Ler à Sexta

Ler à Sexta – Reiki para a Depressão, de João Magalhães

“Momentos fraturantes na nossa vida, pressão constante, insatisfação, entre muitas mais condições, poderão levar a termos momentos de depressão, mas pode surgir algo pior que um momento — uma depressão pela vida. A depressão pela vida é um estado constante de abandono da esperança no melhor de cada um e da vida no seu total.”

Muitas vezes encontramo-nos num vazio simplesmente difícil de preencher. Cada situação parece arrastar-nos cada vez mais para um pântano interior, onde se torna quase difícil mexer, pensar e sentir. Reiki para a Depressão não é uma solução, é um caminho. Reiki, uma filosofia de vida, uma prática complementar e integrativa, pode ajudar-nos a ter perspetiva para a nossa construção interna e para o bem-estar energético que nos pode trazer harmonia e equilíbrio.
Bem-vindo a mais um Ler à Sexta…

Reiki para a Depressão, um livro de João Magalhães

“Uma das grandes características da energia num momento em que nos sintamos mais depressivos é o não fluir, ou a sensação de peso, de estagnação. Tudo parece mais lento, parado ou circulando num aspeto negativo, despertando as sementes de negatividade que todos temos em nós. Assim como a ansiedade nos agita, a depressão retrai-nos. Muitas vezes, após tanto tempo de agitação, começamos o processo de retração até à paragem.”

O livro traz-nos a profundidade da prática de Reiki, de como a estuturação da sua filosofia de vida nos ajuda a cultivar pilares fortes na nossa vida, que nos sustentam interiormente, e também nos auxiliam a lidar com algumas situações pressionantes. Com vários exercícios prático, o livro traz-nos reflexões e ao mesmo tempo, a consciência necessária de um alto cuidado, como é o exemplo que podemos ter através do tratamento dos Chakras

“Os chakras surgiram na prática de Reiki pela década de 50, com a Mestre Takata, mas eles não representam apenas a energia, como muitas vezes se atribui, eles são na verdade consciências em nós que nos somam ou diminuem. Vamos observar o que estes centros de consciência nos trazem para o cuidado da depressão, assim como compreender como os limpar e potenciar.”

O livro aborda os vários aspetos da energia, como a forma como ela pode manifestar-se em momentos mais depressivos. O livro é um caminhar a passo que te ajuda a estruturar e vivenciar o melhor que há em ti.

“Do ponto de vista energético, é como um momento de estagnação. Tudo está parado, alimenta-se de si mesmo e não consegue encontrar o nutriente exterior. A energia da mente encontra-se focada em densidade, estimulando energia emocional, igualmente densa. Todo esse peso energético faz com que tenhamos uma sensação de cansaço extremo, tudo parece custar e nada aparenta andar. Quando nos encontramos nessa condição, como poderemos ter prazer e contentamento pela vida?”

Podes ler mais sobre o livro na Penguin Editora
Lê um excerto do livro aqui…

Lembra-te que Reiki é uma filosofia de vida e uma prática integrativa e complementar. Deves sempre procurar apoio médico e psicológico se sentires que estás num momento depressivo. Procurar ajuda não é um sinal de fraqueza, e sim de amor por ti mesmo.

Sinopse de Reiki para a Depressão

A depressão é um dos grandes desequilíbrios dos nossos tempos, afetando bastante a qualidade de vida de muitos portugueses. É possível tratar pessoas com esta condição através da prática de Reiki. Mas convém compreender que o Reiki não se enquadra nas terapias alternativas. É antes uma terapia integrativa e complementar cuja aplicação se integra em qualquer plano médico ou terapêutico, não sendo exclusiva nem restritiva. Uma prática profissional ou sessão de voluntariado de Reiki tenta compreender as causas e as condições do desequilíbrio e da desarmonia na pessoa, através da filosofia de vida.

Reiki para a Depressão é um guia de vivência, de despertar interior para a manifestação e elevação da nossa consciência. Não oferece a cura milagrosa, ou uma receita infalível, mas ajuda a fazer um caminho, pois existem muitos que podemos tomar. Este é o caminho que o Mestre Usui fez do Monte Hiei ao Monte Kurama, da perceção de pilares fortes para a vida ao propósito e realização da nossa força espiritual transformadora.

Os elogios da crítica:

«Reiki para a Depressão é um livro, por si só, terapêutico. Não apenas pelo tema que aborda, mas pela forma como o faz. Numa época em que a saúde mental ocupa, finalmente, um lugar central nas conversas sobre saúde, este livro surge como uma luz tranquila, que não ofusca nem impõe, mas ilumina com clareza.»
Dr. José Azantos, O Médico que Fala da Alma, in Prefácio

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador do Instituto Educação pela Paz. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/