O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Category: CENIF (Page 1 of 6)

Revista Usui #5

Neste mês de Dezembro lançamos um novo número da Revista Usui o #5 de Reiki e Estilos de Vida.

Não estavamos a contar ter mais este número, mas não podíamos deixar de agradecer a todos os que têm participado no CENIF e aos nossos queridos alunos, com uns votos muito especiais de Feliz Natal e que 2018 seja um ano de muita prática, felicidade e paz entre todos.

Aqui fica a Revista Usui #5, dedicada a ti e com votos de um Feliz Natal.

Podes ler a revista em todo o tamanho do ecrã, carregando no botão do lado inferior direito.

 

Feliz Natal – com muita harmonia

O Natal traz sempre o melhor de nós ao de cima. Isso sente-se no ar, nas pessoas, em tudo. As mentes e os corações estão ocupados com os preparativos e acaba-se por desviar o pensamento de outras coisas não tão boas. Tornamo-nos focados, no prazer de estar com a família ou amigos, com o contentamento de querermos uns momentos em paz. O que queremos para nós, desejamos também para os outros e é por isso mesmo que toda esta época se torna um pouco mais leve. Mais bons pensamentos estão no ar e que eles possam continuar por muito e muito tempo. Que os cinco princípios possam ecoar sempre.

Um Feliz Natal para ti, com muita paz e harmonia

12 aprendizagens num ano de vida

Quando chegamos ao dia 1 de Janeiro, pensamos no que queremos para o ano novo, os objectivos, o ginásio, etc, etc, que acabamos por quase nunca fazer. E que tal se pensarmos no ano que vai de um aniversário a outro?

Aqui fica uma reflexão de algumas aprendizagens que tive neste meu ano de vida.

  1. A pressão interior traz doença
    1. Se deixares acumular demasiada pressão interior, mesmo causada por factores externos, poderás encontrar doença e incapacidade de meditar e mesmo praticar Reiki.
  2. Tomar escolhas de vida difíceis
    1. Há alturas em que estamos num caminho, mas que aquele caminho já terminou para esse momento da nossa vida. Há que parar, sentir, reflectir e tomar as decisões que nem sempre são fáceis, mas que irão ao encontro do que realmente é viver em pleno. No entanto, nunca te esqueças de criar condições para cada escolha de vida difícil.
  3. Desapego
    1. Quem não quer viver com o conforto que o dinheiro pode trazer? Ou quem não tem que fazer contas para pagar escolas, espaços e até mesmo doações. O desapego do dinheiro e saber viver com pouco é muito importante, sabendo que assim como não queremos desvalorizar os outros, também não podemos deixar que os outros nos desvalorizem. O desapego também é importante para observar como tudo na vida muda e aceitar cada momento em que estamos com serenidade.
  4. Encontrar a resposta interior
    1. Devemos sempre nos escutar. Se não nos soubermos escutar andaremos sempre a reboque dos outros e das suas opiniões e muitas vezes também pensaremos que estamos a escutar o universo, mas tal é impossível porque não nos sabemos escutar. A resposta interior vem com a capacidade de escuta.
  5. Lidar com as decepções e enganos
    1. Neste meu ano tive a surpresa de encontrar decepção em duas pessoas nas quais tinha grande confiança, nas quais muito foi dado e grande confiança atribuída. As opções de vida é com cada um, a difamação e o uso de artes menos iluminadas para prejudicar, é também uma opção… lamentável. Este tipo de situações sempre acontecerão é por isso mesmo que temos como segundo princípio “Só por hoje, confio”. Há que aprender e crescer.
  6. Esclarecer
    1. Infelizmente Reiki ainda é levado para caminhos desviados. Esclarecer continua a ser muito importante, a sorte é que cada vez mais praticantes são excelentes na sua prática e isso facilita muito. A eles se deve muito também e por isso “só por hoje, sou grato”.
  7. Despromover a mistificação
    1. Aspectos angelicais muitas vezes não passam de aspectos. Enrodilhar a mente e o coração em mistificações, promover a fascinação em “pessoas gurus”, não leva a lado nenhum. Precisamos despromover a tirania da “espiritualidade”, que muitas vezes se esconde sob formas de simplicidade, abertura e muito amor.
  8. Recriar
    1. Temos que constantemente recriar, inovar e construir. Copiar nem sempre é segredo do sucesso, assim como mantermo-nos cristalizados numa postura rígida. O bambu dá-nos sempre muitas lições – ser flexível.
  9. Consolidar
    1. Coleccionamos muitas coisas, incluindo saberes. De pouco adianta se não soubermos consolidar estes saberes e assim trazermos mudança para nós e também para os outros.
  10. Praticar, Praticar, Praticar
    1. Cada vez mais sinto maior alegria pela minha ignorância. A cada dia pratico mais e compreendo um pouquinho de nada a mais. Reiki parece ser algo de infindável, como o próprio universo.
  11. Encontrar a harmonia de mente e coração
    1. Apesar de tanta coisa má a acontecer, o nosso interior pode estar inabalável. Essa é uma grande verdade.
  12. Escutar
    1. Saber escutar é tão bom… aprendemos verdadeiramente muito, ao ouvir a vida pela boca ou pelas palavras dos outros.

