Estudos sobre Reiki

O Reiki é um complemento eficaz ao tratamento padrão num ambiente de reabilitação aguda para adultos? – Estudo Científico

Barbara Siminovich-Blok (NYU Langone Medical Center) e Laura Portugal, realizaram um estudo intitulado “Is Reiki An effective Addition to Standard of Care in an Acute Adult Rehabilitation Setting?” e publicado em Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Volume 97, Issue 10e92 October 2016.

O Reiki é um complemento eficaz ao tratamento padrão num ambiente de reabilitação aguda para adultos? – Estudo Científico

Objectivos da Investigação:
Investigar se o Reiki é um complemento eficaz
nas sessões de tratamento de Terapia Ocupacional em ambiente de reabilitação aguda para adultos.

Desenho:
Intervenção: Avaliação do programa.

Local:
Ambiente de Reabilitação Aguda Urbana, Hospital for Joint Diseases
Rusk, Universidade de Nova Iorque, LMC.

Participantes:
Quarenta e cinco doentes adultos (40-85 anos) com lesões ortopédicas
e/ou cerebrais, atendidos entre junho de 2014 e abril de 2016.

Intervenções:
O Reiki é um tratamento com 2500 anos de existência utilizado para aumentar
o relaxamento em ambientes hospitalares/ambulatórios, facilitado por toques ligeiros sobre ou
acima do corpo. Embora a literatura pareça inconclusiva sobre a eficácia do Reiki, existem relatos positivos. Quarenta e cinco doentes receberam Reiki. Destes, três doentes receberam Reiki duas vezes e dois doentes receberam Reiki três vezes. Todos receberam 15 a 20 minutos de Reiki em decúbito dorsal ou sentados em cadeira de rodas. O debriefing e o apoio foram prestados no final de cada sessão.

Principais Medidas de Desfecho:
Foram recolhidos dados quantitativos sobre a ansiedade, a dor e o humor, utilizando uma escala numérica de 1 a 10 imediatamente antes e após a sessão de Reiki. Os dados qualitativos utilizando até três descritores de humor foram obtidos antes e depois do Reiki.

Resultados:
Os dados quantitativos mostraram uma melhoria positiva dos níveis de dor, ansiedade e humor em 23%, 38% e 38%, respetivamente, após a intervenção de Reiki. Os dados qualitativos mostraram um aumento da satisfação do cliente com a oferta de técnicas de medicina mente-corpo, como o Reiki, em ambiente hospitalar.

Conclusões:
Os dados quantitativos e qualitativos mostraram melhoria nos três domínios estudados. Os níveis de humor e ansiedade apresentaram uma melhoria mais subjetiva do que a dor. Estes resultados convincentes justificam a concepção de um Ensaio Clínico Randomizado (ECR) para explorar mais a fundo os benefícios do Reiki neste contexto.

Fonte: Archives of Physical Medicine and Rehabilitation

Is Reiki An effective Addition to Standard of Care in an Acute Adult Rehabilitation Setting? Siminovich-Blok, BarbaraPortugal, Laura et al.Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Volume 97, Issue 10, e92

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador do Instituto Educação pela Paz. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/