A Sabedoria do Reiki
-
Como ter mais disciplina na prática de Reiki
Disciplina pode ser uma palavra que assusta e faz-nos perder a vontade de aprender e praticar Reiki, isto porque os nossos dias são sempre exigentes, tudo parece ser exigente – a família, o trabalho, os amigos, as atividades sociais… e se Reiki é também exigente, podemos sentir que é mais um ponto de pressão do que de auxílio. Mas há uma forma de adquirirmos disciplina com a prática de Reiki, sem essa tensão… através de “A Sabedoria do Reiki“. 7 dias de prática de Reiki com “A Sabedoria do Reiki” A Sabedoria do Reiki é um pequeno livro que contém os 125 poemas do Imperador Meiji, escolhidos pelo Mestre Usui…
-
Um 2023 em plena liberdade e consciência
Aproxima-se e inicia um novo ano, o que é sempre uma oportunidade para termos um impulso extra para resoluções e novas vivências. O que te posso desejar para 2023? Um ano de plena liberdade e de consciência. Tendo este tema em mim, certo dia encontrei numa parede em Lisboa, o seguinte poema de Miguel Torga: Recomeça…Se puderesSem angústiaE sem pressa.E os passos que deres,Nesse caminho duroDo futuroDá-os em liberdade.Enquanto não alcancesNão descanses.De nenhum fruto queiras só metade. Miguel Torga – Sísifo Então, liberdade e consciência não significa um desprendimento inconsciente, mas sim uma atenção responsável, com energia, dedicação, ao futuro que se quer. Da mesma forma, refletindo sobre este tema…
-
Mesmo no teu inverno, há sempre uma brisa amena
A vida tem sempre muitos ciclos e há momentos que são bons e outros que são mesmo maus. Estes últimos, são como uma espécie de inverno, em que tudo parece cinzento e o corpo e a mente apenas pedem reclusão e encolhimento. Mesmo nestes momentos tão duros, a vida traz-nos sempre momentos de sol e de uma brisa amena. Nem sempre este sol e brisa amena surgem na forma da resolução do nosso problema, mas por vezes na forma de uma pessoa com um contacto gentil, uma leitura inspiradora, ou um mero acaso que nos mostra a beleza da vida além do nosso próprio momento. Muitas vezes apenas precisamos estar…
-
Muda o teu mundo, estando presente
Como podemos fazer a verdadeira presença no nosso mundo e como sentirmos que se está presente e participativo? Muitas vezes perguntamo-nos estas questões pois queremos mudar e nem sempre nos sentimos capazes para tal. Mas a verdadeira mudança começa por perceber que não podemos mudar o que nos rodeia, mas sim o que somos e isso é feito através da nossa própria presença. O que é estar presente Lembras-te quando foste a conduzir até determinado sítio e chegaste lá sem te lembrares do caminho? Isso não é estar presente. Recordas-te de uma memória muito boa, ou até mesmo não muito boa? Isso é estar presente. Estar presente é então a…
-
Como esquecemos a nossa mente pura
O conceito oriental de mente pura, ou mente primordial, nem sempre é muito claro para nós e este é um dos conceitos mais importantes na prática do Usui Reiki Ryoho. A mente pura, ou mente primordial, será algo inalcançável, ou algo que de alguma forma até já tivemos? A mente pura pela prática de Reiki Refletir sobre mente “pura” pode levar-nos a preconceitos. Pura? Será uma mente melhor que a de todos os outros? Será que só alguns a poderão alcançar? De acordo com a cultura oriental, todos nós possuímos essa mente. Geralmente é a que identificamos em criança. É aquela mente aberta ao mundo, despreocupada e feliz. O imperador…
-
O trabalho, segundo a Sabedoria do Reiki – Os poemas do Imperador Meiji
Muitas vezes sentimos que o trabalho é já um fardo grande demais. Quer seja pelo cansaço das horas, dos anos, quer pelas atitudes com que se convive diariamente. Mas como podemos refletir sobre o trabalho, segundo a prática de Reiki? O trabalho, o quarto princípio e o Imperador Meiji – A Sabedoria do Reiki O quarto princípio de Reiki pede-nos para trabalhar honestamente e, em japonês, significa trabalhar diligentemente. Também no poema 99 do Imperador Meiji, encontramos uma reflexão sobre o trabalho: Não reclames com a idade,pois tens um trabalho.Não dês desculpase continua a trabalhar arduamenteaté que consigas. Imperador Meiji Na cultura japonesa, trabalhar é também estar ocupado, manter-se ativo.…
-
A parábola da bola de cristal
Masayuki Okada vivia em Fukuyama, a sua família era produtora de arroz, há tantas gerações que ficou no seu nome (Okada). Apesar de estar perto do templo Shinshoji, sempre que podia deslocava-se até ao templo Myoo-in onde prestava o seu respeito à Kannon das “onze faces”, que representava o olhar da compaixão para todas as direções. Masayuki sempre gostara muito de observar os caracteres à entrada do templo e trouxe-lhe o desejo de aprender a ler e assim, após muita insistência, o pai anuiu para ir fazer os seus estudos na terakoya da sua aldeia, a escola anexa ao templo budista. A tarefa não foi fácil e todos os caracteres…
-
A parábola da sinceridade e do vendedor de sandálias
