Estudos sobre Reiki

Efeito analgésico pós-operatório da terapia Reiki em cadelas submetidas a ovariohisterectomia – estudo académico

A ovariohisterectomia pode trazer sempre alguma ansiedade e desconforto ao animal. Leandro Pacheco, veterinário formado pela Universidade Federal de Uberlândia, realizou um estudo que visava compreender os benefícios de Reiki no animal, quando submetido à intervenção, sendo que este estudo prima por ter três grupos – sem Reiki, com Reiki e placebo. Este trabalho é Prémio Hayashi 2025 da Associação Portuguesa de Reiki.

Efeito analgésico pós-operatório da terapia Reiki em cadelas submetidas a ovariohisterectomia

Este estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos da terapia Reiki na dor do período pós-operatório de cadelas submetidas à ovariohisterectomia (OVH) eletiva pelo método minimamente invasivo com gancho. Para isso, foram utilizadas 30 cadelas alocadas aleatoriamente em três grupos experimentais: Controle, Placebo e Reiki. Todos os animais receberam metadona como medicação pré-anestésica (MPA), meloxicam, propofol na indução anestésica e isofluorano na manutenção anestésica. Imediatamente após a OVH, os animais do Reiki foram submetidos a uma única sessão de Reiki, os animais do Placebo receberam uma simulação da terapia Reiki por um indivíduo não terapeuta e os animais do Controle não receberam nenhum tratamento. Os animais foram avaliados por meio da forma curta da escala de dor de Glasgow (CMPS-SF) e da escala visual analógica (EVA) antes da administração da MPA (M0) e 2h (M2), 4h (M4), 8h (M8), 12h (M12) e 24h (M24) após a MPA. Comparando-se os valores obtidos pela CMPS-SF, em M2, os valores do Reiki foram menores que do Placebo e, em M4, os valores do Reiki foram menores que do Controle e do Placebo. Observando-se os dados obtidos com a EVA, em M4 e M8, os valores do Reiki foram menores que do Controle e do Placebo. Foi administrada analgesia adicional (0,2 mg.kg-1 de morfina por via intramuscular) em três animais do Controle e em quatro animais do Placebo. Os animais do Reiki não necessitaram de analgesia adicional no período pós-operatório. Concluiu-se que a terapia Reiki contribuiu com a analgesia e o conforto pós-operatório de cadelas submetidas à OVH eletiva.

Sobre Leandro Pacheco

Leandro Pacheco é veterinário formado pela Universidade Federal de Uberlândia em 2002. Fez especialização em Ortopedia e é Cirurgião,  Ortopedista, Reikiano e proprietário do Hospital Veterinários com Amor em Pato Branco-Paraná, Brasil.
É mestre em saúde e bem estar animal pela Universidade Federal da Fronteira Sul, onde desenvolveu a sua dissertação com o efeito analgésico do Reiki no pós-operatório de cadelas.
Já foi professor das disciplinas de Fisiologia e Farmacologia na Universidade Federal de Uberlândia e Centro Universitário MaterDei.

Podem seguir Leandro Pacheco aqui… O seu hospital veterinário aqui… e da sua esposa aqui…

Registo na base de dados: UH402

Fonte: Scielo

Gratidão a Liliane Hamming por me ter introduzido a este estudo.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador do Instituto Educação pela Paz. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/