou um autotratamento completo, poderás ainda tratar os rins. Esta era uma sugestão dada pela Mestre Takata, para todas as situações de medo, pois ele aloja-se nessa parte do nosso corpo, retirando drasticamente a energia. Por vezes as pessoas queixam-se até de ter essa zona das costas frias.

Depois do tratamento dos rins, poderás ainda aplicar Reiki na parte de trás dos joelhos da pessoa, promovendo o aumento de energia e o fluxo da energia que entra pelo chakra raiz. Esta aplicação ajudará na revitalização.

Chujiro Hayashi – 1880-1940 – A vida de um Mestre de Reiki

Chujiro Hayashi nasceu a 15 de Setembro de 1880 e foi um médico, oficial de Marinha, que se formou em 1902. A sua vida foi marcada pela guerra russo-japonesa de 1902 a 1906 e pela aprendizagem de Reiki, do qual se tornou Mestre (Shihan) em 1925. Foi casado com Chie Hayashi e teve dois filhos. Faleceu a 11 de Maio de 1940, honradamente. A nós, praticantes de Reiki, deixou-nos o legado de uma perspectiva da aplicação em órgãos e do Reiki ter chegado ao ocidente, através da sua aluna Hawayo Takata.
hayashi

O Mestre Hayashi ensinava aulas mensais em Osaka e Tóquio, assim como se deslocava a Ishikawa, pelo menos duas vezes por ano. No seu método de ensino, ele dava a instrução de Shoden e Okuden num seminário de cinco dias. A sintonização era dada no primeiro dia após a qual, os alunos sentavam-se em seiza em frente aos cinco princípios e todos recitavam. A senhora Chiyoko Yamaguchi, que foi sua aluna, indicava que para o Mestre Hayashi “os cinco princípios têm grande virtude e limpam o espaço”. Se pensarmos nisto, encontramos uma certa verdade pois ao recitarmos audivelmente os princípios também a nossa energia muda e esta espalha-se para o espaço que nos envolve. Assim como o Mestre Usui fazia, também o Mestre Hayashi recitava os poemas do Imperador Meiji. Todos os meses, os alunos recebiam o Reiju, o empoderamento espiritual.
Uma das técnicas que o Mestre Hayashi gostava de aplicar com os seus alunos era o Reiki Mawashi, onde todos os alunos davam as mãos e deixavam fluir a energia.
Continuando no ensino, não podemos pensar que a prática de nível 1 e nível 2 se ficava pelos cinco dias do seminário. O Okuden era divido entre Okuden Zenki (primeiro termo) e Okuden Koki (segundo termo) pois teriam de praticar muito para sentir as perturbações de energia nas pessoas (o byosen). Este era um treino de pelo menos três meses ou um ano. No seu ensino de Shinpiden ele dividia-os em dois níveis de aprendizagem para os mestres – Shikan kaku, mestre assistente e Shihan, que significa mestre. O ensino era passado segundo a tradição oral. A sua escola era chamada de Hayashi Reiki Kenkyukai.
Para o Mestre Hayashi, o tratamento de Reiki significava tratar «de baixo para cima», ou seja, indo à causa, passando pelo efeito. A sua experiência como médico trouxe outras posições e prática para o tratamento de doenças. Na clínica, um aluno podia ficar a tratar a cabeça da pessoa e outro estaria a tratar a área afectada. Um aspecto curioso é que o Mestre Hayashi introduziu uma técnica para finalizar cada tratamento chamada de Ketsueki Kokan Ho ou kekko, que serve para aumentar a circulação e purificar o sangue.

Chujiro_Hayashi

 

 

 

 

O método de cura Reiki de Chujiro Hayashi

O Mestre Chujiro Hayashi foi um dos alunos de maior destaque para nós, no Reiki ocidental. A sua passagem de ensinamento a Hawayo Takata fez com que o Reiki saísse do Japão e chegasse a todos nós. Mas não é só por isso que Hayashi é tão importante para nós. Crê-se que foi ele que formalizou a prática do tratamento sistemático com as mãos (as posições) e teve uma perspectiva do Reiki aproximada ao método clínico, visto ele ser também um médico. O seu sistema de ensino teve variantes ao longo do tempo, o que só nos mostra que o Reiki é para evoluir e cada Mestre tem que evoluir para que possa dar o melhor aos seus alunos. Ficarmos estáticos no tempo pode não ser de grande ajuda a quem vem com mentalidades diferentes. No entanto, nas suas mudanças, o Mestre nunca se esqueceu do que era mais importante – Reiki. Apenas se dedicou ao Reiki, apenas praticou e tratou com Reiki. Este é mais um excelente trabalho de James Deacon, que traduzo para conhecimento de todos, sobre a história do Reiki.

Hayashi Reiki Ryoho Kenkyu-Kai & Hayashi Shiki Reiki Ryoho

(Associação Hayashi de Pesquisa e Tratamento Reiki & O Estilo de Tratamento/Método de Cura Reiki Hayahi) – James Deacon

Chujiro Hayashi, médico, graduado na Academia Naval Japonesa em 1902 e, em 1918, designado Director da Estação de Defesa do Porto de Ominato, na base do Monte Osore, zona norte do Japão. O mestre Hayashi era descrito como uma pessoa de «bom coração e um homem sério», por Shou Matsui.

