2022 - 100 anos de Reiki, Cultivar a Tolerância
-
Quando alguma coisa te parece incomodar
Já tiveste aquele momento de estares a começar a meditar e de repente parece que algo te incomoda? Por vezes são os pensamentos… por vezes parece que começa a surgir uma comichão? Dois truques muito simples para quando queres meditar ou fazer autotratamento e algo parece incomodar Quando estás naquele momento de silêncio para a preparação do autotratamento, ou até mesmo tratamento a outros, ou meditação, e sentes que há um pensamento inquietante que teima em surgir, experimenta o seguinte: Mantém-te calmo e na mesma posição em que estás; Imagina que colocas o pensamento entre as tuas mãos e que está a fluir Reiki para ele, como se o estivesse…
-
Tratamento para uma situação tóxica
Algumas relações podem ser consideradas tóxicas. Isto porque de certa forma, trazem algo de desequilibrado para todos os envolvidos. Claro que o que é tóxico para um, poderá ser “saudável” para outro, mas enquanto praticantes de Reiki, podemos trabalhar a situação tóxica com várias perspetivas. Como trabalhar com Reiki para uma situação tóxica Já sabes que qualquer questão do foro médico ou psicológico deve ser tratado com os profissionais competentes, na prática de Reiki abordamos a energia e a filosofia de vida. Em primeiro lugar, temos sempre a filosofia de vida, ou seja, os cinco princípios. Eles dizem-nos para vivermos em harmonia e confiança, para não nos zangarmos nem preocuparmos,…
-
O significado do Kanji Reiki com Fokke Brink, Mestre de Reiki e Calígrafo – 100 anos de Usui Reiki Ryoho
Nestes 100 anos de Usui Reiki convidamos o mestre Fokke Brink para partilhar connosco a sua vivência com Reiki e o significado profundo do kanji que representa Reiki. Para nós, praticantes de Reiki, conhecer estes significados ajuda-nos também a compreender o que praticamos. Este programa é uma doação da Associação Portuguesa de Reiki para toda a comunidade de praticantes. Sobre Fokke Brink Fokke Brink nasceu na Holanda em 1945, onde treinou para polícia, assistente social, professor de academia social e psico-hipnoterapeuta. Iniciou a prática de Reiki em 1984 e em 1987 foi iniciado como Mestre de Reiki por Phyllis Lei Furumoto. “Para mim, o Reiki é uma disciplina espiritual e…
-
100 anos da primeira escola de Reiki
Em abril de 1922 o Mestre Usui abre a escola do seu “Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho”, ou seja, a escola que representa o Método de Tratamento pela Energia Vital do Universo de Usui, para a Melhoria do Corpo e da Mente, após o seu retiro de 21 dias no Monte Kurama em março do mesmo ano. A primeira escola de Reiki – Tóquio 1922 O local da primeira escola de Reiki foi em Harajuko, um bairro mesmo ao lado do Meiji Jingu, o santuário do Imperador Meiji. Imperador esse que trouxe tanta influência para o nosso método. Como o Mestre Usui dizia: Graciosamente, recebi as últimas injunções do…
-
Cinco práticas para o teu empoderamento
Para e porque nos precisamos sentir empoderados? Na escola aprendemos a ler e a escrever formalmente, mas a gestão das nossas emoções é algo que é ensinado apenas na observação e vivência, na escuta do que vemos na família, círculo mais próximo e sociedade. Muitas vezes, essa observação não é a melhor para nós e acabamos por fazer como vimos fazer ou fazemos sem pensar porque o fazemos. O empoderamento é algo que nos faz chegar a nós mesmos, à solidez do que somos, tendo por base o respeito e a valorização do ser único que somos. Como desenvolveres o teu empoderamento pela prática de Reiki O Mestre Usui dizia…
-
Muda o teu mundo, estando presente
Como podemos fazer a verdadeira presença no nosso mundo e como sentirmos que se está presente e participativo? Muitas vezes perguntamo-nos estas questões pois queremos mudar e nem sempre nos sentimos capazes para tal. Mas a verdadeira mudança começa por perceber que não podemos mudar o que nos rodeia, mas sim o que somos e isso é feito através da nossa própria presença. O que é estar presente Lembras-te quando foste a conduzir até determinado sítio e chegaste lá sem te lembrares do caminho? Isso não é estar presente. Recordas-te de uma memória muito boa, ou até mesmo não muito boa? Isso é estar presente. Estar presente é então a…
-
Como seres mais bondoso para contigo
As situações mais exigentes dos nossos tempos, podem começar a trazer-te desequilíbrio. Uma forma de te ajudares é seres também bondoso para contigo. Quando tudo parece estar a ter proporções gigantescas na tua vida, recorda-te de reconhecer que tudo muda. Ser bondoso pode ajudar nos momentos mais exigentes Num tempo em que vivemos ainda uma pandemia e uma guerra na europa que nos traz tantas questões internas e a motivação para ajudar quem está a sofrer, pode levar-nos também a um esgotamento da nossa própria empatia. Então, é como se as preocupações que nos podem afligir e as preocupações pelos outros nos trouxessem um desgaste que pode começar-se a fazer…
-
Coragem – como a prática de Reiki nos pode ajudar
