A condição humana
-
Cuidar da nossa criança interior com Compaixão
Todos temos pelo menos um desafio para a nossa vida, algo que vem desde a nossa infância e que nos acompanha com a nossa criança interior. Esta criança é a parte do nosso ser que traz o maravilhar sobre as coisas novas, a inocência, mas também a necessidade de cuidado. Uma das boas formas de cuidarmos da nossa criança interior é com a compaixão. Como aplicares a compaixão à tua criança interior Sentir que estamos desprotegidos, ou sós no mundo, que não somos aceites, em criança, pode trazer-nos efeitos que se repercutirão pela vida. Sabemos que não conseguimos voltar atrás e que aqueles de quem precisávamos de carinho ou suporte,…
-
Se só alguns são especiais, o que são os outros? Se todos somos especiais, o que somos?
Algumas características como a empatia, o olhar para dentro e a intuição podem levar-nos a sentir que estamos deslocados do habitual na sociedade. A uns traz a tristeza do isolamento a outros uma sensação de ser especial. Mas como levar um caminho equilibrado, sem dor para nós e para os outros? Saber viver e estar, reconhecer que todos estamos por igual Quando olhamos para as folhas de um plátano, reconhecemos que todas são iguais. Quando olhamos mais perto, percebemos que cada uma delas é distinta, apesar de semelhante. A natureza traz-nos lições muito claras para a nossa vida – tudo tem um propósito e papel na vida, tudo é distinto…
- 2020 - Esforço Correto, A condição humana, Filosofia de Vida, Meditação, Reiki em tempo de emergência
Cultivar compaixão por um amigo – 2º Passo
Se temos amigos, é claro que gostamos deles e desejamos o melhor para eles. Desenvolver a compaixão, em meditação, por um amigo, é também uma boa prática para alcançarmos a capacidade de sentir compaixão por todos os seres vivos. Meditação da Compaixão por um amigo Começa por sentar-te confortavelmente; Sente a tua respiração; Toma consciência das tuas emoções; Deixa-as partir à medida que tomas consciência delas e se forem um pouco mais resistentes, sorri; Tem um desejo positivo para ti mesmo, deseja a tua felicidade, a tua saúde e que a vida te dê tudo e bom; Vê-te a viver todo esse desejo de compaixão que tens por ti mesmo;…
-
Os cinco princípios para a família podem ser apaziguadores
Qualquer família tem os seus momentos mais problemáticos, a não se que estejamos a ver um filme ou uma encenação de um vlog. É natural haver momentos de discórdia, mágoa e mesmo vontade de cisão. Esses momentos são naturais pois a vida não é constante, nem hermética segundo o nosso desejo. Quando nos juntamos com alguém, são as nossas questões que se juntam às questões do outro e se surgem filhos, ainda essas questões serão adicionadas à equação. Por isso mesmo, é muito natural o sofrimento surgir. Ele emerge para ser tratado, mas como poderemos ter um outro olhar para auxiliar a família, segundo a prática de Reiki? Os cinco…
-
Cinco princípios para uma doença
Na prática de Reiki, a doença indica um desequilíbrio e desarmonia nas pessoas. Esta condição deve ser tratada pela medicina, no entanto, há uma condição tão forte em nós que não há medicine que a trate, por mais que queira. O que a doença gera na pessoa, no seu bem-estar, pode ser chamado de sofrimento e a prática de Reiki poderá auxiliar numa das vertentes do tratamento do sofrimento. A doença, o sofrimento e cinco princípios No manual que o Mestre Usui distribuía aos seus alunos, que poderás ler em O Grande Livro do Reiki, ele indicava que “nos dias de hoje, as pessoas necessitam de melhorar e reconstruir, interior…
-
Desenvolvimento pessoal na prática de Reiki
Praticar Reiki é em primeiro lugar ter uma atenção ao desenvolvimento pessoal e isto podemos encontrar nas indicações do Mestre Usui quando indicava que o seu método é para a “melhoria do corpo e da mente“. Equilibramos a nossa energia, para um corpo e mente saudáveis, mas também desenvolvemos a nossa consciência através de uma filosofia de vida. Desenvolvimento pessoal e como o fazer ao longo dos níveis de Reiki Para compreender o desenvolvimento pessoal na prática de Reiki, precisamos fazer uma imersão na filosofia de vida. Por exemplo, com o seguinte poema do Imperador Meiji: O poema parece ser muito claro, mas na verdade poderá não te estar a…
-
Mudar de emprego ou realinhar a vida?