Masashiko Yosuke era um vendedor de sandálias em Gifu. Uma arte que já vinha do seu pai, do pai do seu pai e de muitos outros ancestrais. Toda a família apenas se lembra de uma única arte ao longo de todas as gerações – fazer sandálias. Mas Masashiko queria algo mais na sua vida desde muito pequeno. O problema era que esta indecisão o levava a passar tempos e tempos deitado de barriga para o ar… Pensava o que queria ser, o que queria fazer, mas nunca conseguia perceber o que… apenas ali ficava. O pai obrigava-o a fazer sandálias… mas tudo o que fazia era de péssima qualidade. Os…
-
Como usar os Poemas do Imperador Meiji em A Sabedoria do Reiki
Em 2021 a Editora Nascente publicou A Sabedoria do Reiki, um pequeno livro que contém em cartas os 125 poemas do Imperador Meiji e também dois postais, um com a fotografia do Mestre Usui e outro com a fotografia do Imperador Meiji. E como podemos nós, praticantes de Reiki, usar estas cartas? A Sabedoria do Reiki pelos Poemas do Imperador Meiji Os poemas do Imperador Meiji eram usados na prática de meditação nas aulas do Mestre Usui. Então é uma ferramenta muito importante para também compreendermos questões e alcançarmos sabedoria. Os poemas nada têm a ver com adivinhação, mas sim com a tua capacidade de conexão contigo mesmo, com a…
-
A parábola da casa pequena
Sasuke morava numa pequena casa. Era tão pequena que tinha apenas uma só divisória para o casal e os seus dois filhos. A cozinha era um fogo no chão onde todos se sentavam ao redor para comer e estar e à noite, bastava aninharem-se para dormir sentindo o sereno calor que vinha das brasas. Nas noites quentes de verão, a porta ficava aberta e o tranquilo ar que vinha da montanha entrava pela casa. De madrugada, acordavam com o toque do sino para as preces do templo Hiei. Sasuke era um artesão, fazia sandálias e vendia-as na aldeia de Ohara, a esposa Ayumi tomava conta dos filhos pequenos e fazia…
-
A parábola da resiliência
Os poemas do Imperador Meiji ajudam-nos a refletir sobre a nossa vida e o que se passa ao nosso redor. A sua sabedoria pode ajudar-nos a chegar ao entendimento simples que a vida precisa. No poema 122 “Às vezes”, encontramos a parábola da resiliência. A resiliência que a vida nos ensina. As flores cor-de-rosa foram lavadas e maltratadas pelas ondas nas margens do rio, mas ainda assim continuaram a florir.Como é maravilhoso que os nossos filhos tenham superado muitas situações, circunstâncias difíceis, e tenham florido…! Imperador Meiji Fuji nasceu num tempo em que para falar com um amigo distante, teria que o visitar, ou escrever uma carta. O seu pai…
-
Como saíres de um dia não
Nem todos os dias têm que correr bem, a vida é mesmo assim, mas há alturas em que temos que estar para os outros e sair do nosso dia não. Estes são dias em que estamos mesmo rabugentos ou com falta de vontade/paciência para com os outros. O dia não e algumas dicas para saíres dele pela prática de Reiki O dia não pode surgir por várias razões. Cansaço, indisposição física, desarmonia emocional ou até mesmo a mudança de tempo que afeta tantas pessoas. Este é um tipo de dia que nos traz cinzentismo e uma vontade de resmungar, o que afeta principalmente os dois primeiros princípios. Vamos ver quatro…
-
A parábola do caminho bem sucedido
Era uma vez um praticante de Reiki que desejava muito sucesso na sua vida. Ele via muitas pessoas tinham milhares e milhões de seguidores no Youtube e facebook e que ele também queria ter algo assim. Aprendeu Reiki, porque era algo que parecia ser fácil de aprender, com bons resultados e que muitas pessoas tinham interesse… facilmente chegaria ao fim do percurso e teria muitos seguidores, pois tinha algo a dizer e queria sucesso. Começou a sua jornada, mas ter que cuidar de si mesmo já era algo que exigia muito tempo e não era bem o que tinha pensado. Depois, ainda precisava refletir com os princípios? Como assim? Ele…
-
A parábola da iluminação do praticante de Reiki
Um praticante de Reiki queria alcançar a sua iluminação. Ele via essa iluminação como uma grande felicidade no seu rosto, tudo era fácil na vida e não tinha mais o peso que as responsabilidades e preocupações lhe traziam. Ele fazia o autotratamento todos os dias, rigorosamente… Passaram-se anos e anos de autotratamento… mas a iluminação não surgia. A sua preocupação continuava. Tinha contas para pagar todos os meses, tinha que cuidar da família e sentia que esta frustração da iluminação não chegar contava também como um peso para a tensão. Mas não desistiu e manteve o seu autotratamento por mais uns anos, diariamente. Um dia sentiu que não precisava mais…
-
A Sabedoria do Reiki – novo livro e cartas com os poemas do Imperador Meiji
A 17 de Maio de 2021 a Editora Nascente lança o Livro e cartas A Sabedoria do Reiki, com poemas do Imperador Meiji e reflexões sobre esta parte tão importante da filosofia de vida do Usui Reiki Ryoho. A Sabedoria do Reiki Sabemos que o Mestre Usui fazia encontros regulares com os seus alunos. Eles sentavam-se, praticavam o Hatsurei-ho, uma forma meditativa e recitavam os poemas do Imperador Meiji. Entre milhares de poemas, os Mestre Usui escolheu 125 que refletem a profunda reflexão que a prática de Reiki nos traz, dentro da Arte Secreta de Convidar a Felicidade. É com um imenso gosto que partilho contigo algo que é tão…