Ter coragem é algo que está sempre em nós, desde os mais remotos tempos, mas tantas preocupações e pressão na vida, podem fazer com que percamos essa bússola interna. A prática de Reiki, como filosofia de vida e como terapia, tem algo para nós nesse sentido. Reiki para a coragem – o reavivar dos nossos recursos internos Diz o poema do Imperador Meiji – 71, às vezes: Se sabes o momento em que deves decidir ir, basta ires. Caso contrário, as coisas podem falhar ou não correr como esperavas. Imperador Meiji Este saber do momento certo pode ser ofuscado pelos nossos pensamentos ou emoções inconstantes e sabemos que a nossa…
-
Os ensinamentos de uma mulher, praticante de Reiki
Muitas mulheres praticaram Reiki desde o início e houve uma que se destacou no nosso mundo ocidental – Hawayo Takata. A Mestre Takata e os ensinamentos valiosos de uma mulher Em Maio de 1936, a Mestre Takata escreveu no seu diário: O que foi mais que agradável foi o Sr. Hayashi me ter concedido o segredo do Shinpe Den, Kokiyu-ho e o Leiji-ho, o maior segredo da Ciência da Energia. Poderão imaginar a minha alegria ao pensar que tenho a honra e respeito para ser confiada com tal oferenda, uma oferenda para uma vida e prometi em mim mesma fazer o máximo possível por este belo e maravilhoso ensinamento que…
-
Recorda a compaixão por ti
Praticamos Reiki na base de uma filosofia de vida assente em cinco princípios. O último deles fala-nos de bondade e todos se relacionam com a compaixão. Os princípios pedem-nos uma reflexão profunda na nossa vida, mas como o fazer sem sermos autocríticos ou nos afundarmos no que não conseguimos fazer? A compaixão por nós mesmos é a atitude que nos enraiza O que é a compaixão? É o alívio do sofrimento, ou seja é a ação que nos pode tirar de um processo de incoerência que nos inquieta, ou de uma dor que temos. Quando praticamos os cinco princípios fazemo-lo porque? “Para a melhoria do corpo e da mente“, como…
-
Se gozarem com Reiki o que podes fazer?
Quando não se compreende algo, ou se respeita ou se é indiferente, ou alguns até preferem gozar. A prática de Reiki, com cada vez maior exposição, passa também pelo escrutínio público e, por isso, por vezes há quem goze. A crítica construtiva é sempre importante para nós e ajuda-nos a crescer, mas gozar com a prática pode trazer um sentido de ofensa a quem pratica de mente e coração, a quem tenha sentido em si a transformação de uma vida. Como poderá ser a tua resposta quando gozarem com Reiki? A prática de Reiki surgiu para que, conforme o Mestre Usui dizia, “as pessoas pudessem reconstruir a sua vida interior…
-
Envio de Reiki para a paz mundial
Queridos praticantes de Reiki, Peço a todos os praticantes, mesmo de nível 1, que possam fazer um envio de Reiki ou de bons pensamentos para a região da Ucrânia e Russia, promovendo uma paz mundial e harmonia entre todos. Para praticantes de nível 1 Façam o banho seco; Imaginem que colocam o planeta ou a região em conflito entre as mãos; Imaginem que a energia flui das vossas mãos para esse lugar ou para o planeta, como se fosse um sol a iluminar e tranquilizar toda a região; Se quiserem enviem também bons pensamentos como “paz, harmonia, etc…”; Quando quiserem terminar, agradeçam e façam o banho seco. Para praticantes de…
-
Os contratos que fazemos e Só por hoje, confio
Todos os tipos de relações que temos, na verdade, contêm contratos, ou seja, promessas de dar e receber que a maior parte das vezes são inconscientes. Como os contratos que fazemos podem trazer-nos grande aprendizagem pela prática de Reiki Por vezes conhecemos uma pessoa com uma história de vida muito dura e no nosso interior dizemos “vou ajudar-te”. Estamos a fazer um contrato não explícito. Noutras ocasiões, começamos um relacionamento e fazemos também um contrato, muitas vezes não explícito. Também quando estamos no supermercado temos um contrato – queremos produtos de qualidade por um valor que consideramos e devemos pagar a conta que nos surge. Em tantos momentos da nossa…
-
Como esquecemos a nossa mente pura
O conceito oriental de mente pura, ou mente primordial, nem sempre é muito claro para nós e este é um dos conceitos mais importantes na prática do Usui Reiki Ryoho. A mente pura, ou mente primordial, será algo inalcançável, ou algo que de alguma forma até já tivemos? A mente pura pela prática de Reiki Refletir sobre mente “pura” pode levar-nos a preconceitos. Pura? Será uma mente melhor que a de todos os outros? Será que só alguns a poderão alcançar? De acordo com a cultura oriental, todos nós possuímos essa mente. Geralmente é a que identificamos em criança. É aquela mente aberta ao mundo, despreocupada e feliz. O imperador…
-
Um dia sem autocrítica
A autocrítica pode ser útil no sentido de nos reorientar e melhorar nos vários aspectos da nossa vida, mas pode também tornar-se num autêntico purgatório. O que a prática de Reiki nos diz sobre, melhorar, regular e ter um espírito autocrítico positivo? Vamos dar uma volta à autocrítica pela prática de Reiki O Mestre Usui indicava que o seu método era para “A Melhoria do Corpo e da Mente“. Para o fazer precisamos cultivar uma atitude presente na vida e cumprir um caminho, caminhando com cinco princípios. Este ir para o nosso próprio interior revela-nos muitas vezes um sentido autocrítico, o que é positivo, pois é como acender uma luz…