Há várias razões para querer mudar de emprego, desde o desalinhamento com a filosofia da direção, ao excesso de trabalho, às funções incompreensíveis. Hoje, cada vez mais pessoas se deparam com a exaustão, stress quase incontrolável, depressão e, infelizmente, uma espécie de desamparo sobre o sentido da vida. Assim, muitas vezes a primeira reação é mudar de emprego! Mas poderá ser essa a melhor opção? Mudar de emprego ou realinhar a vida, uma perspetiva da prática de Reiki As situações que surgem num emprego poderão ser as mesmas na empresa A, como na empresa B. Sabemos que são as pessoas que criam as condições e, por vezes, o mau ambiente…
-
Como compreender os nossos padrões de vida
Um dos grandes propósitos da prática de Reiki é a mudança de atitude e para tal, procuramos a consciência sobre os nossos padrões de vida. Mas o que serão padrões de vida e será que faz sentido termos considerações sobre tal? Os padrões de vida e como a prática de Reiki pode auxiliar Todos nós temos uma determinada tendência na vida. Não que algo esteja pré-determinado, mas sim um caminho que nos parece natural. O percorrer natural do nosso caminho de vida faz parte dos padrões de vida, no entanto, outras características trazem-nos padrões que não são assim tão bons. Por exemplo, podemos ter relacionamentos que terminam sempre da mesma…
-
Como cultivar a paciência pela prática de Reiki
A paciência é uma enorme virtude, é uma capacidade de nos entregarmos ao momento presente, sem a ansiedade do futuro ou o peso do passado. Este tipo de noção que cultivamos na prática de Reiki não é isentar-nos da responsabilidade, mas sim, de uma forma hábil, sabermos construir uma vida mais harmoniosa, colocando o peso da nossa ação sobre o que é realmente importante. A paciência pela prática de Reiki, de uma forma simples Porque será necessário termos paciência? Hoje em dia até é bem visto toda a garra e ímpeto para alcançar as coisas, porque então saber esperar? A paciência representa a nossa capacidade de compreender que tudo tem…
-
Será Reiki amor incondicional
Será Reiki amor incondicional? Não é, a energia não tem caracter, apenas tem o que possa ser considerada uma lei natural da própria vida, no entanto, o ser humano sim, é capaz ou não de cultivar, demonstrar e realizar o amor incondicional. Quando dizemos que Reiki é amor incondicional o que se quer realmente dizer Muitos praticantes usam a belíssima expressão de que Reiki é amor incondicional. Isto não quer dizer que a energia é amor incondicional, pois a energia não tem uma mente que cria uma ação, ela existe no sentido de todas as coisas que existem no universo. No entanto, nós humanos, temos uma mente e essa sim,…
-
O que nos faz ter uma má percepção da realidade
Apesar de termos raciocínio, nem sempre isso nos afasta de ter uma má percepção da realidade. As tendências negativas que deixamos emergir em nós, como o egotismo, a ganância, apego e cobardia, podem levar-nos a ter uma distorção da realidade, o que resultará em reações prejudiciais para nós e para os outros. Podemos dizer que quando estas tendências se fixam no nosso pensamento e emoções, estamos a beber do mais perigoso veneno. A percepção da realidade – como transformar o veneno em nós Se todos temos uma educação escolar semelhante, porque a nossa percepção da realidade não é também semelhante, positiva e construtiva? Como observadores inatos, absorvemos o que vemos…
-
Como lidar com a pressão interior
A pressão interior pode ser verdadeiramente um grande problema para a nossa qualidade de vida. Tratar a pressão interior com a prática de Reiki Sentimos bem a pressão interior quando tentamos respirar profundamente e não conseguimos, ou quando tentamos levar a atenção ao nosso interior e parece que estamos sufocados e só nos apetece sair dali. Esta pressão poderá surgir por questões externas, como o trabalho ou mesmo questões familiares e sociais. Vamos acumulando ao longo do tempo situações que não conseguimos resolver, pensamentos e emoções que nos trazem desconforto. Esse acúmulo gera uma espécie de argamassa no nosso interior que faz com que nos sintamos comprimidos. Meditar para aliviar…
-
A mágoa e a tristeza são como água suja
Pode parecer estranho, mas a mágoa e a tristeza são como água suja para o nosso corpo energético. Quando sentimos mágoa ou mesmo tristeza, é como se ficássemos um pouco mais pesados. Parecemos abatidos, sentimo-nos cinzentos e as coisas por vezes deixam de fazer sentido, como se tivéssemos mergulhado num pântano. Quanto mais permanecemos nesse estado, mais parados parecemos… é como se o sol tivesse saído da nossa vida e a comida não tivesse mais paladar, é como se ninguém nos contentasse e a vida não fizesse sentido. Será que é uma questão dos outros, ou nossa própria? Como tratares a mágoa e a tristeza do ponto de vista da…
-
Podemos ter depressão pela vida
Momentos fraturantes na nossa vida, pressão constante, insatisfação, entre muito mais condições, poderá levar a termos momentos de depressão, mas pode surgir algo pior que um momento – uma depressão pela vida. A depressão pela vida é um estado constante de abandono da esperança no melhor de cada um e da vida no seu total. A depressão pela vida e uma perspetiva do Usui Reiki Ryoho Em 1922 o Mestre Usui encontrava, na sociedade, as doenças do corpo e da mente que debilitavam interior e exteriormente a vida dos japoneses. Sobre a doença, ele indicava que era um desequilíbrio e desarmonia e que todos nós somos constituídos de energia. Ele…
-
Nas imperfeições do outro eu revejo as minhas – como crescer com as aprendizagens
A grande sabedoria surge quando conseguimos aprender pela história e também com o percurso de vida dos outros. Não só os bons exemplos são inspiradores, mas também as imperfeições podem fazer-nos entender o que há a mudar em nós próprios. Como a imperfeição do outro me pode ajudar a crescer e a construir um mundo em harmonia Todos nós lidamos com pessoas mais ou menos complicadas e, em determinados momentos da nossa vida, encontramos pessoas verdadeiramente complexas. Olhamos para elas e vemos muitas questões, detalhes de imperfeição na sua forma de agir e de ser, que trazem danos a si mesmas e por vezes mais aos outros. Pensarmos em imperfeição…