Estudos sobre Reiki,  Só por hoje

Só por hoje, com Cristine Andrade e como as Práticas Integrativas e Complementares auxiliam as crianças e adolescentes

Bem-vindos a mais um só por hoje e apresento-vos um trabalho maravilhoso de Cristine Andrade – Práticas integrativas e complementares em saúde com Cienciarte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso para orientar práticas educacionais

Práticas integrativas e complementares em saúde com Cienciarte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso para orientar práticas educacionais

Este estudo recebeu um prémio muito importante, como reconhecimento do impacte que teve na comunidade. Lê mais sobre o estudo aqui…

Sobre Cristine Andrade

Doutora em Ciências e Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz desde 2015. Atua no Instituto Oswaldo Cruz – Laboratório de Inovações, Terapias, Ensino e Bioprodutos. Atuou na equipe técnica da Vice Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde- VPAAPS de junho/2017 a março de 2021, no qual contribui com as diversas demandas em Promoção da Saúde alinhada à Câmara Técnica de Promoção da Saúde, atua nas áreas de Mapeamento de ações, participa em grupos da Rede FioPromoS, e da análise da Rede FioCâncer da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas. É Mestre em Reiki Nível 3B e desenvolve ações de acordo com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde.

Relato de pesquisa desenvolvida na Fiocruz é destaque em congresso internacional de Medicina Tradicional e Integrativa

Desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a tese de doutorado de Cristine Andrade foi destaque durante o 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa, realizado entre 15 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro.

A cientista do Laboratório de Inovações, Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC/Fiocruz conquistou o primeiro lugar na categoria Melhor Pesquisa Científica com o relato do estudo Práticas integrativas e complementares em saúde com CienciArte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Prêmio.

A pesquisadora Cristine Andrade durante apresentação no 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa, no Rio de Janeiro (foto: Acervo pessoal)


Desenvolvida sob orientação da diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Luciana Ribeiro Garzoni, a tese se destacou entre mais de 400 trabalhos distribuídos em 10 categorias e submetidos por participantes de mais de 70 países. O estudo propõe uma abordagem inovadora de promoção da saúde e educação em ambientes de vulnerabilidade social, articulando as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIics) com metodologias de CienciArte – estratégia que une ciência e arte para estimular o aprendizado e o bem-estar.  

A tese apresenta um modelo de intervenção que favorece o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes expostos à violência, por meio de ações educativas e terapêuticas que integram arte, ciência e cuidado. Segundo Cristine, a premiação representa um marco para a pesquisa em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa no Brasil. “O reconhecimento a nível mundial promove a possibilidade de novas parcerias e patrocínios em um campo científico em plena expansão”, destacou.

O trabalho está alinhado à Estratégia Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa e à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo o compromisso da Fiocruz com uma ciência voltada ao bem-estar, à cultura de paz e à promoção da saúde.

Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa é coorganizado pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), pela Sociedade Europeia de Medicina Integrativa (ESIM) e pela Sociedade Internacional de Pesquisa em MTCI (ISCMR). O evento reúne pesquisadores e profissionais de diversos países para debater avanços científicos e políticas de integração das práticas tradicionais e complementares aos sistemas nacionais de saúde.

Fonte: Agência Fiocruz

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador do Instituto Educação pela Paz. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.