Este ano de 2016/2017 foi bastante duro, bastante difícil, árduo, exigente para mim. Foi uma provação que tanto trouxe de peso como de libertação. No entanto, graças aos cinco princípios, compreendi os valores da harmonia, da confiança, da gratidão por todas estas dificuldades e pela bondade de tantos, a honestidade que a vida nos requer e a bondade que devemos devolver, nem que seja pelo simples facto de estarmos vivos.

Por isso mesmo, este meu ano, foi duro, mas foi excelente, incrível e principalmente porque o fiz com muita muita muita gente boa, incluindo tu. Só por hoje, sou grato, por tudo o que aprendi e por existir Reiki.

Setembro é Mês do Coração no CENIF Amadora – Dar de coração com Reiki

Em Setembro iremos celebrar o mês do Coração no CENIF com várias actividades como sessões de cinema, partilha e muitos dias de voluntariado. Porque Reiki é também doação, amor incondicional e compaixão, é dar e saber receber.

Mês do Coração no CENIF Amadora

Sábado dia 9 de Setembro das 10h00 às 18h00 teremos um projeto de Cuidar de Quem Cuida, realizado pelos alunos do nível 3 de Reiki, certificado. O objetivo é a realização de sessões de Reiki aos colegas praticantes.

Quarta-feira dia 13 de Setembro, às 19h00, para quem queira receber Terapia Karuna, gratuitamente.

Sábados Voluntários nos dias 16, 23 e 30 de Setembro, das 15h00 às 19h00, para quem queira receber Terapia Reiki, gratuitamente. Podem receber pessoas externas ao CENIF. Os sábados Voluntários e o voluntariado não substituem as terapias profissionais. São realizadas por alunos de Nível 2 e 3 em estágio.

Caso pretendas inscrever-te para receber Reiki, durante o mês de Setembro ou Karuna (dia 13 de Setembro), basta enviar um email para amadora@cenif.com

Reiki Summer Fest – abertura do ano lectivo no CENIF

No dia 31 de Agosto vamos fazer a abertura do novo Ano Lectivo no CENIF Amadora, com uns bons momentos especiais e ainda a visualização do filme “Shugendo Now”.

Sem dúvida que vai ser uma óptima reentrada à prática de Reiki, com felicidade e também muita alegria.

Encontro de Alunos no CENIF Amadora – verão 2017

No dia 13 de Agosto tivemos um encontro de Alunos, formadores e terapeutas do CENIF Amadora. Foi um momento de estar e partilhar o que Reiki trouxe à vida de cada um.

E ainda mandaram as suas saudades à Sílvia Oliveira, do CENIF Guimarães

Neste encontro foram também entregues os certificados de excelência profissional a:

  • Daniel Azevedo;
  • Carina Lopes;
  • Diana Crespo;
  • Cristina Belém;
  • Tânia Santos;
  • Carla Santos;
  • Teresa Ribeiro.
  • Filipa Bernardo.

Além destes foram entregues dois certificados de excelência como voluntários, por sempre estarem predispostos e disponíveis:

  • Helena Batista;
  • Julio Costa.

Uma escola precisa  ser solidificada todos os dias com empenho, muito amor e acompanhamento. É um lugar não só de aprendizagem, mas também de convívio e de apoio solidário. O esforço é de muitos e por isso mesmo é que tudo vale a pena. Que possamos sempre cumprir a Missão que o Mestre Usui nos deixou “guiar para uma vida pacífica e feliz”.

Podes ver mais fotos do encontro aqui…

A todos, a nossa grande gratidão.

Promoção CENIF na revista Happy Woman

A revista HAPPY Woman tem um voucher especial de desconto de 25% no CENIF para consultas. O Voucher é válido até ao dia 31 de Maio e no dia da consulta deve ser entregue, devidamente preenchido.

As marcações são feitas para:

  • Amadora: amadora@cenif.com
  • Guimarães: cenifguimarares@gmail.com

Regras da Happy para o desconto do Voucher

As leitoras que queiram usufruir do desconto HAPPY no seu espaço, deverão apresentar o Voucher Happy Time.

