2018 - Relacionamentos
-
Cinco dicas para o ano novo
Vamos entrar em 2019 com o mente e coração? Então aqui ficam cinco dicas para o ano novo com muito Reiki. Que melhores reflexões e dicas para o ano novo poderemos ter, como praticantes de Reiki, que um olhar atento sobre a nossa filosofia de vida, ou melhor, a orientação que os cinco princípios nos podem trazer? Reflexões e dicas para o ano novo, com Reiki De alguma forma, com o aproximar do ano novo ou com o seu início, sentimos sempre que há algo que deve ser deixado para trás, algo que precisa ser resolvido e ainda resoluções para novas atitudes para um novo ano. Precisamos criar um sentido…
-
Reiki para as resoluções de ano novo – 5 dicas úteis
Quando um ano começa a terminar, iniciamos a lista das resoluções de ano novo que pretendemos. Parece que já sentimos aquela oportunidade de recomeçar ou começar algo novo e é verdade, existe mesmo essa oportunidade. Porque não agarrarmos as resoluções de ano novo também através da prática de Reiki? Cinco dicas de Reiki para as resoluções de ano novo Quero partilhar contigo cinco dicas das nossa prática do Usui Reiki Ryoho para te auxiliar com as resoluções de ano novo. São elas: Autotratamento; Meditação; Atitude Positivo; Filosofia de Vida; Voluntariado. Estas cinco dicas, tenho a certeza, irão empoderar-te, dar mais força, harmonia e equilíbrio para que cumpras outras resoluções de…
-
Começar um novo ano sem dívidas
Sempre que se chega um final de ano fazemos uma revisão e nada melhor que terminar e começar um novo ano sem dívidas, mas estas dívidas não têm que ser necessariamente monetárias. Quando começamos a seguir a filosofia de vida do Usui Reiki Ryoho, compreendemos que há coisas que precisamos saber desapegar, pois estaremos ou a sobrecarregar-nos com dívidas ou a criar dívidas aos outros. Ano novo sem dívidas numa perspetiva da prática de Reiki A dívida implica que há algo a dever, algo que foi feito ou pedido que necessita de um equilíbrio para todas as partes. Quando criamos a energia de uma dívida, ela pode prender-nos a um…
-
Sofrer por amor – como Reiki nos pode dar uma perspetiva
Sofrer por amor é algo que não é apenas o registo da adolescência, muitas vezes esse padrão continua ao longo da nossa vida e, de uma forma ou de outra, acabamos por sofrer por amor. Como a prática de Reiki nos pode auxiliar a ter uma perspetiva mais saudável sobre o amor e como evitar esse sofrimento? Sofrer por amor Tudo começa quando somos ainda pequeninos. Quando não temos atenção sofremos pois não temos capacidade por nós mesmos de suprir as nossas necessidades do momento. Não temos capacidade para perceber se são boas ou realmente necessárias, mas sabemos, ou melhor, sentimos, que o que precisamos é urgente. Estas necessidades poderão…
-
O desejo, Reiki e o Chakra Cardíaco
Todos nós temos desejo e é algo que faz parte da humanidade desde os primórdios da nossa evolução. O desejo é algo tão profundamente enraizado em nós mesmos que tanto pode ser destruidor como algo de inspirador e motivador. O que poderá Reiki ter a ver com o desejo e como ele se manifesta nos nossos centros de consciência? Reiki e o desejo Algo que se quer pode mover-nos. Quando quero praticar Reiki para o meu equilíbrio, estou a cultivar um desejo de bem querer para mim. Quando quero entregar-me ao voluntariado para auxiliar os outros incondicionalmente, estou a cultivar um desejo de bondade. Estes dois exemplos caracterizam o aspecto…
-
Livre arbítrio – Reiki e pensamentos
Por vezes há um certo de receio de que a prática de Reiki possa interferir com o livre arbítrio de cada um. Este é um tema muito importante pois a liberdade individual e colectiva é muito importante. Para compreendermos corretamente este contexto, precisamos ter um entendimento claro do que é o livre arbítrio e do que é Reiki. Como Reiki (não) influencia o livre arbítrio O livre arbítrio é a capacidade que cada indivíduo tem de tomar decisões por si próprio, é ser o seu próprio árbitro, julgando cada situação segundo o seu próprio entendimento, assim como cada ação que faça. É uma decisão livre e sua, desapegada da ética…
-
Porque é que uma boa ação pode ter um mau resultado
À medida que vamos cultivando uma boa consciência, compreendemos que a boa ação é o caminho natural de tudo o que devemos fazer. Uma boa ação deixa de ser algo pensado e avaliado, para ser algo apenas feito, porque sabemos que o devemos fazer, no entanto, uma boa ação poderá ter um mau resultado e isso faz-nos questionar – porque fiz uma boa ação e tive um mau resultado? A boa ação e o mau resultado, um resultado que afinal pode ser positivo Quantas vezes já fizeste uma boa ação e tiveste um retorno negativo? Por exemplo, vais ajudar alguém e tens um acidente, ou acabaste de doar algo e…
-
Equilibrar o coração com uma posição de Reiki muito simples
