Filosofia de Vida

Dar, doar e cobrar

Há uma reflexão muito importante que sempre temos que fazer, não só na prática de Reiki, mas também na nossa vida, que tem a ver com a forma como damos, doamos e cobramos. O dar, doar e cobrar são partes importantes de todos os momentos do nosso dia-a-dia, mas na verdade, como lidamos com eles?

Uma reflexão de vida sobre Dar, doar e cobrar

Tudo na vida precisa de um equilíbrio e tudo acaba por ser uma transação de condições. Se damos, ou seja se estamos a entregar algo a alguém, devemos ser capazes de desapegar do resultado, ou seja, do que a pessoa fará com o que é dado e até mesmo da forma como o recebe.

A doação segue o mesmo caminho, ela tem uma vontade íntima de entrega, mas que deve ser acompanhada pelo entendimento correto do que se quer em troca, pois é algo que mexe com os valores intrínsecos da pessoa. Assim, doar um bem, doar tempo, doar saber, é um ato de fé e ninguém gosta de perder a fé, por isso mesmo, deve tudo ser acompanhado de bom entendimento.

O cobrar faz parte do nosso processo comum de troca, parece algo negativo, mas é algo comum, é o isto por aquilo, é o que todos pensamos quando prestamos um serviço que requer uma retribuição que nos ajudará a cumprir a nossa vida.

Dar, doar e cobrar são partes naturais de cada momento nosso, mexem com os nossos percursos, crenças, com a nossa capacidade de estar coerente na vida. Mas para saber dar, doar e cobrar, é preciso também saber receber, sentir-se merecedor e com isso crescer e saber que todos crescemos em conjunto.

Quando tudo está alinhado com a nossa missão e propósito, qualquer um destes vértices da nossa vida é amor.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador do Instituto Educação pela Paz. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/