Chujiro Hayashi

Chujiro Hayashi

Crê-se que em Maio de 1925, aparentemente, iniciou os seus estudo no dojo (escola) do Mestre Usui, em Nakano, nos arredores de Tóquio, progredindo rapidamente e completando todos os níveis até alcançar o shinpiden.

Uns meses depois da morte do Mestre Usui, em 1926, crê-se que o Mestre Hayashi foi fundamental na mudança do dojo para Shinano Machi, onde também a sua clínica estava. Shou Matsui, ao escrever em 1928, mencionou que o Mestre Hayashi dava tratamentos de Reiki nas manhã e que também ensinava o Reiki Ryoho por cinco dias, todos os meses. (Parece que até aos finais dos anos 20, o treino do nível Shoden era cerca de uma hora e meia por dia, durante os período dos cinco dias). Em 1930, assim disseram, o Mestre Hayashi começou por modificar a sua aproximação ao Reiki (presumivelmente para trazê-lo mais em linha com o seu entendimento da prática e metodologia médica) e foi durante esse período que ele estabeleceu o Hayashi Reiki Ryoho Kenkyukai (Associação Hayashi de Pesquisa e Tratamento Reiki). O Mestre Hayashi saiu, eventualmente, da Usui Reiki Ryoho Gakkai em 1931.

Chujiro Hayashi, na sua visita ao Havai

Chujiro Hayashi, na sua visita ao Havai

Uma das estudantes de Hayashi – Chiyoko Yamaguchi (Jikiden Reiki), refere este sistema como Hayashi Shiki Reiki Ryoho (Estilo de tratamento/Método de cura Hayashi). Sabemos através da Mestre Takata que o seu treino com Hayashi foi sob a forma de um internato na sua clínica – a sua aprendizagem foi durante algo como seis meses. No entanto, ela também nos diz que a formação inicial do primeiro nível consistia em quatro dias de treino – sendo uma sintonização dada em cada um dos dias.

  • Dia 1 – lidar com o tratamento da cabeça, pescoço e condições médicas relacionadas;
  • Dia 2 – tratamento da parte frontal do corpo;
  • Dia 3 – tratamento das costas, coluna e sistema nervoso;
  • Dia 4 – tratamento de acidentes e doenças agudas, como tratar com os aspectos espirituais do Reiki – incluindo os princípios.

 

Chiyoko Yamaguchi (Jikiden Reiki) indicava que em 1938 o seu treino com o Mestre Hayashi tomou uma forma não longe deste estilo de «seminário», inicial, apesar de por vezes ser de uma natureza mais simplificada, pois aparentemente consistia no nível 1 e 2, apresentado sobre um único período de cinco dias).

A Mestre Takata dizia que a clínica de Hayashi era pequena, apenas com 8 colchões para tratamento e que geralmente dois praticantes/alunos davam tratamento a cada paciente. (Não contando com o Mestre Hayashi e a sua esposa Chie, havia aparentemente 17 outros praticantes na clínica quando a Mestre Takata começou a sua aprendizagem). Ao Mestre Hayshi é dado o crédito pela introdução formal das posições das mãos, ensinadas no Reiki «ocidental».

Hawayo Takata Usui Shiki Ryoho

Hawayo Takata

Apesar de Chiyoko Yamaguchi aparentemente não ter aprendido a posição formal das mãos quando estudou com ele em 1938, parece provável que ou ele modificou o seu ensino para determinado tipo de alunos ou então decidiu reverter ao estilo mais intuitivo do Mestre Usui, na colocação das mãos. O sistema do Mestre Hayashi era focado, primariamente, no Reiki como um método prático de tratamento pelas mãos, dados depois alguns dos elementos espirituais do sistema Usui.

Ele usava e ensinava os 4 símbolos como um componente central do seu sistema e, apesar de não podermos dizer em absoluto, é possível que fosse responsável pela criação da sintonização Denju, formalmente ensinada no Reiki «ocidental». Foi-nos dito que no início dos anos 30, o Mestre Hayashi ensinava Reiki em quatro níveis, chamados – Shoden, Chuden, Okuden e Shinpiden, apesar de no tempo em que ensinou a Mestre Takata, o sistema apenas tinha três níveis.

Ele também criou um livreto de nove secções chamado de «Orientações para o Tratamento», conhecidas como Hayashi Ryoho Shishin que era dado aos seus alunos. É possível que ele também fosse responsável por criar um guia semelhante, conhecido como Usui Ryoho Shinshin.

chujiro Hayashi

O Mestre Hayashi e alguns alunos

Durante 1935-36 Hawayo Takata estudou na clínica do Mestre Hayashi e parece que Takata e Chie, a esposa de Hayashi, receberam o nível de Mestre, possivelmente, no início ou meio de 1936.

Depois do Mestre ter cometido seppuku (suicídio) na sua casa em Atami, perto do monte Fuji em 1940, a sua esposa Chie tomou conta da clínica de Reiki. Apesar da filha do Mestre Hayashi o ter acompanhado durante a viagem ao Havai, parece que não mostrou interesse em se envolver com a clínica. O mesmo foi verdadeiro para o filho de Hayashi.

Foi a mudança e desenvolvimento, de Hayashi, no sistema de Usui, evoluindo para algo clínico e como prática terapêutica através das mãos que a Mestre Takata presenteou o Ocidente com o estilo «Usui Shiki Ryoho», Estilo Usui de Tratamento/Método de Cura.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén