Como o Mestre de Reiki Arthur Robertson influenciou o Reiki no ocidente
O Mestre de Reiki Arthur Robertson, que trouxe um grande impacte ao Reiki ocidental nos anos 80, introduziu muitos conceitos new age e temas pelos quais tinha interesse como a cultura tibetana através dos seus símbolos e conceitos. É natural algo assim acontecer, mas ainda hoje ecoam essas introduções que lançaram alguma confusão na origem de Reiki.
O Mestre de Reiki Arthur Robertson e a sua influência no Reiki ocidental
Arthur Robertson foi aluno de Iris Ishikuro, que foi uma das mestres de Reiki formadas por Hawayo Takata, no ocidente.
Nas suas aparentes viagens pelo oriente, ficou influenciado pelo Tibete e introduziu conceitos novos num sistema que criou chamado Raku Kei Reiki – o Caminho do Dragão de Fogo. Segundo ele os conceitos que introduziu vinham de antigos ensinamentos tibetanos que disse que o Mestre Usui redescobriu, o que não foi verdade. Apesar do Mestre Usui ter estudado Budismo, nunca deu indicações que os seus ensinamentos eram fundamentados em algo tibetano, mas dizia sim ele que “recebi as últimas injunções do Imperador Meiji”, ou seja que o seu método de filosofia de vida vem também das indicações para a educação do Imperador Meiji e era por isso que os poemas do Imperador Meiji eram usados.
Neste sistema Raku Kei, ou no sistema Usui Tibetano, símbolos como o Anthakarana, a Serpente de Fogo e o Símbolo de Mestre, assim como mudras, foram introduzidos. Mais ainda, surgiram as grelhas de cristais, cirurgia psíquica e mais diferenças que são também marcantes nas sintonizações, como a respiração do fogo violeta ou do dragão, entre outros conceitos como a abertura de aura. Também é usada a invocação de guias.
Será que este tipo de novo sistema pode ser prejudicial, não claro que não, é uma perspetiva que Arthur Anderson abraçou e acolheu para a sua vida, realmente não era preciso dar-lhe o nome de Reiki, mas podia apenas ter chamado de Sistema Tibetano de Cura e aí a história do Usui Reiki Ryoho não ficaria ainda mais comprometida, mas tudo faz parte de um sistema de aculturação natural.


