2021 - Prática da Bondade
-
A persistência na prática de Reiki – Três práticas simples
A prática de Reiki também nos pede persistência, não para alcançarmos o topo da montanha, mas sim para estarmos presentes em cada momento da nossa vida. Por vezes, deixa-se de praticar Reiki porque não se está a compreender na totalidade o porquê praticar. O que a persistência na prática de Reiki te pode mostrar A vida é sempre preenchida de mudança. Claro que o que mais queremos é poder apreciar as coisas boas, mas nem sempre parece que todas as condições jogam a nosso favor. Está sol quando trabalhamos e chove no fim-de-semana. Vamos de férias e está mau tempo e assim que regressamos ao trabalho, vem sol novamente… afinal…
-
Cinco obstáculos comuns na meditação
A meditação pode ser algo bem mais natural e fácil do que julgas. Muitas vezes temos sim, conceitos e imagens na cabeça que na verdade apenas nos impedem de alcançar o que é natural. Então como regressar ao nosso estado natural e ultrapassar os obstáculos que tantas vezes colocamos em nós mesmos? Ultrapassar os cinco obstáculos que colocamos a nós mesmos na meditação Para melhor compreenderes estes obstáculos, vamos a um momento da nossa vida, comum a quase todos nós. Vamos imaginar que estás a conduzir na autoestrada em direção ao teu primeiro dia de férias depois de meses de muito stress e esgotamento. Inquietação Toda a agitação de meses…
-
Reiki – um possível cuidado na depressão
Emoções que nos põem um pouco mais para baixo, são normais, mas se se tornam sentimentos, poderá essa constante trazer-nos uma sensação depressiva na vida? Todos nós temos recursos internos para lidar com essas emoções e mesmo sentimentos, mas por vezes saímos do nosso centro, saímos do nosso próprio entendimento e perdemo-nos com tanta coisa que nos rodeia. Nessa altura, podemos ir subindo passo a passo do nosso momento de depressão, com cinco pilares. Cinco pilares para nos cuidarmos de um momento em depressão Estes cinco pilares que te quero apresentar são, naturalmente, os cinco princípios de Reiki. Eles são uma bússola universal que nos guiam nos melhores valores da…
-
Se fizeres uso da tua espiritualidade no trabalho não deves receber ordenado (!?)
Existe o conceito de que o que é um trabalho espiritual não deve ser pago, mas será que deixamos a espiritualidade à porta do trabalho? Trabalho há mais de 30 anos como designer, fui dos primeiros designers multimedia no país, também dos primeiros em usabilidade, mas antes fiz outras coisas, trabalhei em obras, distribuí publicidade, enfim, fiz o que era necessário para cumprir as condições que necessitava. Em todos os trabalhos regia-me pela minha ética intrínseca e pelos valores da profissão. Sendo a espiritualidade uma busca pelo sentido da vida, uma vivência da vida profunda, numa busca pela plenitude e sentido de coerência, integração e unicidade. Essa procura vai na…
-
Cuidar do coração com a prática de Reiki
Não tratamos o coração físico, mas podemos cuidar da nossa energia e dos muitos sentimentos que povoam o nosso peito. A prática de Reiki traz-nos pelo menos três dicas úteis para o seu cuidado. Três práticas para cuidares do coração Equilibrar o Chakra Cardíaco Observa como está o teu chakra cardíaco… Sente a sua energia e se necessário limpa-o. Coloca a mão esquerda no chakra cardíaco e a direita no plexo solar. Irá ajudar a equilibrar as emoções. Depois, mantém a esquerda e a direita passa para o Chakra Laríngeo. Irá trazer mais harmonia à tua comunicação e desbloquear o processo interno entre mente e coração. Finalmente, passa a mão…
-
Reiki e o stress – poderá um praticante de Reiki ter stress?
O maior desafio de qualquer pessoa é, muitas vezes, o lidar com o stress, o seja, com a pressão que sente sobre os seus afazeres, os passados, presentes ou futuros. Esta pressão apresenta-se muitas vezes no corpo e sem dúvida que na mente. Como o Mestre Usui indicava que Reiki é “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade”, cujo primeiro princípio é “sou calmo”, será que um praticante de Reiki não tem stress? Todos temos stress… como lidar com ele? Sem dúvida que todos temos stress em vários momentos da vida e não é desejar que ele não aconteça que nos vai fazer melhor, mas sim compreender que teremos sempre…
-
A prática da meditação para a bondade
A bondade permite-nos cultivar desapego, assim como ter uma leveza perante as situações exigentes na vida, mas muitas vezes queremos ser bondosos e não sabemos como. Realizar a prática da meditação para a bondade, ou metta, pode ser uma boa solução. A meditação para a bondade Existem várias formas de praticares esta meditação, assim como a escolha das frases. Para as frases, tenta sentir as que te façam mais sentido e aqui fica um exemplo: Começa por fechar os olhos e escutar o teu corpo; Respira profundamente até te sentires mais calmo e permite que a tua respiração regresse a um ritmo natural; Foca-te, com intenção e vontade, nas frases…
-
As lições de um simbólico salvamento
No curto período de férias tive vários discernimentos que me auxiliaram a plantar os passos do meu novo ano. Um deles foi a oportunidade de no meu dias de anos ter salvo 18 lebres-do-mar. Estas surgiram, muito naturalmente com a mudança de maré e trouxeram-me duas reflexões importantes. A estas lebres-do-mar, eu e a Sílvia chamamos carinhosamente de “peixinho preto”. A interdependência e a importância de estarmos presentes na natureza A primeira lição tem a ver com a interdependência. Na praia costumo caminhar sem óculos, o que faz com que a visão seja muito reduzida e acabo por não prestar atenção aos detalhes, mas a Sílvia via estas lebres-do-mar no…
-
Como todos os praticantes de Reiki podem ser voluntários
Após o Grande Terramoto de Kanto, a 1 de Setembro de 1923, o Mestre Usui e alguns dos seus alunos estiveram, incansavelmente, a aplicar Reiki à população de Tóquio. Esse ato desinteressado, mas verdadeiramente auxiliador, trouxe ao Mestre Usui um grande reconhecimento pela eficácia do seu método. Ele mostrou-nos o caminho para o voluntariado. Praticar Reiki e ser voluntário Com o nível 2 de Reiki estás mais capacitado para exerceres o voluntariado. Aprendeste técnicas e ampliaste a tua prática que permitem cuidares melhor de ti e do outro também. Mas se achas que “apenas” tens o nível 1 de Reiki e ainda não o podes fazer, não é verdade, há…
-
Porque eu gosto de Reiki?!