Há dias mais agitados em que precisamos equilibrar o coração pois as nossas emoções estão descontroladas e os pensamentos também. Na prática de Reiki temos uma posição muito simples que te poderá auxiliar. Como equilibrar o coração Equilibrar o coração não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, pensamos que são apenas os sentimentos, as emoções, que precisam ser trabalhados, mas na realidade temos que ter também em atenção os nossos próprios pensamentos. O Chakra cardíaco é o centro de consciência que rege os nossos sentimentos e o Chakra do Plexo Solar, aquele que rege os pensamentos e as emoções. Este dois chakras são então um motor para o nosso…
-
Novo emprego e como ir com boa atitude com Reiki
Se vais para um novo emprego há sempre uma nova boa atitude a ter e podemos usar a nossa prática de Reiki para nos ajudar a compreender alguns aspectos, para irmos com uma vitalidade e atitude positiva. Como ir para um novo emprego com uma boa atitude e prática de Reiki Podemos procurar um novo emprego por várias razões e algumas predem-se com mudança de padrões ou atitudes que não desejamos ter num emprego. No emprego não precisamos ter amigos, mas precisamos cultivar afinidades para que possa haver um trabalho de equipa valioso e eficiente, aqui aplica-se o uso da inteligência emocional e não apenas do raciocínio lógico que nos…
-
Como compreender quando a doença faz vir toda a adversidade ao de cima
Já te aconteceu estares doente e de repente toda a adversidade, todas as coisas começarem a correr mal? Isso poderá acontecer e vamos tentar compreender porque. A adversidade que se abate sobre nós, quando estamos doentes Há alturas em que por alguma razão ficamos doentes e depois parece que o céu cai sobre nós. Toda a adversidade surge, as coisas tornam-se muito complicadas e parece que tudo corre mal. De um ponto de vista da energia, isso pode ter uma explicação. Ao longo de muito tempo, a nossa capacidade positiva pode conter a adversidade, como se fosse uma barragem. Mas essa energia da adversidade continua presente de alguma forma, por…
-
O que fazer quando família e amigos não acreditam em Reiki
Alguns membros da família e dos nossos amigos, não acreditam em Reiki e por vezes isso tem um impacto grande na nossa prática, motivação ou mesmo poderá ser uma razão para se desistir. Se a família e amigos não acreditam em Reiki não há problema Se há alguém que tem que acreditar na prática de Reiki és tu. O Usui Reiki Ryoho, ou seja, o método criado e ensinado pelo Mestre Mikao Usui, não faz apologia de religião ou de movimentos espirituais, é uma filosofia de vida universal e uma prática terapêutica, em primeiro lugar para ti e depois para os outros. Assim sendo, há um grande foco nesta prática…
-
Quando não temos bondade pelos outros
Com certeza que já tiveste momentos em que não tiveste bondade pelos outros ou que até sofreste da ausência de bondade pelos outros, mas porque surge esta falta de vontade e de que forma a prática do Usui Reiki Ryoho nos pode ajudar? Quando não temos bondade pelos outros e como ultrapassar esse sentimento Muitas situações na vida nos podem fazer ir perdendo a bondade pelo caminho – as desilusões, as aparências, mágoa, tristeza, e também a falta de quem transmita corretamente o que é a bondade, como ser bondoso e não cair no erro de ser “bonzinho”. As relações humanas não são fáceis e surgem cada vez mais dificuldades…
-
Quando nos apetece baixar os braços como pode Reiki ajudar?
Há alturas na vida que só nos apetece baixar os braços e pronto, ficar por ali, bem quietos, não mexer, sem querer que ninguém nos chateie. Baixar os braços pode ser bastante prejudicial para tudo o que representamos e para a nossa autoestima, por isso mesmo, vamos observar o que a filosofia de vida na prática de Reiki tem a dizer sobre isso e como nos pode ajudar. Quando Reiki nos ensina a não baixar os braços O nosso quarto princípio é, em português, Só por hoje, trabalho honestamente. Na verdade, no Japão, este princípio é uma advertência – trabalha diligentemente, trabalha arduamente. Este conceito tem tudo a ver com…
-
Enviar Reiki para amigos
Os nossos amigos são tão importantes que precisamos enviar Reiki para eles com regularidade e podemos fazê-lo de uma forma tão bonita e preciosa. Como enviar Reiki para os nossos amigos de coração Com o segundo nível de Reiki aprendes a técnica Enkaku Chiryo, o envio de Reiki à distância. Muitas vezes enviamos Reiki para quem está doente, ou para quem nos pede ou necessita, mas devemos também enviar Reiki mesmo para quem “não esteja a precisar”, neste caso prático, os nossos amigos. Na vida temos amigos genuínos, amigos de coração, que talvez sejam menos que os dedos de uma mão. São amigos que o tempo não distancia, mas que…
-
Como lidar com a falta de gratidão
Um dos temas mais interessantes na prática de Reiki é a filosofia de vida e a falta de gratidão é algo que podemos observar à luz da sua sabedoria, pois pertence à categoria do terceiro princípio – Só por hoje, sou grato. Como lidar com a falta de gratidão tendo entendimento e cumprindo a prática de Reiki Quando alguém sente a falta de gratidão de outrem é como se lhe retirasse as esperanças do que faz, ou como se lhe espetassem uma faca no coração. Como esta atitude é tão fulcral para todos nós, precisamos compreender os dois lados – o da pessoa que manifesta a falta de gratidão e…