O Voucher só deverá ser aceite devidamente preenchido, em maiúsculas e letra perceptível com: estabelecimento, nome, morada, código postal, localidade, email, data de nascimento, telefone, profissão. Para questões de estatísticas da HAPPY. No caso de a leitora não querer receber informações comerciais na sua morada, email ou telefone, tem um quadrado no canto inferior direito onde poder colocar um “X”.

O Voucher é válido até 31 de Maio.

Revista Usui – Reiki e Estilos de Vida

Ao vermos tantas actividades que se desenvolvem no CENIF e tantos praticantes que partilham as suas ideias e filosofias, acabou por surgir a necessidade de criarmos uma revista que fosse uma partilha aberta a todos, sobre o que o Centro tem vindo a desenvolver. Assim, a 26 de Abril surge a revista que assume o nome de USUI, naturalmente em homenagem àquele que tornou possível “A arte secreta de convidar a felicidade” e mais ainda, ao próprio conceito do nome, que explicamos no Editorial da revista.

Usui – Reiki e Estilos de Vida #1

Nesta revista online, poderás encontrar conteúdos escritos pelos formadores, terapeutas e alunos do CENIF, dentro das áreas de Reiki, principalmente e depois das Terapias Naturais e Estilos de Vida, além dos Testemunhos e Partilhas.

A revista sairá de dois em dois meses e terá também os calendários de actividades dos vários centros.

Esperamos que gostes e que te divirtas muito com esta partilha.

Sábados Voluntários com Reiki no CENIF Amadora

Iniciou no dia 1 de Abril os sábados voluntários no CENIF Amadora, com a prática voluntária de Reiki.

Esta iniciativa é orientada pela Isabel Rodrigues e no dia 1 teve o apoio dos voluntários Luisa,  Helena, Anabela, a Tina, Cristina, Madalena e Sandra.

O voluntariado é um serviço de apoio aos alunos que necessitam de receber Reiki, mas está também aberto a familiares e à comunidade.

Este projecto, de momento, é realizado no primeiro sábado de cada mês, às 18h30.

 

Foi assim a nossa homenagem ao Mestre Usui

Fizemos um encontro especial para dialogar sobre a terapia Reiki. Começamos com a leitura do Reiki Ryoho no Shiori, o Manual da Terapia Reiki da associação do Mestre Usui e estivemos a partilhar as várias questões e ideias que cada um tem sobre a prática. Pela partilha compreendemos que o nosso caminho é sempre a do eterno aprendiz, que estamos sempre em aprendizagem e em crescimento e que é isso que nos traz riqueza interior e maior compreensão do que é Reiki.

Mikao Usui . CENIF

Terminamos com o Hatsurei-ho e foi dado o Reiju a todos os participantes. Agradecemos ao Mestre Usui pelos seus ensinamentos e em conjunto, gravamos estes cinco princípios para ti, em homenagem e com muita gratidão.

Só por hoje,
Sou calmo,
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.

2017 um ano para a paz

Terminar um ano a meditar pode trazer-nos a lucidez para o novo ano que entra. Foi isso que fizemos de 2016 para 2017 e que nos trouxe a ideia clara de trabalhar mais, de motivar mais para a paz. Alcançar e promover a paz requer um trabalho dedicado e uma grande capacidade de resistência, mas todo o seu percurso é compensador.

Trabalhar e motivar para a paz no CENIF

As palavras inspiradoras do Mestre Mikao Usui, quando indicou qual a missão do Usui Reiki Ryoho, reforçam a ideia que devemos cada vez mais desenvolver e proporcionar a paz «A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz», assim como o primeiro princípio que começa com «Só por hoje, sou calmo», ou o quinto que reforça a atitude através de «Só por hoje, sou bondoso». Quando observamos todas estas indicações, compreendemos que o nosso trabalho deve também ele ser motivado e orientado pela paz.

Hoje em dia não é fácil encontrarmos paz, pois existem muitos estímulos exteriores que turvam o nosso raciocínio e tornam as emoções num oceano revolto, ou num vento sem direcção. Torna-se também difícil tentar promover a paz, quer pela incompreensão dessa necessidade por parte de outros, ou até mesmo da nossa incapacidade de saber conduzir à paz com a diplomacia necessária e sabedoria obrigatória. É mesmo por essa dificuldade que mais devemos caminhar para a paz. E como o fazer?

Cinco princípios para a paz

Os cinco princípios são as melhores orientações que podemos ter se queremos uma vida pacífica e feliz. Assim, o Mestre Usui propõe-nos a seguinte reflexão:

Só por hoje – saber manter no aqui e agora, no momento presente, não sair do centro nem do momento de atenção;

Sou calmo – promover a paz interior, em primeiro lugar, antes de querer levar a paz aos outros;

Confio – cultivar a autoconfiança mas também capacitar os outros a terem confiança em si mesmos;

Sou grato – ter sempre uma postura de agradecimento por todas as situações, pois elas trazem-nos sabedoria e uma visão mais clara do nosso próprio caminho.

