O Reiki é um complemento eficaz ao tratamento padrão num ambiente de reabilitação aguda para adultos? – Estudo Científico
Barbara Siminovich-Blok (NYU Langone Medical Center) e Laura Portugal, realizaram um estudo intitulado “Is Reiki An effective Addition to Standard of Care in an Acute Adult Rehabilitation Setting?” e publicado em Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Volume 97, Issue 10e92 October 2016.
O Reiki é um complemento eficaz ao tratamento padrão num ambiente de reabilitação aguda para adultos? – Estudo Científico
Objectivos da Investigação:
Investigar se o Reiki é um complemento eficaz
nas sessões de tratamento de Terapia Ocupacional em ambiente de reabilitação aguda para adultos.
Desenho:
Intervenção: Avaliação do programa.
Local:
Ambiente de Reabilitação Aguda Urbana, Hospital for Joint Diseases
Rusk, Universidade de Nova Iorque, LMC.
Participantes:
Quarenta e cinco doentes adultos (40-85 anos) com lesões ortopédicas
e/ou cerebrais, atendidos entre junho de 2014 e abril de 2016.
Intervenções:
O Reiki é um tratamento com 2500 anos de existência utilizado para aumentar
o relaxamento em ambientes hospitalares/ambulatórios, facilitado por toques ligeiros sobre ou
acima do corpo. Embora a literatura pareça inconclusiva sobre a eficácia do Reiki, existem relatos positivos. Quarenta e cinco doentes receberam Reiki. Destes, três doentes receberam Reiki duas vezes e dois doentes receberam Reiki três vezes. Todos receberam 15 a 20 minutos de Reiki em decúbito dorsal ou sentados em cadeira de rodas. O debriefing e o apoio foram prestados no final de cada sessão.
Principais Medidas de Desfecho:
Foram recolhidos dados quantitativos sobre a ansiedade, a dor e o humor, utilizando uma escala numérica de 1 a 10 imediatamente antes e após a sessão de Reiki. Os dados qualitativos utilizando até três descritores de humor foram obtidos antes e depois do Reiki.
Resultados:
Os dados quantitativos mostraram uma melhoria positiva dos níveis de dor, ansiedade e humor em 23%, 38% e 38%, respetivamente, após a intervenção de Reiki. Os dados qualitativos mostraram um aumento da satisfação do cliente com a oferta de técnicas de medicina mente-corpo, como o Reiki, em ambiente hospitalar.
Conclusões:
Os dados quantitativos e qualitativos mostraram melhoria nos três domínios estudados. Os níveis de humor e ansiedade apresentaram uma melhoria mais subjetiva do que a dor. Estes resultados convincentes justificam a concepção de um Ensaio Clínico Randomizado (ECR) para explorar mais a fundo os benefícios do Reiki neste contexto.
Fonte: Archives of Physical Medicine and Rehabilitation
Is Reiki An effective Addition to Standard of Care in an Acute Adult Rehabilitation Setting? Siminovich-Blok, BarbaraPortugal, Laura et al.Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Volume 97, Issue 10, e92