Há mais de 20 anos comecei a aprender Reiki e isso foi algo que mudou toda a minha vida. Na verdade, estas duas palavras, “comecei” e “aprender”, mantêm-se pois sinto sempre que cada dia é dia de prática, de aprendizagem e de começar. Mas o que o Usui Reiki Ryoho e a energia Reiki me trazem para a vida? Reiki, uma aprendizagem constante para a vida Como é a minha prática de Reiki, ou seja como vivo dentro dos ensinamentos do método? Não é rotineira, ritualista ou sempre para a mesma intenção. Sem dúvida que recito os cinco princípios, até várias vezes por dia, por vezes até mesmo muitas vezes,…
-
Por vezes o pessimismo pode trazer lucidez
O pessimismo costuma ser sempre encarado como algo de muito mau, mas num tempo em que somos inundados pelo optimismo e o sermos felizes constantemente, se avançarmos sem ter a jeito um travão, podemos deparar-nos com um acidente trágico. O travão é a atitude observadora, o pessimismo e otimismo são uma característica natural e sempre presente no ser humano. O pessimismo ou melhor, como nem sempre ver tudo como bom pode ajudar O nosso segundo princípio de Reiki pede-nos para “confiar” ou “não nos preocuparmos” e muito rapidamente podemos pensar que Reiki ensina-nos a que a vida seja levada ligeira, sem ligações, sem as preocupações do quotidiano, um deixar fluir…
-
Se só alguns são especiais, o que são os outros? Se todos somos especiais, o que somos?
Algumas características como a empatia, o olhar para dentro e a intuição podem levar-nos a sentir que estamos deslocados do habitual na sociedade. A uns traz a tristeza do isolamento a outros uma sensação de ser especial. Mas como levar um caminho equilibrado, sem dor para nós e para os outros? Saber viver e estar, reconhecer que todos estamos por igual Quando olhamos para as folhas de um plátano, reconhecemos que todas são iguais. Quando olhamos mais perto, percebemos que cada uma delas é distinta, apesar de semelhante. A natureza traz-nos lições muito claras para a nossa vida – tudo tem um propósito e papel na vida, tudo é distinto…
-
A sabedoria das pequenas coisas
No livro de reflexões do Ven. Mestre Hsing Yun, 365 Dias para o Viajante, podemos encontrar no dia 31 de Julho “Coisas pequenas podem ter grandes usos”. Em que tempo vivemos hoje? Sem dúvida que num tempo de apreciação de todas as coisas que afinal nos pareciam insignificantes. Um tempo em que devemos reaprender o ter e o dar, o valor da nossa palavra e os méritos de um coração genuíno. Numa das suas frases ele diz “um pequeno vírus pode lesar o corpo humano (…) uma pequena palavra faz um bem infinito”. Como é bom podermos enquadrar neste tempo que vivemos e ressignificar a importância das coisas para a…
-
Venerar a terra
O meu sogro diz muitas vezes que se não se venera a terra ela não dá nada. Quem possa escutar, poderá achar que falamos de algum ritual pagão, mas na verdade é uma expressão que cumpre bem o nosso papel nesta terra – o cuidar com respeito. Venerar a terra é cuidar com todo o respeito – o que significa isso? Cada vez mais vamos compreendendo a necessidade da sustentabilidade, o que nos alerta para “até quando seremos sustentáveis”, em tantos campos da nossa vida… aliás, em todas as áreas da nossa vida. Mas sustentabilidade representa o tirar um proveito, um partido, uma oportunidade, mas se não regenerarmos o que…
-
Cuidares de ti e do outro em tempo de pandemia – PDF
A pandemia trouxe-nos uma mudança de vida e dos muitos paradigmas que tínhamos. Tanta coisa necessitou de reformulação. Tantas coisas pararam e terminaram de vez, outras ressurgiram com outro significado. Acima da dor que muitos viveram por terem estado doentes ou por terem familiares doentes, pela sua restrição na vida, encontramos um sinal de esperança – a vontade de mudar. Desde Março de 2020 que a Associação Portuguesa de Reiki, os seus órgãos sociais, coordenadores, voluntários e associados muito se têm esforçado para manter o apoio, mesmo nos tempos de confinamento e é uma felicidade compreender que apesar de termos ficado parados presencialmente, não ficamos distantes, muito pelo contrário. Este…