Trabalho honestamente – ser diligente no nosso desenvolvimento pessoal e compreender a verdade, aquela que nós mesmos construímos e a verdade que os outros constroem;

Sou bondoso – ter em mente que a paz não se alcança num dia, ou num só momento, que é um trabalho constante e que por isso mesmo, devemos sempre observar todos os princípios anteriores.

Este novo ano temos mesmo em mente e coração este desafio e necessidade – promover e cultivar a paz, não só em nós mas também na nossa escola, ajudando todos aqueles que nela participam a cultivar esse estado de espírito. 2017 será um ano desafiante, mas muito positivo para todos, com muita paz.

2017 um Ano para a Paz

Desejamos-te um grande ano novo, cheio de paz e muita felicidade!!!!

Reiki na Escola Prof João de Meira

A Rádio Fundação, de Guimarães, realizou a “Grande Entrevista” a Sílvia Oliveira, coordenadora do Núcleo de Reiki da Associação Portuguesa de Reiki e a Helena Sousa, Professora e coordenadora do projecto de Reiki na Escola Professor João de Meira, em Guimarães. Este projecto surge da vontade de se auxiliar os jovens a obterem mais qualidade de vida e harmonia, o que lhes permite ter uma outra relação com as escola, com os seus colegas e um melhor aproveitamento e sucesso escolar.

O projecto conta com duas formadoras de Reiki e quinze voluntários para a terapia.

Podem ler mais sobre este projecto de Reiki na Escola Prof João de Meira, aqui…

Que tenhas um 2016 pleno de sonhos realizados. Feliz Ano Novo!

2016 é um ano novo com tudo o que há de possível para que seja bom, ou seja, tu. Em cada um de nós há sempre a possibilidade de começar de novo, de recomeçar, de criar e de recriar. De enquadrar um sonho e torná-lo realidade, de procurar força onde antes não existia. Tudo começa por ti, por nós. E em tudo está Reiki, a energia que nos envolve e que está em nós. Tudo é possível.

O ven. Mestre Hsing Yun dizia que «Desde que a raiz não esteja podre, a planta consegue florir no deserto. Desde que perseveremos, podemos trazer vida a uma situação sem esperança».

Desejo-te um 2016 cheio de realização e muito Reiki, sempre!

reiki1 (1)

Reiki no Dia Internacional do Voluntário celebrado com curso preparatório

Dia 5 de Dezembro celebrou-se o Dia Internacional do Voluntário com um encontro de voluntários e com a oferta do Curso Preparatório para Voluntariado Reiki, a preparação dos futuros voluntários. Ser voluntário é uma atitude valiosa, meritória, para qualquer praticante de Reiki e uma acção natural na sua aprendizagem.

As dificuldades encontradas no voluntariado são também sementes de grande crescimento quer a nível pessoal, quer a nível de prática de Reiki. O Amor Incondicional, a Compaixão e o Desapego são características muito importantes para os voluntários e foram alguns dos temas de reflexão e debate entre todos.

A Associação Portuguesa de Reiki conta com certa de 50 instituições onde é realizado o voluntariado Reiki.

voluntariado

2 anos de CENIF Amadora

Faz a 30 de Novembro dois anos da inauguração do CENIF Amadora. Essencialmente uma escola de Reiki, fazemos sempre o melhor para cumprir as injunções do Mestre Usui:

  1. A união do eu através da harmonia e do equilíbrio;
  2. A arte secreta de convidar a felicidade;
  3. Para a melhoria da mente e do corpo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foi um ano de muito trabalho, exigente mas muito preenchido com Reiki e por isso mesmo, um caminho de felicidade, construída por todos os que fazem parte do CENIF. Um provérbio japonês dizdiz 継続は力なり。Keizoku wa chikara nari, a continuidade é força – e é por isso mesmo que precisamos continuar a fazer cada vez melhor, com cada vez mais Reiki, de mente limpa e coração predisposto.

Só por hoje, somos gratos por tanto. Muito obrigado ao Daniel e Lucinda Alves, sempre pelo apoio nas aulas práticas; Ao Daniel Azevedo pelo trabalho como Mestre e Terapeuta, pelo acompanhamento das crianças; À Jeannie pelas aulas de Chi Kung; À Carina, pelas aulas de yoga; À Filipa na Acupuntura; Andreia, Joana e Sandra nas massagens terapêuticas e, sempre de coração, muito obrigado a todos os alunos que dão um apoio incrível e estimulam para que cada vez mais seja feito.

lema mikao usui

Page 1 of 6

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén